TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de espaço público de um campus de universidade

Por:   •  10/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.082 Palavras (9 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 9

Análise de um espaço físico público de acordo com NBR/ABNT 9050 de 2015 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos

Para atender à avaliação da disciplina “Educação Inclusiva e Tecnologia Assistiva” do curso de pós-graduação em Ensino a Distância da ..., foi elaborada um relatório da avaliação de um espaço físico público a partir da NBR/ABNT 9050 de 2015 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

É importante destacar que a NBR/ABNT 9050:

“[...] visa proporcionar a utilização de maneira autônoma, independente e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção.”

E para estabelecer os critérios e parâmetros técnicos da NBR/ABNT 9050:

 “[...] foram consideradas diversas condições de mobilidade e de percepção do ambiente, com ou sem a ajuda de aparelhos específicos, como próteses, aparelhos de apoio, cadeiras de rodas, bengalas de rastreamento, sistemas assistivos de audição ou qualquer outro que venha a complementar necessidades individuais.”

O espaço avaliado foi o campus da Universidade ... que está situado à ..., município de .... Este espaço foi escolhido por ser uma instituição pública onde circulam diariamente mais de 2500 pessoas.

A Universidade foi implantada no município em 1995 com a estadualização de um centro de ensino superior privado. Oferta os cursos regulares de Agronomia, Administração (com ênfase em Agronegócio e Empreendedorismo), Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Civil, Jornalismo e Letras. Além disso, possui 3 programas de pós-graduação institucionais: Mestrado e Doutorado em Estudos Literários, Mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola e Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas. Atualmente, possui uma infraestrutura de 5 blocos de salas de aula, 17 laboratórios, 2 laboratórios de informática, biblioteca, auditório, salas administrativas, cantina terceirizada, 5 Núcleos de Pesquisa e Extensão e 2 Centros de Pesquisas. São 216 professores, 66 técnicos-administrativos e mais de 2400 alunos.

Os aspectos avaliados estão descritos abaixo:

As larguras das portas e corredores para deslocamento de pessoas em pé com bengalas, muletas ou andador (item 4.1 da NBR/ABNT 9050) e pessoas em cadeira de rodas (item 4.2). A largura das portas deve ser de, no mínimo, 0,80 m, considerando o módulo de referência (MR) de cadeiras de rodas de 0,80 x 1,20 m (item 4.2.2 e 6.11.2). Porém, a largura dos corredores para deslocamento em linha reta de pessoas em cadeiras de rodas deve ser de 1,80 m, para que duas cadeiras de rodas possam circular ao mesmo tempo (item 4.3.1 e 6.11.1). No campus, as medidas das larguras das portas (Figura 1) e corredores (Figura 2) são:

  • portas das salas de aula: 0,88 m;
  • porta da sala de informática 1: 0,88 m;
  • porta da sala de informática 2: 0,78 m;
  • portas dos laboratórios do Cpeda: 2,20 m;
  • portas dos 2 banheiros para cadeirantes: 0,88 m;
  • largura dos corredores dos blocos A e B de salas de aula: 3,70 m;
  • largura do corredor dos laboratórios do Cpeda: 4,35 m.

Obs: os outros edifícios não tem corredores.

Figura

Figura 1. Porta de uma sala de aula (a) e de uma sala administrativa com rampa de acesso (b).

Figura

Figura 2. Corredor do bloco A de salas de aula (a) e dos laboratórios do Cpeda (b).

Os banheiros devem ter uma projeção de, no mínimo, 0,80 m por 1,20 m no piso para que seja ocupada por uma pessoa utilizando cadeira de rodas. Porém, a área para manobra de cadeiras de rodas sem deslocamento deve ser, no mínimo, de 1,50 x 1,50 m (itens 4.3.4 e 4.3.6). E para que uma cadeira de rodas tenha condições para manobra com deslocamento são necessárias as dimensões 1,60 x 3,00 m (item 4.3.5). No campus, tem 3 banheiros para cadeirantes com 1,70x1,50 m (Figura 3), porém é preciso observar que o espaço livre para manobra fica prejudicado porque as medidas são reduzidas considerando o vaso sanitário e o lavabo.

A NBR 9050 recomenda que a distância máxima a ser percorrida de qualquer ponto da edificação até o sanitário ou banheiro acessível seja de até 50 m (7.3.2 e 7.4.3).

Figura

Figura 3. Banheiros para deficientes físicos (a) e (b), com identificação nas portas.

Para a proteção contra quedas ao longo de rotas acessíveis (item 4.3.7) deve haver proteção lateral vertical de no mínimo 0,15 m de altura caso seja delimitada em um ou ambos os lados por uma superfície que se incline para baixo com desnível igual ou inferior a 0,60 m. No campus, os desníveis são menores que 0,60 m (Figuras 4).

Figura

Figura 4. Os desníveis ao longo de rotas acessíveis (a) e (b) são menores que 0,60 m.

As áreas de transferência (item 4.4) devem ter dimensões de, no mínimo, as de um módulo de referência (0,80 x 1,20 m), e devem ser instaladas barras de apoio (4.4.4). No rol de entrada do campus a área de transferência atende a largura exigida na norma, porém não tem barras de apoio e a área de transferência dos ônibus (8.2.1) não tem acessibilidade (Figura 5).

Figura

Figura 5. Área de transferência no rol de entrada (a) e no local de parada dos ônibus (b).

Também foram avaliadas as alturas mínimas e máximas para que um cadeirante possa ter acesso. A altura para o alcance manual frontal de uma pessoa sentada em cadeira de rodas deve ser, no máximo, 1,35 m (item 4.6.1). No campus, há um telefone público (item 8.3) instalado na parede do corredor do bloco administrativo com a altura de 1,40 m (Figura 6).

E quanto a superfície de trabalho acessível, ou seja, plano horizontal ou inclinado para desenvolvimento de tarefas manuais ou leitura deve ter 0,73 m de altura e 0,50 m de profundidade (item 4.6.3). Foram avaliadas as mesas da biblioteca e dos laboratórios de informática. Na biblioteca (10.16) as mesas de estudo tem 0,74 m de altura e 0,45 m de profundidade e nos laboratórios de informática as mesas dos computadores tem 0,74 m de altura e 0,39 m de profundidade (Figura 7).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com