TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia Cultural

Trabalho Escolar: Antropologia Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  872 Visualizações

Página 1 de 2

Leia atentamente os enunciados das questões e responda:

1. O trabalho de campo da Antropologia pode ser considerado um deslocamento em que o estudioso "mergulha" na cultura do outro. Elabore:

a) Argumentos sobre a importância de se estudar a disciplina de antropologia cultural, para a sua formação e exercício profissional.

Importante é o estudo da evolução da sociedade. Permite que analisar a evolução do ambiente em que vivemos desde a antiguidade clássica e possibilita que entendamos os aspectos culturais e as sociedades existentes, influindo diretamente em nossa formação.

No campo profissional, o estudo da antropologia cultural contribui para que o homem tenha uma melhor integração àquele grupo, entendendo o essencial de sua cultura e alargando a visão para seus objetivos.

b) Exemplifique como você poderá, no seu futuro exercício profissional, "mergulhar" na cultura do outro.

A ação de “mergulhar” na cultura do outro representa uma análise dos limites do mundo diário em pleno isolamento, de um indivíduo ou do seu grupo.

No exercício profissional é importante conhecer a origem da atividade a ser desempenhada com o objetivo de ampliar a visão da sociedade que com ela se relaciona, entender seus limites e sua origem. Depois, voltar ao mundo atual e aplicar os ensinamentos de forma a ser mais produtivo.

c) Explique o que difere a Antropologia cultural das demais ciências que também estudam o ser humano.

A Antropologia estuda o homem em seu processo evolutivo, desde o início da humanidade. Como exemplo, estuda as característica sócio-culturais da humanidade e sua evolução através dos tempos.

A Sociologia estuda os fenômenos das relações sociais tanto entre indivíduos como nos grupos sociais.

Na verdade, não existe diferença. Entretanto, o trabalho antropológico na maioria das vezes se baseia mais no estudo e no trabalho de campo, enquanto que outras ciências sociais como a sociologia, por exemplo, basta um fato para começar o estudo e entendimento das causas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com