TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do livro Pastor Aprovado Teologia

Por:   •  18/5/2020  •  Artigo  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 4

1. Baseado nos princípios do livro "O Pastor Aprovado", quais são suas maiores demandas na formação de líderes?

É sabido que uma ferramenta poderosa no avanço de uma igreja local é uma liderança forte, conhecedora da palavra, comprometida com o evangelho e disposta a trabalhar na propagação do evangelho de Deus. Um pastor ou pastora pode ter um excelente comprometimento missionário e um forte desejo de fazer o trabalho da igreja prosperar, mas sem uma boa equipe de líderes ficará muito difícil se alcançar um êxito considerável nos projetos missionários da igreja local.

Diante dessa realidade a formação de líderes saudáveis e maduros é essencial para que a igreja local possa ser instrumento da novidade de Deus na comunidade em que está, testemunhando cristo, evangelizando pessoas, instruindo na fé, cuidando dos mais frágeis, salvando almas. Ao pastor/a cabe essa incumbência de ensino, formação e discipulado de novo líderes, contudo a contemporaneidade apresenta desafios a essa formação de líderes.

Posso afirmar as minhas maiores demandas para a formação de líderes são as marcas do tempo presente e a influência que isso tem sobre o rebanho. Posso mencionar a influência de uma mentalidade mundana, o culto ao prazer e a superficialidade e a passividade espiritual.

É desafiador lidar com pessoas que estão constantemente sob influência de uma mentalidade mundana, ou seja, centrada em si mesma, preocupada somente com os próprios interesses, sem interesse em ter uma vida santificada. Tal influência acorre praticamente o tempo todo, por meio da mídia, redes sociais e outros meios. Quando a pessoa é desafiada pela pregação do evangelho a se comprometer com a causa de Cristo ocorre um choque e muitos se evadem do chamado por não estar disposta a negar-se a si mesma.

Outro desafio é o culto ao prazer e a superficialidade muito presente em nossa sociedade. As pessoas, em sua maioria, querem o que lhes dará prazer, retorno ou benefício. Querem ter o ego massageado e muitas vezes buscas a igreja somente para ter os seus problemas resolvidos. Infelizmente a teologia da prosperidade acabou corroborando com essa mentalidade. Para se submeter a um processo de discipulado sério e formação de liderança a pessoa precisará estar disposta a renunciar a sua própria vontade e prazer para cumprir o chamado, bem como sair da superficialidade para se aprofundar no relacionamento com Deus e conhecimento da Palavra.  Muitos por não ter formado em si a mente de Cristo recuam diante do desafio à autonegação e aprofundamento da sua relação com Deus.

Para finalizar, outro desafio é a passividade espiritual, pois em consequência dos dois fatores citados acima, a pessoa acabada desenvolvendo certa passividade espiritual, esperando que terceiros assumam a responsabilidade que elas mesmas deveriam assumir. Muitos esperam que os outros orem, evangelizem, ensinem, ministrem, visitem, contribuam, instruam as crianças, mas elas mesmas não estão dispostas a assumir tal responsabilidade.

Grande é o desafio, mas é urgente superá-lo para que a igreja continue cumprindo o seu papel de cooperar na missão de Deus de salvar o mundo. Um caminho para superar tais demandas apresentada no livro é o pastor ter um profundo comprometimento com Deus e fé no poder transformador do evangelho, pois somente o novo nascimento pode trazer uma nova mentalidade para o povo, além disso o pastor/a precisa advertir o povo de Deus acerca das muitas tentações para que possam escapar delas, além disso o/a pastor/a precisa ter uma vida que irrepreensível e que inspira piedade nos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com