TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aos Futuros Psicólogos

Por:   •  17/3/2022  •  Ensaio  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

Queridos futuros psicólogos,

Vocês chegaram a metade da jornada e aprendizado de uma das profissões mais difíceis – entender o ser humano. Objeto de estudo de enorme complexidade e em constante transformação. A cada dia mais, observamos o psicólogo atuar de forma mais impactante e decisiva para os rumos da humanidade. Pode parecer presunçoso da minha parte, mas antes de tudo o psicólogo é alguém que pensa na vida. E sobretudo em como ajudar a reformular, refletir e resignificar.

Nossa história de vida pessoal e familiar é preponderante para o nosso ofício. Assim como um pássaro ferido. O profissional de psicologia usa a mesma dor que nos corroeu por dentro e deixou cicatrizes como mecanismo que impulsiona muitas vezes a querer salvar o outro. De fato, nem sempre conseguimos transformar a dor em profissionalismo e eficiência, mas precisamos tentar e acreditar no poder da transformação por intermédio da nossa atuação profissional.

Se você busca alcançar um resultado rápido em suas intervenções. Devo-lhe pontuar que o ser humano é uma diversidade em suas subjetividades. Portanto, não há receita de bolo e nem caminho mais fácil. Mas haverá caminhos e escolhas. Muitas escolhas!

Eu não sei o que te trouxe a essa caminhada, mas faço minhas as palavras de desbravadores da Psicologia:

“Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons”. FREUD. Devemos ter em mente que nós somos nossos primeiros inimigos. Isso porque acabamos tentando ser uma coisa ao invés de outra. Portanto, tente se ver completamente e descubra como evoluir a partir disso.  Passar pela terapia é fundamental para um resultado positivo.

O livre-arbítrio é a capacidade de fazer com alegria aquilo que eu devo fazer”. CARL JUNG.  O que devemos ou não fazer, ao final, sempre é uma escolha – assim como a forma de encarar a situação. Você está aqui por que escolheu. Então faça-o com alegria e de forma plena.

“Se você planeja ser qualquer coisa menos do que aquilo que você é capaz, provavelmente você será infeliz todos os dias de sua vida”. A. MASLOW.  E não existe maior pobreza do que a infelicidade. Acredite! 

“Uma vida boa é um processo, não um estado de ser. É uma direção, não um destino”. CARL ROGERS. Aproveite o momento presente, aprenda o máximo que puder de seus professores, pois quando for profissional, será você é quem passará a ensinar.

“Que nada nos defina, que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância, já que viver é ser livre”.  SIMONE DE BEAUVOIR. Devemos lembrar que a nossa mente é nosso carrasco, pois sabe de todas as nossas fraquezas. E nos limita o crescimento. Liberte-se de seus medos e acredite no seu potencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (213.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com