TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Bibliográfica do Livro Introdução à Teologia

Por:   •  25/11/2016  •  Resenha  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  1.683 Visualizações

Página 1 de 2

  INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

CURSO: 1º ANO DO CURSO LIVRE EM TEOLOGIA

DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO

UNIDADE: CLT/EAD-BALSAS/MA

Bento Lopes da Rocha

Resenha Bibliográfica do Livro Introdução à Teologia

BALSAS-MA

2016

Resenha Bibliográfica do Livro Introdução à Teologia

Cap. 1- A Origem do Pensamento Teológico.

RODRIGUES,E.;NASCIMENTO,J. Introdução a Teologia. Edição 2016. Curitiba: SGE- Secretaria Geral de Educação e Cultura, 2016.p.11-24.

Eliane Hubner da Silva Rodrigues, possui MBA- Executivo em Gestão Estratégica de Pessoas-RH, pela Faculdade Opet (2011); Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Campos de Andrade (2006); Cursando Especialização em Gestão e Tutoria, pela faculdade Uniasselvi; Professora e Coordenadora Pedagógica no Instituto Teológico Quadrangular e Coordenação Editorial da Secretaria Geral de Educação e Cultura. Autora do Livro Introdução à Teologia

O livro Introdução a Teologia, editado e publicado no Brasil em 2016, faz parte da grade curricular do Instituto Teológico Quadrangular. Composto de 99 páginas 7 capítulos, o livro tem como objetivo a compreensão do aluno sobre o desenvolvimento Teológico Cristão, conceituar Teologia nos seus diferentes enfoques.

O Capitulo 1, objeto desta resenha, tem como título: - A Origem do Pensamento Teológico, onde a autora define Teologia em sua raiz e enfoques. Ela começa afirmando que não haveria teologia se Deus não houvesse rompido o silencio e falado sobre se próprio a mesma define teologia como um pensar sobre Deus e expressar esse pensamento de alguma maneira. O capitulo enfatiza a importância do conhecimento teológico a teologia está a disposição de todos, com tudo, a busca incessante por conhecimento e crescimento é inerente ao cristão e o leva a ser um estudioso da palavra ou seja um teólogo.

 Aborda os questionamentos existenciais dos seres humanos. A ciência encontrou respostas para os questionamentos do homem quanto à sua origem humana, mas não os anseios da sua alma. Ela também aborda a Teologia como Ciência, uma obra é considerada teológica quando se refere a determinadas fontes, emprega um método de exata comunicabilidade e apresenta uma '' índole científica'', desde que procura racionalizar a fé, sem demonstrar a sua verdade com base na evidencia racional, mas formulando, de modo exato, afirmação cuja verdade é declarada pela fé.

A Teologia possui traços de ciências que podem ser observados frente a um olhar atento sobre o conhecimento que é produzido pela relação que se estabelece entre o homem e o sagrado. É um tipo de saber que brota no coração do teólogo a partir de novas perguntas que surgem no cotidiano. O capítulo também trata os principais traços de Ciência que a Teologia possui, a Criticidade, Sistematicidade, Dinamicidade. Trata também dos fundamentos da Teologia, fala da importância da Teologia na interpretação das sagradas Escrituras. Fala que ao buscarmos interpretação de um texto ou assunto específico das Sagradas Escrituras devemos ter o cuidado de não contradizer o ensinamento total dessa Escritura sobre um ponto, devemos recorrer a outras passagens que tratem do mesmo assunto de forma mais clara. Aborda concepções Teológicas onde estão enquadrados temas como: Teocentrismo, Monoteísmo e Politeísmo, e relata a Raiz Islâmica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com