TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Investimento

Ensaios: Análise De Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................................ 2

2. CONCEITOS E FORMAS DE INVESTIMENTOS................................................... 3

3. A IMPORTÂNCIA DO INVESTIMENTO PARA AS ORGANIZAÇÕES................... 4

4. MERCADO FINANCEIRO ...................................................................................... 4

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................... 6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................ 7

1. INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado é parte integrante das Atividades Práticas Supervisionadas da disciplina de Análise de Investimentos, e tem como objetivo estimular o aprendizado por meio de etapas que facilitam o entendimento.

Para entender o que é analise de investimentos, é necessário que entenda os conceitos a que implica esta análise, ou seja, entender o que realmente venha ser investimento, onde se aplica, onde atua, qual a importância de investir, quais os mercados, os agentes envolvidos, os processos, entre outros.

Portanto, através destas atividades práticas, aprende-se cada vez mais a respeito destas ferramentas da análise de investimentos, que se tornou de suma importância para o bom desempenho das e desenvolvimento de qualquer empresa, auxiliando também para que as tomadas de decisões sejam eficientes e eficazes.

2. CONCEITOS E FORMAS DE INVESTIMENTOS

Investimento conceitua-se basicamente na aplicação de algum tipo de recurso com o objetivo de receber um retorno superior ao aplicado, ou seja, utilizar esses recursos para criar mais no futuro. Em termos econômicos, investimento é toda aplicação com expectativa de lucro. Alguns exemplos de investimentos são máquinas, imóveis para a instalação de unidades produtivas e compra de títulos financeiros (Certificado de Depósito Bancário - CDB, ações), cursar uma faculdade, entre outros.

Para investir, é necessário analisar três variáveis, que são elas: o rendimento esperado (o quanto se pretende ganhar), risco aceitado (qual o risco e probabilidade há de obter o rendimento esperado) e o horizonte temporal (em quanto tempo irá obter o lucro desejado).

De acordo com Olivo, Rodolfo Leandro de Faria- Análise de Investimentos 2013, existem três grandes categorias de investimentos, os públicos, privados e os mistos:

• Investimentos Públicos: são recursos disponibilizados por governos e entidades públicas para gerar bem-estar social, crescimento e desenvolvimento econômico. Os investimentos públicos não buscam o retorno financeiro diretamente, e sim indiretamente, pois o retorno virá de acordo com desenvolvimento econômico da sociedade, ou seja, os impostos serão pagos de acordo com crescimento econômico dos cidadãos. São exemplos: saneamento, hospitais, escolas publicas e estradas (melhoramento nas rodovias).

• Investimentos Privados: são recursos que podem ser disponibilizados por pessoa jurídica ou física de direito privado, com o objetivo de obter lucro, ou seja, retorno monetário aos investidores. Além disso, gera empregos para o país. São alguns exemplos, fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particular, lojas e shopping center.

• Investimentos Mistos: são recursos disponibilizados por entidades publicas e privadas com objetivo de gerar um retorno monetário e bem estar social, desenvolvimento e crescimento econômico. Alguns exemplos são as empresas Petrobrás e o Banco do Brasil.

3. A IMPORTÂNCIA DO INVESTIMENTO PARA AS ORGANIZAÇÕES

Diante do momento econômico atual, os investimentos tem uma importância fundamental, seja par o Estado, pessoa jurídica ou pessoa física, pois investir significa acreditar na organização e oferecer oportunidades de crescimento e preparação para enfrentar novos desafios relativos à competitividade e concorrência de outras corporações de mesmo segmento, oferecendo também diferenciais importantes para a empresa.

A economia do país cresce com o aumento contínuo de investimento, porém investir não implica apenas em ter cada vez mais dinheiro em caixa, mas também no fato de seus gestores buscarem informações e formas de melhorias relacionadas ao produto ou serviço, seja capacitando seus colaboradores, novos maquinários ou buscando atualizações a respeito do mercado financeiro atual ou novas tendências de comportamentos da economia.

Sendo assim, investimento em uma empresa pode ser entendido de uma forma mais completa como sendo o ganho de forças e estruturas para enfrentar a realidade da economia, mantendo-a firme diante da competitividade e ganhando cada vez mais participação no mercado financeiro.

4. MERCADO FINANCEIRO

O mercado financeiro é basicamente onde as pessoas negociam dinheiro. É onde se desenvolve a atividade de intermediação financeira, ou seja, onde o dinheiro dos poupadores é direcionado para financiamento de empresas, criando um mercado de emprestadores e tomadores de empréstimos, onde o mesmo necessita de um intermediador, sendo este, os bancos.

Esses financiamentos feitos pelas empresas, além de gerar um custo operacional para o banco gera também um risco do mesmo não receber de volta o dinheiro emprestado, obrigando então o banco a cobrar uma taxa- spreed - com o objetivo de se assegurar e cobrir os custos gerados. Quanto maior for o risco de inadimplência, maior será a taxa cobrada.

Todos os processos do mercado financeiro são monitorados e controlados por entidades, como por exemplo, o Banco Central, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), entre outras, e estas são subordinadas ao Conselho Monetário Nacional (CMN), onde o mais importante destes agentes é o Banco Central, sendo este que define as taxas de juros.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com