TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Filme Histórias Cruzadas

Por:   •  5/12/2016  •  Resenha  •  1.772 Palavras (8 Páginas)  •  3.123 Visualizações

Página 1 de 8

 O filme Histórias Cruzadas retrata o drama vivenciado pelas empregadas domésticas dos anos 60. Uma jovem escritora, chamada Skeeter não tinha o mesmo pensamento das mulheres brancas, em relação as diferenças entre classes, ela ocupa cardo de escritora da coluna doméstica, onde recebe ajuda de Aibilen para escrever um livro sobre as histórias e convivências das mulheres empregadas negras eseus patrões brancos. O Filme aborda a discriminação e o preconceito existente que as empregadas sofriam.
As empregadas eram ensinadas antes como trabalhar nas casas, pois haviam muitas regras que deveriam ser obedecidas, uma delas era manter distância dos brancos, ou seja, não encostar, abraçar, manter contato muito próximo. Apesar de as empregadas cuidarem dos filhos das patroas como se fossemseus, dando muito amor e carinho o que só recebiam das mesmas. Uma cena bastante interessante no filme, foi quando a patroa Célia Foote abraça Minny, e ela repreende o ato, pois essa atitude não é esperada. Célia também senta na mesma mesa de Minny para almoçar, não se importando com o que dizem, pois ela é muito grata por fazer tantas comidas gostosas, e seu marido ficar feliz por isso. Ébastante tocante ver uma pessoa com esse tipo de comportamento, quando só existia preconceito com os negros na época, uma cor não representa uma doença, uma cor não quer dizer ser inferior, e o que se passava na época era exatamente a inferioridade dos negros para com os brancos.
As pessoas ignoram as empregadas, conversando e não se importando se estão ali ou não, parecem que não existem. Tambémnão se importam com o bem estar dos negros, sendo que não deixavam usar seus banheiros, apenas o da rua. Em um dia de temporal Minny estava com muita vontade de ir no banheiro, e sua patroa não queria deixar ela usar o da casa, disse que nem estava chovendo muito. Foi quando minny saiu disfarçadamente dirigindo-se para o banheiro, e Hilly deparou-se com ela lá dando descarga. Na mesma hora soltou umberro de nojo e demitiu-a. Depois deste acontecimento Hilly criou a lei que permite o abate no imposto de renda, das despesas para construção de banheiro exclusivo para os negros. O que é um absurdo tratar um ser humano com toda essa desigualdade, como se ele fosse um animal que transmitisse doenças contagiosas.
As empregadas não tem perspectiva de exercer outra profissão, desde pequenas jásão ensinadas para trabalhar na casa dos brancos, sempre servindo a eles. Recebendo pouco e sendo tratados com preconceito, porém acreditam que não tem outro jeito de melhorar suas vidas, tem que trabalhar assim ou não terão o que comer.
Uma cena que envolve muita raiva é tristeza é quando a empregada tem dois filhos que querem estudar em outra cidade, ela tendo dinheiro pra mandar apenas um,pede emprestado aos seus patrões, e trabalharia de graça até conseguir pagar tudo. É muito triste ver insignificância na qual ela é tratada. Para que seus filhos pudessem estudar ela roubou um anel, e depois de alguns dias foi presa por este furto. Ela tentou resistir, mas com a fala de outra empregada “não resista à prisão”, podemos perceber que alguma coisa ruim poderia ser feita. Acredito queexistem causas nas quais tem um bom motivo, uma pessoa roubar por prazer é uma coisa, roubar por ter a oportunidade de oferecer estudo aos seus filhos é outra. Não é porque é negro que não direito aos estudos, eles também deveriam ter direito como os brancos. Foi depois da prisão desta empregada eu que todas decidem depor para o livro, pois mostram sua indignação, não agüentam mais esse preconceito eessa desigualdade.
Reparemos nos negros tocando o bom rock’n'roll e animando a festa para as brancas sulistas e racistas, que tratam suas empregadas como escravas. Como se não bastasse os negros servirem os brancos como domésticas e garçons, eles ainda os serviam com o que havia de melhor na música popular americana. 
O apego a religião era um fator em destaque, como é o caso de quando...

4º) Faça um resumo de 20 linhas relacionado ao filame “Historias cruzadas”:
O filme “Histórias cruzadas” relata sobre a vida dos negros na época da segregação racial, os personargens principais sãoSkeeter uma jovem branca de classe alta que ao contrário das outas mulheres naquela época dava prioridade aos estudos e arrumar um emprego fixo; Aiblieen uma empregada de uma família de classe alta, eMinny que tambêm é uma empregada negra.Juntas elas controem uma improvável amizade devido a um projeto literáriosecreto que abala as regras da sociedade, colocando-as em perigo. De sua improvávelaliança surge uma incrível irmandade, criando em todas a coragem de ultrapassar os limites que as definem e a concientização de que ás vezes esses limotes existem para serem ultrapassados. O livro queelas escrevem se chama “The Help” que mostra disfarçadamente a maneira como váreas amigas parentes e vizinhas de Skeeter para com os seus empregados, Skeeter procura váreas empregadas domésticas para aajudarem com o seu livro porém de início apenas duas ajudam (Aiblieen e Minny) porem após a prisão de uma de suas colegas as empregadas domésticas de um bairro em Mississipi resolvem ajudar de tudonos depoimentos, porêm tendo cutela e utilizando nomes falsos para que não sejam reconhecidas e concequentemente presas e/ou mortas pola policia, o livro faz grande sucesso não só em Mississipi cocmoem todo o país, algumas histórias bastante cômicas, outras porêm bastante tragicas, como cômica temos como exemplo Minny que assim que foi despedida (injustamente) fez uma “torta de chocolate” e assimque sua ex patros comeu dois pedaços da torta ela disse: “Isso mesmo coma minha merda” “o que você disse Minny” “Coma... Minha... Merda.” Acontece que para se vingar da patroa ao invés de chocolateMinny pois merda na torta. E como trágica temos como exemplo a de Aiblieen que após sua patroa ter a acusado injustamente por furto de sua prataria teve que sair da casa onde trabalhava a tempos....

Resenha: Histórias Cruzadas

  • 3 Comentários

[pic 1]

Baseado no livro A Resposta, publicado aqui no brasil pela editora Bertrand Brasil, o filme narra a produção de uma obra pelo ponto de vista das empregadas domésticas do anos 60. Essas figuras, sempre negras de baixa renda e moradoras de subúrbio, sofriam ainda mais discriminação que os demais afrodescendentes da cidade. Não só haviam regras quanto brancos falarem com negros, mas também como a utilização de transportes públicos e ocupação de demais lugares. Com as domésticas, a discriminação não se encontrava somente na rua, mas também em seu trabalho. Elas mantinham as casas dessas mulheres brancas, limpas, seguras e fartas em comida, além de cuidar de suas crianças – isso enquanto tinham várias em casa precisando também de cuidado ( além de todo o serviço que já fizeram no trabalho precisando também ser feito em seus lares ). Nas moradas que cuidavam, eram vistas sempre como inferiores e ignorantes. Não havia uma relação que não fosse trabalhista e não envolvesse ordens entre as patroas e suas empregadas. No filme, há um momento no qual uma das personagem levanta a ideia de promover uma lei para proibir que elas utilizem o mesmo banheiro dos demais membros da casa. Segunda ela, as empregadas possuem germes e outros malefícios que não podem ser compartilhados pelo uso do mesmo sanitário. Isso além de outros absurdos particulares que podem ser vistos ao longo do filme.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (294.6 Kb)   docx (133.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com