TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Filme Historias Cruzadas

Por:   •  11/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  1.097 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA – PE

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

DANIELE SILVA MENEZES

Petrolina

2016

O filme “Histórias Cruzadas” se passa em Mississipi (sul dos Estados Unidos), nas décadas de 50 e 60 ao qual a luta pelos direitos civis estava sendo travada pelos negros. Nesta produção retrata fielmente a questão do preconceito racial, social e a divisão que há entre negros e brancos e como esse e outros aspectos interferem no desenvolvimento de um indivíduo.

  O afeto e a transmissão de valores é uma dos papeis mais importantes de uma família e para a criação de uma criança é essencial pois será de grande valia para seu desenvolvimento. No filme a questão da criação dos filhos é retratada de uma forma diferente, os filhos dos patrões brancos eram criados pelas empregadas negras, elas que cuidavam da educação deles e davam atenção e até mais amor que seus próprios pais, porém não eram reconhecidas por isso.

  Mesmo tendo um papel importante que era a criação dos filhos dos patrões essas empregadas Aibileen, vivida pela atriz Viola Davis e Minny, vivida pela atriz Octavia Spence sofriam preconceito por ser negras, eram discriminadas e tratadas como inferiores e tinham a obrigação de usarem banheiros diferentes dos patrões como se tivessem uma doença contagiosa. Na sociedade em que vivemos ainda há uma certo tipo de preconceito não em demasia como descrito no filme, porém esse fator também reflete no desenvolvimento de uma pessoa, como ponto negativo para o transmissor e receptor.

 O desenvolvimento de uma pessoa reflete no meio em que ela vive, há influências internas e externas, a família, sociedade, religião etc. A formação da identidade de um indivíduo passam por cada um deles, se uma criança nasceu rica com benefícios dotada de uma boa situação econômica sua realidade será diferente de alguém que nasceu pobre, talvez negra, que não possua uma boa expectativa de vida. Ainda sobre o filme em uma fala de no qual ela diz que já sabia que ia ser empregada doméstica porque sua vó e mãe forma, ela não tinha uma expectativa diferente, até sonhava porém esse sonho era intangível devido a sua condição econômica e social.

A religião é um fator pertinente destacado na obra, a fé regia os negros

Como esses contextos podem afetar o desenvolvimento das pessoas? Atividade em sala (1,0 ponto) Assistir o Filme "História Cruzadas" e busque relaciona-la aos aspectos dos contextos de desenvolvimento humano : 1 - Período Histórico (Local, Época vivida) 2 - Família - vinculos e relações afetivas - Cuidado, educação dos filhos - Transmissão de valores, princípais, costumes, regras, leis e modos de vida da sociedade 4 - Sócioeconômico (divisão social, situação econômica...) 5 - Ético (União por cor, religião, lingua

Os cientistas do desenvolvimento estudam as mudanças quantitativas e qualitativas e a estabilidade nos domínios físico, cognitivo e psicossocial. O desenvolvimento está sujeito a influências internas e externas, tanto normativas como não normativas. Importantes influências contextuais sobre o desenvolvimento incluem a família, o bairro, a condição socioeconômica, a etnicidade e a cultura.

As perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento humano diferem em três aspectos básicos: a importância relativa da hereditariedade e do ambiente, se o desenvolvimento é ativo ou passivo e se ele é contínuo, ou ocorre em estágios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com