TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise critica do filme “A Revolução dos Bichos”

Por:   •  19/11/2019  •  Resenha  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS

TAIANE LUÍSA ALFF SIMON

Análise critica do filme “A Revolução dos Bichos” 

CARLOS BARBOSA, 18 DE NOVEMBRO DE 2019.

Análise critica

“A Revolução dos Bichos” vem de um livro, do autor George Orwell que adaptado virou filme dublado no ano de 1999, nos Estados Unidos que retrata a história de uma fazenda, onde os bichos eram explorados e maltratados pelo dono da fazenda. A maior parte do filme se passa numa fazenda que pertencia a Jones, um homem que vivia bêbado e estava endividado por causa do seu vicio a bebida, com isso ele agredia os animais e muitas vezes deixavam passando fome.

Os bichos estavam cansados dos mal tratos e ainda tinham que trabalhar com fome. Foi quando o porco Major reuniu todos no celeiro para contar seu grande sonho da noite anterior, uma vida digna sem os mal tratos e ainda tinham comida e não precisassem trabalhar tanto, que para os humanos os animais nasciam, os humanos os alimentavam até cresceram e serem mortos cruelmente. O livro foi escrito na Segunda Guerra Mundial, a reunião dos animais no celeiro, era como uma classe de pessoas trabalhistas que estavam cansados de trabalhar por seus padrões, foi quando resolveram se juntas e lutar contra pelos seus próprios ideias.

No filme o Porco Major determina as regras antes de ser morto acidentalmente pelo dono da fazenda. Seguem as regras:

  1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
  2. Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo.
  3. Nenhum animal usará roupas.
  4. Nenhum animal dormirá em cama.
  5. Nenhum animal matará outro animal.
  6. Nenhum animal matará outro animal.
  7. Todos os animais são iguais.

Com as regras passaram a reconhecer, a respeitar seus valores e a trabalhar pelo que eles acreditavam em ser justo, isso foi possível porque os animais participavam de forma direta das deliberações e decisões politicas na fazenda, me refiro aquela classe de pessoas.

Depois que os bichos tinham expulsado os humanos da fazenda, todos clamaram por Vitória, Snowbold, o porquinho que sabia ler e escrever fazia com que as regras ditadas pelo Major fossem seguidas. Mas um outro porco Napoleão tinha outros planos, onde ele assumia o poder. E a primeira ação dele foi de levar os filhotes de Jessie a cachorra borde collie dizendo que eles ganhariam uma educação especial. Na Segunda Guerra Mundial isso significava que essas pessoas iam ser mortas ou receberiam uma lavagem cerebral para que o grupo dos tiranos tivessem mais homens para lutar contra a outra classe de pessoas.

Napoleão consegue expulsar Snowbold da fazenda, fazendo que Snowbold levasse as culpas por ter destruído o moinho que ele mesmo havia construído com a ajuda dos outros animais e assim Napoleão assumiu as diretrizes e as negociações foram alterando aos poucos as regras do velho Major. Squealer era o braço direito de Napoleão que fazia as propagandas que Napoleão era um bom líder e não iria deixar faltar mais comida na fazenda, e assim fez que reconstruíssem o moinho, onde boxer o cavalo fez de tudo até o fim de sua vida na esperança de vida melhor e quando começou a passar mal, sem forças mais para ajudar Napoleão prometeu um hospital bom, onde tivesse o melhor tratamento até pudesse novamente voltar para a fazenda, mas a verdade que depois de velho não servia mais pra nada, foi quando Napoleão o negociou com os humanos para um abatedouro de animais.

E assim cada vez mais Napoleão foi se transformando como um humano até se sentarem juntos a uma mesa para beber e negociar, voltando a fazer como o velho fazendeiro Sr. Jones fazia.

As formas de governo retratados no filme:

  1. Autoritarismo: um poder caracterizado pela obediência absoluta á sua autoridade, onde a população obedecia sem questionar seu líder.
  2. Parlamentarismo: um sistema de governo onde poder executivo do Estado depende do apoio direto ou indireto do parlamento, não havendo separação de poderes.
  3. Ditadura: onde uma pessoa, líder exerce o poder, no caso do filme Napoleão, tem o poder sem a participação da população, governa de acordo com suas vontades, ou ao grupo no qual pertence.
  4. Totalitarismo: um sistema politico onde uma pessoa tem o controle politico e não reconhece á sua autoridade e se esforça para regulamentar todos os aspectos da vida publica e privada daquela classe pessoas, no caso no filme foi o que o Porco Major fez antes de ser acidentalmente assassinado pelo dono da fazendo Sr. Jones.
  5. Oligarquia: poder caracterizado por um pequeno grupo de interesses que controla as politicas sociais e econômicas em beneficio de interesses próprios, no filme a família do Sr. Jones, onde ele tinha poder da família e decidia tudo o que era melhor para sua fazenda.
  6. Comunismo: é uma ideologia politica e socioeconômica que pretende, promover um estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum dos meios de produção. Que no caso do filme foi o sonho do Porco Major no inicio do filme quando reuniu todos no celeiro.

Frases e suas interpretações:

  1. Na frase de Jessie: ”você merece descansar mais do que qualquer um aqui na fazenda”. O cavalo Boxer, um trabalhador leal da classe trabalhadora, acreditava que depois de ter ajudado, dando seu máximo na construção do moinho poderia se aposentar, não precisando mais trabalhar teria a vida que sonhava, uma vida digna e o principal sem precisar mais passar fome.
  2. Velho Major diz: “não estarei mais entre vocês, por muitos dias ainda, e devo passar a vocês o que entendo como a natureza de nossa vida, que os animais viveram uma miserável, laboriosa e curta existência e que depois seriam cruelmente mortos pelos homens, quando as ovelhas gritam não, não”. Entendo que o mais sábio dos lideres se pronuncia a classe trabalhadora e essa o apoia para continuar a seguir em frente.
  3. Na frase do Napoleão: “quem será visto dando comida as galinhas será punido com a morte”. Entendo que na forma de governo do autoritarismo uma pessoa no poder fazia o que queria com as outra pessoas e essa foi uma demonstração, como as galinhas não queriam vender seus ovos e foram contra o líder, sua punição era ficar sem comida até morrerem de fome e ainda quem fosse visto dando comida a elas, sofreria a mesma punição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (137.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com