TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Filme Tempos Modernos

Trabalho Escolar: Análise Do Filme Tempos Modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  1.160 Visualizações

Página 1 de 3

Análise do Filme Tempos Modernos

O filme é centrado na vida de um trabalhador de uma determinada fábrica, onde todos os operários trabalhavam em ritmo acelerado e repetitivo. Apesar de possuir uma linha humorística, o filme é uma dura crítica à Revolução Industrial.

O presidente da empresa fica isolado em sua sala, distante da área de produção, porém, tem acesso a cada espaço físico da empresa através de um telão em sua sala, onde observa cada passo de seus funcionários. È ele quem determina o ritmo de produção, e portanto, ele tinha o controle direto da produção.

O funcionário era tratado como máquina, não havia tempo para resolverem possíveis conflitos entre os funcionários, se os funcionários parassem sua produção para resolver qualquer confito a produção atrasava, exemplo disso é a cena em que Carlitos era pertubado pela mosca.

No filme notei que a ORT, a teoria de tempos e movimentos e o “the Best way” estão presente, sendo aplicados na primeira cena na fábrica, onde existia a divisão do trabalho, a fragmentação das tarefas, pessoas adequadas para realizar a tarefa e que havia um tempo e um movimento correto para a realização de cada tarefa.

Como os funcionários tinham suas ações mecanizadas na realização das tarefas, eles não tinham consciência do que produziam, o nível de stress era muito alto, nem o tempo de descanso era respeitado, já que na cena em que Carlitos teve seu tempo de descanso determinado, indo ele para uma determinada área fumar, foi interrompido pelo presidente da empresa, voltando imediatamente para suas atividades.

No horário de almoço vimos uma máquina que se funcionasse corretamente otimizaria o tempo de fabricação, já que o trabalhador não precisaria parar suas atividades para almoçar, ou seja, a empresa queria acabar com o tempo “ocioso” do trabalhador.

Observei também que o personagem principal, devido às condições de trabalho, onde o trabalhador não consegue acompanhar o ritmo de trabalho exigido tem uma crise nervosa, onde vimos a cena em que Carlitos é engolido pela máquina, passando por suas engrenagens, representando aqui a máquina, o Sistema engolindo o homem. Carlitos após sua crise nervosa foi afastado do trabalho para receber tratamento adequado, quando ele tem alta, ao retornar para a fábrica viu que ela estava fechada, podemos presumir que este fato se deu pela substituição do trabalho braçal por máquinas.

Nos nossos dias, com o avanço da tecnologia, é muito comum o homem ser substituído por máquinas, principalmente o trabalho fabril,porém, acredito que este trabalho está igualado, não existindo o domínio total da máquina, acredito que há uma parceria entre a tecnologia e o trabalhador.

Fazendo um paralelo com nossa realidade, infelizmente acredito que ainda existem uma pequena parcela de empresas, onde seus gestores comandam seus trabalhadores mecanicamente, onde os trabalhadores não tem seus direitos respeitados, e onde eles não tem vez ou voz. Porém, notamos inúmeras mudanças, os trabalhadores hoje tem uma jornada de trabalho melhor, e bem flexíveis em algumas instituições, os trabalhadores tem seus direitos respeitados, podendo opinar sobre o futuro das empresas, existe hoje uma nova forma de administrar que é a administração participativa que envolve o que foi dito anteriormente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com