TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História e Ensino de História Indígena: A guerra ameríndia nos livros didáticos aprovados pelo PNLD

Por:   •  3/9/2019  •  Ensaio  •  4.106 Palavras (17 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 17

Titulo: História e ensino de história indígena: a guerra ameríndia nos livros didáticos aprovados pelo PNLD (2017-2019)

Autores: AURÉLIO TERAYAMA FERREIRA

LÍGIO JOSÉ DE OLVEIRA MAIA

Resumo: 1316/ 1500 caracteres

O objetivo desse trabalho foi avaliar todas as coleções de livros didáticos de História aprovados para os professores e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ano ao 9º ano), no PNLD 2017, analisando de maneira detida, como os povos indígenas são apresentados e representados nestes suportes didáticos e pedagógicos. Para tanto, foi feita uma análise da temática da guerra, e, de maneira mais ampla, toda forma de combate e embate entre índios e não índios ao longo da história do Brasil, com isso, avaliou-se que a temática da guerra ameríndia concentram-se nos volumes de 7º e 8º ano, mas mesmo que na totalidade dos volumes possuam tópicos ou quadros dedicados de forma exclusiva a abordar as categorias selecionadas na avalição desta pesquisa, a temática da guerra ameríndia é tratada de forma fugaz. Assim, essas abordagens superficiais, não permitem ver muito além da existência dessas práticas guerreiras entre os indígenas brasileiros, e raramente propicia os alunos a terem uma reflexão de como se davam e qual era o significado da guerra entre índios e não índios para os próprios indígenas, assim como os rituais de antropofagia e a diferentes formas de organização social desses grupos em torno da pratica de guerrear, assim como o modo que se devam a organização das chefias, e as divisões sociais.

Palavras-chave: 44/70 caracteres

guerra ameríndia; PNLD 2017; livro didático;

Title: 104/ 200

History and teaching of indigenous history: the Amerindian war in textbooks approved by PNLD (2017-2019)

Abstract: 1347/1500 caracteres

The objective of this work was to evaluate all the collections of History textbooks approved for teachers and students of the final years of Elementary School (6th grade to 9th grade), in PNLD 2017, analyzing in a detained way, how indigenous peoples are presented and represented in these didactic and pedagogical supports. For that, an analysis was made of the war theme, and, more broadly, any form of combat and clash between Indians and non-Indians throughout the history of Brazil, with this, it was evaluated that the subject of the Amerindian war is are concentrated in the 7th and 8th year volumes, but even though in the totality of the volumes they have exclusively dedicated topics or tables to approach the categories selected in the evaluation of this research, the subject of the Amerindian war is treated briefly. Thus, these superficial approaches do not allow us to see much more than the existence of these warlike practices among Brazilian natives, and seldom allows the students to have a reflection of how they were given and what was the meaning of the war between Indians and non-Indians for the natives themselves , as well as the rituals of anthropophagy and the different forms of social organization of these groups around the practice of warfare, such as the way in which leadership is organized, and social divisions.

Keywords: 36/70 caracteres

Amerindian war; PNLD 2017; textbook;

Introdução: 1624/4000 caracteres

A relação entre a disciplina de História e o Ensino de História no espaço escolar tem passado por transformações importantes nos últimos anos no Brasil, exigindo dos professores/historiadores uma reflexão histórica de suas ações pedagógicas. Em boa medida isto é resultado de uma ampla discussão acerca das políticas públicas para a Educação em seus diferentes níveis.

Dentre as várias políticas da educação, insere-se neste contexto, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), consolidado a partir do Decreto nº 7.084 de 27/01/2010, tornando-se um dos maiores e mais importantes processos de distribuição de livros escolares do mundo. Vinculado a essa distribuição, o país construiu um programa público de avaliação que é referência internacional. Em 2017, ocorreu a última aplicação do PNLD, com livros a serem distribuídos para o triênio 2017 – 2018 – 2019.

O objetivo desse trabalho foi avaliar todas as coleções de livros didáticos de História aprovados para os professores e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ano ao 9º ano), no PNLD 2017, analisando de maneira detida, como os povos indígenas são apresentados e representados nestes suportes didáticos e pedagógicos. Para tanto, foi feita uma análise da temática da guerra, e, de maneira mais ampla, toda forma de combate e embate entre índios e não índios ao longo da história do Brasil, com isso, buscou-se avaliar em que medida os autores e as editoras desses matérias didáticos abordam esse tema durante os volumes, e em que medida absorveram as atuais renovações historiográficas quanto ao tema dos povos indígenas brasileiros na história.

Metodologia: 5621/6000 caracteres

A metodologia aplicada à análise das coleções de livros didáticos de História aprovados no PNLD em 2017, quanto à temática da guerra ameríndia, tem como parâmetro o próprio edital de abertura dessas avaliações. De acordo com ele, “o Ensino de História numa perspectiva contemporânea norteia-se por pressupostos éticos, estéticos e culturais comprometidos com a formação de estudantes para a vivência social marcada pela partilha, pela participação, pelo respeito à diferença e pela responsabilidade para com as gerações futuras”. (Edital PNLD – 2017). Em outras palavras, o ensino de História deve estar conectado com as demandas do presente, no caso em questão deste trabalho, com o respeito à diferença dos povos indígenas em sua total possibilidade de reprodução física e cultural, promovendo o respeito ao diferente e as outras culturas na formação do Brasil, de ontem e de hoje (Wittmann, 2016).

Ainda que discutindo questões ligadas a guerra ameríndia e suas múltiplas formas de combate e embate entre índios e não índios, é fundamental trazer essa discussão para as demandas do presente. A guerra ameríndia foi uma realidade da experiência indígena do período colonial da história do Brasil, e muito raramente do século XIX. Trazer essa realidade para o presente significa auxiliar o discente na compreensão do significado da guerra, nestes diferentes contextos históricos, promovendo a interculturalidade e a intersubjetividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com