TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise antropológica da cultura

Projeto de pesquisa: Análise antropológica da cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.479 Palavras (6 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 6

Plano de Aula: Cultura e Sociedade

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Título

Cultura e Sociedade

Número de Aulas por Semana

Número de Semana de Aula

3

Tema

A análise antropológica da cultura

Objetivos

Explicar o conceito de cultura como objeto de estudo privilegiado da análise antropológica. Analisar a cultura como elemento condicionador da visão de mundo. Descrever as práticas antropológicas utilizadas para categorizar comportamentos culturais. Demonstrar a importância do principio de relativismo cultural, em contraposição ao etnocentrismo.

Estrutura do Conteúdo

1 -O conceito de cultura

O conceito de cultura é uma preocupação intensa atualmente em diversas áreas do pensamento humano, no entanto a Antropologia é a área por excelência de debate sobre esta questão. O primeiro antropólogo a sistematizar o conceito de cultura foi Edward Tylor que, em PrimitiveCulture, formulou a seguinte definição: "cultura é todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade". Desde sempre os homens se preocuparam em entender por que outros homens possuíam hábitos alimentares, formas de se vestir, de formarem famílias, de acessarem o sagrado de maneiras diferentes das suas. A essa multiplicidade de formas de vida dá-se o nome de diversidade cultural. Contudo, durante foi a partir da descoberta do ?Novo Mundo?,nos séculos XV e XVI, que os europeus se depararam com modos de vida completamente distintos dos seus, e passaram a elaborar mais intensamente interpretações sobre esses povos e seus costumes. É fundamental lembrarmos que o impacto e a estranheza se deram dos dois lados. Os grupos não europeus se espantavam com o ser diferente que chegava até eles desembarcando em suas praias e tomando posse de seu território. Existem relatos de povos que após a morte de um europeu em combate, colocavam seu corpo dentro de um rio e esperavam sua decomposição para ver se eram pessoas como eles. A diferença é que não temos contato com esses relatos dos povos não europeus para conhecermos a visão que eles tinham dos brancos. Hoje reconhecemos que não é nada fácil vivenciar uma outra cultura diferente da nossa. Por quê? Não sentimos nossa cultura como uma construção específica de hábitos e costumes: pensamos que nossos hábitos e nossa forma de ver o mundo devem ser os mesmos para todos! Naturalizamos nossos costumes e achamos o do outro "diferente". Diferente de quê? Qual é o padrão "normal" segundo o qual analisamos o "diferente"? Geralmente estabelecemos a nossa cultura como o padrão, a norma. Assim, tudo que é diferente é concebido como estranho, e mesmo errado. Tal postura é o que denominamos etnocentrismo.

A antropologia está totalmente convencida de que nem as diferenças genéticas/biológicas, nem as diferenças no ambiente físico/geográfico determinam diferenças culturais. Isto quer dizer que a cultura não nasce com a pessoa, esta é aprendida no decorrer da sua existência através do processo de socialização. Quanto as questões geográficas, tais como: clima, vegetação, relevo, latitude, longitude, entre outras, oferecem apenas as condições para que o homem através da utilização e portanto transformação dessas condições, construa a cultura. A constatação disso é que povos com as mesmas condições geográficas, as interpretam e as transformam de maneiras diferentes produzindo culturas diferentes.

2- Etnocentrismo

Segundo Everardo Rocha, em O que é Etnocentrismo, trata-se da ?visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc. ?. Esse autor nos alerta, ao analisar o etnocentrismo, para a questão do choque cultural. Como ele afirma, ?de um lado conhecemos o "nosso" grupo, que come igual, veste igual, gosta de coisas parecidas, conhece problemas do mesmo tipo, acredita nos mesmos deuses, casa igual, mora no mesmo estilo, distribui o poder da mesma forma, empresta à vida significados em comum e procede, por muitas maneiras, semelhantemente. Aí então de repente, nos deparamos com um "outro", o grupo do "diferente" que, às vezes, nem sequer faz coisas como as nossas ou quando as faz é de forma tal que não reconhecemos como possíveis. E, mais grave ainda, este ?outro" também sobrevive à sua maneira, gosta dela, também está no mundo e, ainda que diferente, também existe.?. Roberto da Matta, no texto ?Você tem cultura?? demonstra que ?essa é a experiência antropológica, buscar compreender a lógica da vida do outro. Antes de cogitar se ?aceitamos? ou não esta outra forma de ver o mundo, a antropologia nos convida a compreendê-la, e verificar que ao seu jeito uma outra vida é vivida, segundo outros modelos de pensamento e de costumes. O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural?. O conceito de cultura, ou, a cultura como conceito, então, permite uma perspectiva mais consciente de nós mesmos. Precisamente diz que não há homens sem cultura e permite comparar culturas e configurações culturais como entidades iguais, deixando de estabelecer hierarquias em que inevitavelmente existiriam sociedades superiores e inferiores. Por isso, como nos ensina Roberto da Matta, no supracitado texto, deve-se analisar as práticas culturais no contexto em que são praticadas, permitindo-se, assim, ?traduzir melhor a diferença entre nós e os outros e, assim fazendo, resgatar a nossa humanidade no outro e a do outro em nós mesmos?.

3- Relativismo cultural

É a postura, privilegiada pela Antropologia contemporânea, de buscar compreender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com