TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplinas de antropologia cultural de sua formação e prática profissional

Seminário: Disciplinas de antropologia cultural de sua formação e prática profissional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  Seminário  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 4

a) Dois argumentos sobre a importância de se estudar a disciplina de antropologia cultural, para a sua formação e exercício profissional. (1,0 ponto)

R) Acredito que uma das importâncias seja a convivência entre pessoas, e que cada pessoa possui caráter, índole, percepção de vida diferente da sua, ou seja, uma cultura diferente, características de sua criação, e que no meio profissional te auxilia diferenciar e/ou manter determinada postura de acordo com que achar adequado para as diferentes pessoas.

Ter uma definição o quanto mais clara possível do ambiente de exercício do trabalho, onde muitas vezes as diferentes culturas, interferem nos objetivos e estratégias da empresa, positiva ou negativamente, com isso podendo atuar de forma a direcionar para uma integração entre as pessoas e equipe.

b) Um texto de no mínimo 08 linhas, exemplificando como você poderá, no seu futuro exercício profissional, "mergulhar" na cultura do outro. (1,0 ponto)

R) São várias as relações existentes entre as pessoas e as atividades que as envolvem no desempenho de suas atribuições dentro de uma organização. Seria possível observarmos e avaliarmos estas relações e a interação, bem como a forma que se estruturam globalmente dentro da organização para a execução das atividades, no qual o desenvolvimento delas demande da necessidade de apoio, ou até mesmo para que se conclua determinada tarefa, haja a participação de outros.

No exercício profissional permitirá analisar a participação de cada envolvido dentro dos seus respectivos papéis na organização e com isso agir efetivamente nas funções que desempenham.

c) Um texto de no mínimo 08 linhas, explicando o que difere a Antropologia cultural das demais ciências que também estudam o ser humano. (1,0 ponto)

R) Entendo que a antropologia cultural é o ramo que se propõe estudar a vasta diversidade da obra humana, sendo esta o conjunto complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, lei, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade, o que a difere das demais ciências que também estudam o ser humano.

Sendo assim, a antropologia cultural procura investigar o homem sob todas as suas dimensões no meio em que vive, procurando analisar nas diferentes culturas os aspectos do qual se relacionam entre si no âmbito em que originou-se tais diversidades, afim de expressar a totalidade das características e condições de vida de um povo.

2. Faça uma experiência de etnógrafo/a e etnólogo/a semelhante à de cidadãos intelectuais orgânicos como Heródoto na Antiguidade ou como os navegadores, missionários, viajantes, comerciantes, militares e administradores coloniais em seus Relatos de Viagens - Cartas, Diários, Relatórios etc. na Idade Moderna.

Para essa dupla experiência, registre algumas etnografias realizando uma pesquisa de campo e exercite uma análise etnológica você também.

a) Escolha uma produção cultural da comunidade onde você vive ou região próxima, apresentada nos desfiles ou atividades similares no carnaval 2012. Faça, então, um relato etnográfico dos componentes da cultura local encontrados. (Pode coletar materiais fotográficos, reportagens de jornais e realizar entrevistas com os autores sobre os vários componentes da cultura local ou externa presentes nas alegorias e fantasias ou no samba enredo, na culinária, sistemas de organização, etc.) Seu relato deve ter no mínimo 10 linhas. (3,5 pontos)

R) Sou muito suspeito para falar, sou um frequentador nato, sobre a tradição do ritmo de congo capixaba que acontece em minha cidade, região metropolitana da Grande Vitória, que acontece todos os anos, a tradicional festa de São Benedito e São Sebastião,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com