TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Investimentos

Trabalho Universitário: Análise De Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

1- Introdução

O desafio dessa ATPS é elaborar um Projeto de Investimento em um negócio, no qual será analisada a viabilidade econômica por meio dos critérios estudados na disciplina (TIR, VPL e Payback), apontando os aspectos favoráveis, os aspectos que precisam de melhoria e as sugestões de aperfeiçoamento das práticas.

2- Elaboração do Projeto - Franquia Morana Bijuterias

Para a elaboração do projeto, pesquisamos a viabilidade de investimento, numa franquia voltada para o publico feminino, que encontra-se em grande destaque no mercado atualmente, e a marca escolhida foi a “Morana” especializada em bijuterias e acessórios femininos.

Para o investimento no negocio fomos pesquisar tudo sobre o surgimento da marca, a expansão no mercado nacional e internacional, o suporte e a projeção para os anos futuros. Antes de apresentarmos as vantagens do investimento, faremos um breve relato do surgimento da rede de franquias Morana, e para tal faremos um breve retrocesso ate 1992 com a história de empreendedorismo de Jae Ho Lee. Formado em administração de empresas, Lee fundou a rede Jin Jin e inaugurou a primeira loja em um shopping de São Paulo. O seu principal objetivo era virar uma rede de franquias. Com a economia em época de inflação era fácil ganhar dinheiro no comércio. “A gente ganhou muito dinheiro. Tinha pay back em três ou quatro meses conta Jae Ho Lee, Investia 120 mil dólares e ganhava 30 mil dólares por mês. Depois , com a chegada do plano real, as regras do jogo mudaram. Com a mudança do panorama econômico, a rede Jin Jin começou a amargar com sérias dificuldades financeiras, fruto de vícios de gestão de uma época com hiperinflação. Neste momento, Lee se afastou da empresa e começou a olhar para os outros negócios da família. “Em 2002, a família já tinha histórico de joias, pois sempre estavam de olho em como o publico estava demandando. Foi então que naquele mesmo ano ele criou a Morana, rede de franquias de acessórios.Segundo ele, esses setores ainda têm muito potencial para crescer. “São setores que tem crescido a uma taxa de 30% ao ano”, diz. Hoje, essas duas redes somam mais de 200 unidades espalhadas pelo país.

Agora, com dez anos de mercado, a Morana volta a olhar para o mercado europeu. Com três lojas em Portugal, a empresa está aproveitando a crise para se fixar em pontos importantes do mercado português. Assim que a economia estabilizar, estarão bem posicionados em bons shoppings.

A fator de maior relevância, quando se fala em investimento numa franquia, é unanime entre os empreendedores e não foi diferente conosco, pois trata-se de investir o seu capital, numa marca já consolidada, o que poderá conceder maior segurança desde o inicio do projeto assim como após a implantação, pois o acompanhamento que o franqueado recebe é continuo, para garantir a legitimidade e uniformidade da marca. Todas as lojas são padronizadas e a franqueadora avalia o perfil do futuro franqueado.

Em 2012 após 10 anos de existência a marca recebeu o premio de Franquia do Ano, em 3º lugar. No segmento do franchising especializado em jóias, bijuterias e acessórios só há outras três redes: Blue Spirit, Braccialetto e Classico Jóias. A Morana é a única que não vende jóias, apenas bijuterias. Neste ponto, Lee arriscou alto ao apostar em modelo que enfrenta a concorrência do comercio eventual.

A marca Morana, coerente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com