TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FILME COBAIAS

Por:   •  14/12/2018  •  Resenha  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  1.542 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO

Nome: Thailla Raquel Moura de Oliveira

ATIVIDADE – FILME COBAIAS

1. Leia atentamente à resolução no 466 de 2012 do Conselho Nacional de Saúde, para então responder às perguntas abaixo sobre o filme “Cobaias” (Miss Ever’s boys)

2. Qual a relação de poderes entre:

a) A equipe do Governo Federal dos EUA  x Equipe local

A equipe do Governo Federal dos EUA exercia poder sobre a Equipe Local, pois era ela que financia a equipe local para realizar o projeto de pesquisa da região.

b) Membros da equipe médicos-pesquisadores (negro e branco) x Enfermeira pesquisadora

Membros da equipe médicos-pesquisadores exerciam poder sobre a Enfermeira pesquisadora. Eles imponham qual a função que ela deveria exercer. A enfermeira era a comunicação que existe entre os médicos e os sujeitos envolvidos na pesquisa.

c) Equipe da pesquisa x Sujeitos envolvidos na pesquisa

A equipe de pesquisa detinha todo o conhecimento e controlava a informação que se deve ser repassada aos sujeitos envolvidos na pesquisa, ou não. Os sujeitos envolvidos na pesquisa eram subjugados à equipe, pois não sabiam o que estava sendo realizado neles.

3. As pessoas incluídas na pesquisa podem ser consideradas vulneráveis? Por quê? Se sim, qual o tipo de vulnerabilidade dos participantes?

Sim, pois eles não tinham o conhecimento necessário a respeito do estudo que estava sendo feito neles, não sendo respeitada sua dignidade e autonomia de decidir se queriam ou não participar da pesquisa. A falta de conhecimento e o fato de eles terem sido enganados, por acharem estar sendo tratados, os tornam vulneráveis.

4. Foi possível identificar algum tipo de sedução/coerção/indução para participação na pesquisa? O que a resolução CNS nº 466/2012 diz a respeito disso?

Sim, houve uma resistência primeira da equipe de médicos que era contra aquele tipo de pesquisa, mas esta foi persuadida pela equipe do Governo Federal dos EUA, que se recusou a continuar financiando a pesquisa, caso ela não fosse realizada da forma que eles queriam. Em seguida, o médico negro foi convencido pelo médico branco a dar continuidade ao projeto. A enfermeira negra foi coagida muitas vezes pelo médico negro a continuar seu trabalho. Por fim, o trabalho principal da enfermeira negra era o de fazer com que as “cobaias” da pesquisa continuassem nela.

A resolução CNS nº 466/2012 diz que os membros da equipe de pesquisa, são responsáveis pela integridade e bem-estar dos participantes da mesma. Diz ainda, que na pesquisa precisa haver respeito ao participante quanto a sua dignidade e autonomia, sendo necessário o esclarecimento ao mesmo sobre o que será realizado nesse estudo, para que, só assim, ele possa optar fazer parte ou não do projeto, por intermédio de uma manifestação expressa, livre e esclarecida.

5. Como analisar a relação de risco/benefício no contexto dessa pesquisa?

Nos preceitos éticos, os riscos são de fundamental importância, para avaliar se vale a pena dar continuidade à pesquisa, ou não. Nesse caso, os riscos eram maiores que os benefícios, já que os participantes não podiam ser tratados, mesmo já havendo tratamento eficaz.

6. Caso houvesse um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para essa pesquisa, quais informações ele apresentaria?

1-Informação sobre objetivo e metodologia reais estudo;

2- Informação sobre os possíveis riscos existentes ao se fazer parte dessa pesquisa;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com