TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise bioética do filme invasões barbaras

Por:   •  3/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Pernambuco – campus Recife

Centro de Ciências da Saúde (CCS)

Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCFar)

Bioética – Danilo Bedor

João Carlos de Oliveira Pinto (2017.1)

Análise Bioética do Filme “As Invasões Bárbaras”

A percepção das relações humanas no filme “As Invasões Bárbaras” intercala-se com pontos da ciência bioética; A trama mostra, inicialmente, um conflite familiar intenso, que é bombardeado de enredos complementares que se interligam aos pontos e culmina no ato de maior destaque do fim do filme, a eutanásia/suicídio por overdose de heroína.

Percebe-se, de início, o senso de humanidade que vai sendo abordado durante a trama. A relação do paciente (Rémy) beira a duas vertentes, o egocentrismo e individualismo, aspectos que perpassam a trama e impedem o diálogo e entendimento entre as personagens. A partir do ponto que o filho passa a mudar a sua percepção da realidade (visto a condição de saúde debilitada pelo câncer do pai) e incorporar pensamentos de “se não há cura, pelo menos que ele não sofra”, ele absorve pensamentos mais altruístas e se põe, por meio da barreira etária, a humildade de compreender o outro lado, respeitando-se os conflitos individuais pela diferença de gerações e consequente estilos de vida.

Ampliando a trama, é possível identificar os princípios bioéticos entrelaçados e corrompidos entre si. Retoma-se constantemente a corrupção no sistema de saúde, mostrando as regalias que são ofertadas frente ao fornecimento monetário do filho bilionário, infringindo a todo o momento o sentido da equidade dos recursos. Em determinado momento, entram os métodos de tratamento, que tem seu início nos EUA (influenciado pelo poder do dinheiro) mesmo que ele seja contrário a tal acontecimento, havendo um conflito bastante comum, quando a autonomia passa a ser limitada, pela influência maior da beneficência/não maleficência. E ainda dentro do tratamento, entra a visão holística do indivíduo, avaliando todos os seus aspectos que são abordados através de diálogos e cenas que refletem as múltiplas influências sobre a doença.

A recomendação do uso de heroína não é abordada de modo informativo, havendo certa indução direta sem avaliar as falhas na biossegurança do hospital. O último ponto, a eutanásia/suicídio visa mostrar a relação entre escolhas individuais e o impacto social que elas acarretam, tratando de forma subjetiva o processo da doença e de como é enfrentada pelas pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com