TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE CUSTOS: A IMPORTÂNCIA DA TOMADA DE DECISÕES

Por:   •  30/11/2015  •  Artigo  •  4.592 Palavras (19 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

GESTÃO DE CUSTOS: A IMPORTÂNCIA DA TOMADA DE DECISÕES

Daine Beatriz Hannusch[1]

Jair Scheer[2]

Jéssica Luana Marciniak[3]

Samuel Meoti[4]

SETREM[5]

RESUMO

Os métodos de custeio são ferramentas importantes para a geração de informações relevantes para a tomada de decisões. Esse fato evidencia a importância da utilização de métodos de custeio compatíveis com os objetivos e as características das organizações. O processo decisório organizacional torna-se cada vez mais complexo, à medida que o conhecimento administrativo e a tecnologia avançam. Seja pela amplitude que os problemas organizacionais têm alcançado com o aumento do número de relações entre pessoas e organizações, o que faz emergir novas correntes do pensamento administrativo, ou pelo crescente desenvolvimento tecnológico, que permite às organizações trabalharem com um número de informações bem maior do que a capacidade de processamento do homem. Uma das preocupações das empresas no momento atual relaciona-se à dificuldade em escolher que informações são relevantes para a tomada de decisões já que estas precisam ser cada vez mais certeiras neste mercado tão competitivo. Um fator essencial a ser considerado, quanto ao fornecimento da informação contábil, é a análise dos benefícios e custos de gerá-la. Sendo que os benefícios que a informação irá proporcionar deve ser maior que os custos para sua obtenção, caso contrário não deve ser gerada. Portanto, antes de solicitar a informação, o gestor deverá fazer uma ponderação entre os benefícios e custos que esta incorrerá. A informação contábil relevante é aquela que revela ao gestor os fatos que possam influir, significativamente, na sua interpretação. A qualidade relevância possui três elementos a saber: valor preditivo, valor como feedback, oportunidade.

Palavras-chave: Geração de Informação, Interpretação, Oportunidade.

INTRODUÇÃO

Em momentos de grande incerteza, marcados por mudanças radicais em termos sociais, políticos e comportamentais, administrar uma empresa ou organização de qualquer natureza se torna extremamente difícil. Ainda que se disponha de tecnologia e de um poderoso sistema de informações como a Internet, um ponto de suma importância se sobressai no ambiente de gestão: a magnitude dos riscos a que se expõem as organizações modernas. Eis, então, porque gerir uma empresa é hoje um grande desafio.

As decisões, hoje em dia, devem, mais do que nunca, ser muito bem pensadas e estudadas, pois não se pode correr o risco de tomá-las de forma leviana o suficiente para tornar a organização vulnerável, claro que os gestores das organizações devem ter algum conhecimento para saber discernir o que é bom e deve ser aproveitado, do que é ruim e deve ser descartado dentre tantas informações geradas. Precisamos considerar a informação como um recurso estratégico superior a qualquer outro fator de produção.

Entretanto, a grande aposta das empresas é, obtenção da informação para a gestão, na promoção da gestão da informação por seus estrategistas, tanto em nível micro, quanto em nível macro. Tornar o acesso à informação de qualidade disponível a todos os empregados e dirigentes de qualquer organização, então, passa ser uma garantia de progresso para ela.

Dispor de informação confiável, segura e, portanto, de boa qualidade, possibilita aos gestores e empregados um trabalho mais racional e bem estruturado, além de minimizar certos problemas comumente existentes na maioria das organizações, por exemplo, as organizações só admitirão pessoal em função da informação disponível, poderão planejar encargos e conteúdos funcionais com mais segurança.

1 IMPORTANCIA DAS INFORMAÇÕES

Mason Jr (1975, apud BEUREN 1998, p. 28) registra que o sistema de informações gerenciais deve fornecer informações básicas de que os gestores necessitam em suas tomadas de decisão. Assim, quanto maior a sintonia entre a informação fornecida e as necessidades informativas dos gestores, melhores decisões poderão ser tomadas podendo ter mais chances de obter sucesso da decisão.

No entanto, para que a informação contábil seja usada no processo decisório é necessário que ela seja inteligível para seus usuários. A qualidade das informações de que dispõem os responsáveis pela tomada de decisões pode ser um diferencial para a empresa perante os concorrentes. Um fator essencial a ser considerado, quanto ao fornecimento da informação contábil, é a análise dos benefícios e custos de gerá-la. Sendo que os benefícios que a informação irá proporcionar deve ser maior que os custos para sua obtenção, caso contrário não deve ser gerada.

Portanto, antes de solicitar a informação, o gestor deverá fazer uma ponderação entre os benefícios e custos que esta incorrerá. Como qualidades específicas a usuários tem-se a compreensibilidade da informação e a sua utilidade para a tomada de decisões. Uma das principais qualidades específicas a decisões é a relevância. Para Hendriksen e Van Breda (1999, p. 97), “a informação relevante é a informação pertinente à questão que está sendo analisada. ” Dessa forma, a informação contábil relevante é aquela que revela ao gestor os fatos que possam influir, significativamente, na sua interpretação. A informação contábil relevante é aquela que revela ao gestor os fatos que possam influir, significativamente, na sua interpretação. A qualidade relevância possui três elementos a saber: valor preditivo, valor como feedback, oportunidade.

O valor preditivo é a qualidade da informação que ajuda a aumentarem a probabilidade de prever corretamente eventos futuros. O valor como feedback, segundo Hendriksen e Van Breda (1999, p. 98), é “a informação a respeito do resultado de uma decisão. ” Através do feedback o gestor pode avaliar as decisões anteriores, visualizando os erros e acertos, o que o possibilita a efetuar medidas corretivas se achar necessário. Por último, o processo decisional necessita de informações relevantes e oportunas.

A informação deve ser oportuna, quer dizer estar disponível a um indivíduo que deseja tomar uma decisão antes de perder sua capacidade de influenciar a decisão. Confiabilidade é a outra característica principal específica a decisões, tem como elementos: a fidelidade de representação, verificabilidade e a neutralidade. Fidelidade de representação é a correspondência ou concordância entre uma medida ou descrição e o fenômeno que visa representar.

Por fim, quanto ao limite de reconhecimento, a materialidade é o parâmetro, pois o nível de detalhamento, clareza e individualização, requeridos pelos registros contábeis, deve ser decidido em função da importância que trará para a tomada de decisões. A necessidade de competitividade é um fator considerado impulsionador para que os gestores busquem novas e criativas maneiras de contribuir para a geração de lucro. Contudo, atualmente, para a empresa conseguir isso faz-se necessário ter controles de gestão. Para a informação contábil gerencial é um dos meios primários pelo qual operadores/funcionários, gerentes intermediários e executivos recebem feedback sobre seus desempenhos, capacitando-os a aprenderem com o passado e melhorarem para o futuro. Atkinson et al. (2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (188.9 Kb)   docx (90.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com