TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia Cultural

Pesquisas Acadêmicas: Antropologia Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  1.144 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Antropologia Cultural

Curso: DIREITO

Professor: JACIRA ROCHA DA SILVA

Nome do aluno: PAULO CÉSAR BUSNELLO

Data: 15/08/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1:

A partir da observação e análise da charge “O olhar antropológico” de autoria do profº Augusto Tavares, (Disponível em: <http://aulasdoaugusto.blogspot.com.br/2010/02/charge-o-olhar-antropologico.html#!/2010/02/charge-o-olhar-antropologico.html>. Acesso em: 14 jun. 2013), apresentada acima, explique, num texto de no mínimo 08 linhas, o conceito de Antropologia Cultural. (2,5 pontos).

R) Antropologia Cultural é o estudo do homem e da sociedade pela sua cultura, desde antiguidade até a evolução dos tempos atuais. Comparando a cultura de um povo e trazendo uma compreensão cultural deste povo, estudando o homem integrado em seu contexto social, psicológico, biológico, físico e teológico, apreciando o seu comportamento, valores, hábitos, língua e crença. A cultura de cada individuo não é recebida geneticamente e nem nasce com ele, mas sim a recebe ao nascer nesse meio ou ao ser adotado por esse meio em que vive, se tornando o espelho dessa sociedade, recebendo todo o sistema de valores, de comportamento, de atitudes, de expressões, e reflete tudo isto numa expressão cultural distinta.

Questão 2: Assista ao vídeo “Falar açoriano, um luxo cultural”, disponível no link: <http://www.youtube.com/watch?v=uf-cZMJIlP0&feature=related> (Acesso em: 14 jun. 2013). E articulando-o ao conteúdo da disciplina, explique, por que se diz que a antropologia exige uma “transformação do olhar”. Utilize passagens do vídeo e de textos externos ao material didático para fundamentar sua resposta. (2,5 pontos)

R) O falar açoriano típico de Florianópolis vem rico e carregado de particularidades da cultura açoriana que se implantou naquele local, e que é preservando por muitos anos, por isso do luxo cultural. A transformação do olhar, é exatamente os povos das culturas vizinhas e demais, verem essa bela, diferente e correta forma de utilizar a língua portuguesa, como algo que fez e fará parte da história cultural de Santa Catarina, como algo que deve ser valorizado, admirado e preservado para que se mantenha com essa riqueza de detalhes da tradição açoriana. E não como muitas vezes acontece ser motivo de chacota, piadas, ridicularizada, alem de outros termos pejorativos, que prejudicam a manutenção da cultura.

Questão 3: A curiosidade do homem sobre si próprio sempre existiu, mas a passagem do curioso, do exótico e do bizarro, para uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com