TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise sobre autonomia e vulnerabilidade sobre o filme - Cobaias

Por:   •  20/11/2017  •  Abstract  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 2

Análise sobre autonomia e vulnerabilidade sobre o filme “Cobaias”

1) O conceito de autonomia vivido pelo enfermeiro é corresponder à realização de ações de enfermagem por meio da utilização de habilidades, conhecimentos e atitudes para tomar decisões e resolver situações no seu espaço de atuação levando em conta todo conhecimento científicos, éticos e também em toda a sua vivencia acadêmica.

O filme trouxe vários momentos onde é possível notar como a enfermeira Eunice vive essa autonomia. Quando ela incentiva os pacientes a fazerem o tratamento, e também a forma de fazer com que eles entendessem que passar por aquilo era importante. O seu comportamento diante dos pacientes, as conversas, visitas, sua forma de passar confiança que influenciava diretamente na sua relação com eles.

Outra situação que merece ser comentada é quando alguns pacientes reclamavam que o tratamento não estava surtindo efeito, que eles tinham dores e a enfermeira dizia que o governo estava gastando com eles, que eles eram ingratos. Isso mostra até onde a autonomia pode ir e como ela pode ser usada de diversas formas. Da mesma forma quando ela decide aplicar penicilina em um paciente sem ter a total consciência se aquilo era o melhor caminho ou não.

Fazendo uma ligação com o contexto histórico da época em que aconteceu a história, é de se esperar que ocorra condutas como a submissão das enfermeiras em relação aos médicos como realmente aconteceu no filme. O que mostra também a outra face da autonomia, ou melhor dizendo: a falta dela. Da mesma forma, como a posição do medico e da enfermeira diante do governo.

2) Pode se dizer que a vulnerabilidade é uma particularidade que indica um estado de fraqueza, que pode se referir tanto ao comportamento das pessoas, como objetos, situações, ideias. Dentro do âmbito profissional, essa vulnerabilidade significa não ter autonomia, espaço para realizar o seu trabalho. Em outras palavras, isso pode ocorrer como uma forma de submissão a alguma pessoa ou situação especifica.

No filme, o exemplo que trouxe isso da melhor forma foi o comportamento da Enfermeira Eunice diante de toda a situação em que precisou se submeter diante do governo. Ela se viu um pouco “enganada” e como não tinha como retroceder, precisou fazer parte de algo que não concordava por estar em uma posição de vulnerabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com