TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da concorrência

Seminário: Análise da concorrência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Seminário  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

MARKENTING

Analisar a concorrência é de fundamental importância para toda e qualquer empresa que queira se manter no mercado ativo. Para isso ela necessita saber tudo sobre seu concorrente, comparar seus produtos e preços com os mesmos itens dos concorrentes para identificar as áreas onde possa ter vantagens ou desvantagens. Os canais de distribuição e promoções também devem ser comparados. Esses fatores podem ajudar a empresa a preparar estratégias de marketing e campanhas mais agressivas contra os concorrentes e ainda poder preparar defesas quando o concorrente estiver em ação.

Segundo KOTLER e GARY (1998): “Para planejar estratégias competitivas de marketing que sejam realmente efetivas, a empresa precisa descobrir tudo o que puder a respeito dos concorrentes.”

Estudos revelam que para ter uma analise efetiva da concorrência é necessário ter sete importantes informações a respeito da mesma. É preciso saber quem são seus concorrentes, quais são seus objetivos, quais são suas estratégias, quais são seus pontos fracos e fortes e quais são seus padrões de reação.

[...] Eles podem ajudar a aumentar a demanda total; podem dividir os custos de desenvolvimento de mercado e de produtos, ajudando a legitimar uma nova tecnologia; podem atender a segmentos menos atraentes ou levar a uma maior diferenciação de produto; finalmente, podem reduzir o risco de uma intervenção antitruste e aumentar o poder de barganha das empresas do setor versus a força de trabalho ou os legisladores.” Contudo as empresas não podem encarar os seus concorrentes sempre como benéficos, pois existem os concorrentes destrutivos que podem de uma hora para outra mudar totalmente os parâmetros de boas condutas dos concorrentes, agindo com agressividade na baixa dos preços fazendo com que a empresa saia prejudicada. [...]

[...] Uma forma para que isso aconteça é implantar um sistema de inteligência competitiva que coleta informações, interpreta, avalia, distribui e utiliza essas informações a favor da empresa para se defender dos concorrentes. Esse sistema consiste em pesquisar informações a partir da força de vendas, canais de distribuição, associações comerciais, empresas de pesquisas de mercado, palestras, artigos, dados publicados pelo governo, enfim, coletar continuamente esse tipo de informação para ter uma base sólida a ser entregue aos gerentes. Após os dados coletados o responsável pela tarefa de pesquisa deverá analisar a confiabilidade de todas essas informações [...]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com