TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Macroeconômica

Artigo: Análise Macroeconômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 5

1. Por meio dos estudos efetuados em nossa disciplina, conhecemos a contabilidade social, sua importância e objetividade para o entendimento da situação econômica de um país.

Neste contexto, considere a seguinte definição de Contabilidade Social:

"É uma técnica, similar às dos sistemas de contabilidade convencional, com o propósito de apresentar informações sintetizadas, cifradas em unidades monetárias, a respeito dos vários tipos de transações econômicas ocorridas em um determinado período de tempo, entre os diversos agentes produtivos participantes do sistema econômico de um país." (Rosseti, 1997. Pág. 43)

Utilizando-se da definição apresentada, justifique, fundamentando sua resposta, por que as seguintes expressões são utilizadas para a apresentação desta definição: (2,5 pontos)

a) É uma técnica, não uma ciência;

A contabilidade é considerada uma ciência, pois estuda o patrimônio das entidades e seus aspectos relacionados, porém a contabilidade social é considerada uma técnica porque é capaz de inventariar, classificar, registrar, demonstrar, avaliar e explicar os dados sobre a atividade social e ambiental de uma empresa.

b) É similar, não diretamente derivadas da contabilidade convencional e seus sistemas;

As características e as metodologias de uma e de outra são de naturezas diferentes.

c) É uma síntese de informações, não detalhadas e não são apresentadas de forma pormenorizadas;

Tem a característica de não se preocupar com o excessivo detalhamento das transações econômicas.

d) Seus dados são apresentados em unidades monetárias e não outras unidades de medidas;

Bens e serviços têm unidades de medida diferentes, por isso utiliza-se a unidade monetária para unificá-los e poder somá-los/quantificá-los.

e) Transações econômicas e não situações econômicas.

A contabilidade social não revela a situação econômica dos diferentes tipos de agentes que transacionam em determinado país em um determinado momento.

2. A partir de seus estudos sobre Macroeconomia, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas. Justifique as alternativas escolhidas como falsas. (2,5 pontos - 0,50 PONTOS CADA ITEM)

a)( F ) A macroeconomia é a parte da economia que estuda o conjunto das decisões dos agentes econômicos de forma individual. É a parte da ciência econômica que focaliza o estudo do comportamento do sistema econômico dividido por setores.

Macroeconomia estuda o conjunto das decisões dos agentes econômicos como um todo, e não de forma individual.

b)( V ) Do ponto vista econômico, a formação de estoques na economia significa investimento, o que nos leva à igualdade fundamental da macroeconomia, de que Poupança (S) é igual a Investimento (I)

c)( F ) O nível de emprego e estabilidade de preço não são questões conjunturais, não têm dependência entre si, o sucesso de uma não depende do sucesso de outra, o que deve ocorrer em longo prazo. A distribuição de renda de forma equitativa e que apresente real aumento da renda da população, está interligada ao crescimento econômico do país, ou seja, somente ocorrerá aumento de renda se ocorrer aumento real da economia é considerada uma questão conjuntural.

O nível de emprego e estabilidade de preço são questões conjunturais.

d)( V ) A macroeconomia é a parte da economia que estuda o conjunto das decisões dos agentes econômicos. É a parte da ciência econômica que focaliza o estudo do comportamento do sistema econômico como um todo.

e)( V ) No Sistema de Contas Nacionais, o registro contábil é efetuado através do método das partidas dobradas, de tal maneira, que os agregados são apresentados duas vezes: a débito de uma conta e a crédito de outra.

3. De acordo com os estudos efetuados em nossa disciplina e o conhecimento adquirido a respeito dos agregados macroeconômicos, apresente as respostas aos questionamentos: (2,5 pontos)

a) Quais são as identidades básicas da renda nacional e de que forma elas são descritas no fluxo circular da renda?

As identidades básicas são: renda familiar e gastos familiares, ou seja, o consumo das famílias. As famílias participam do fluxo circular de renda ao produzirem bens a serem consumidos e receberem remuneração financeira (salários) pelo seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com