TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicabilidades Dos Sistemas De Informações Gerenciais

Monografias: Aplicabilidades Dos Sistemas De Informações Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

Aplicabilidades dos Sistemas de Informações Gerenciais

Os Sistemas de Informações Gerenciais é um método de fornecer as informações necessárias para gerenciar as empresas com eficiência, para auxiliar os executivos nas tomada de decisões administrativas e tudo isso faz com que as empresas consigam atingir suas metas.

Através do SIG é possível disponibilizar para a administração as informações necessárias para enfrentar as tendências da crescente competitividade de mercado, oferecendo maiores condições para que as funções de planejamento, controle e operacionais da organização sejam executadas.

A necessidade nas empresas em utilizar o Sistema de Informação (SIG) surgiu devido ao grande volume de informações que as organizações possuem, objetivando na resolução de problemas internos e externos, proporcionando segurança, agilidade e versatilidade para a empresa no momento em que processam as decisões. Com esses fatores é possível ter uma visão das decisões, conseguindo um grande diferencial em relação aos concorrentes, e os gestores podem tomar decisões mais precisas e de fontes seguras. Na visão de Oliveira (2208, p.24) “é o desenvolvimento e a consolidação do processo administrativo, representado pelas funções de planejamento, organização, direção, gestão de pessoas e controle, voltado para a otimização dos resultados da empresa”. A visão para os executivos é fundamental para que as empresas possam se organizar em seus processos decisórios, pois a direção da empresa está nas mãos do gestor em relação ao seu futuro desenvolvimento e crescimento.

O Sistema de Informação Gerencial fazem parte das estratégias empresarias, visto que para as organizações é fundamental que tenha informação e uma ótima comunicação. O investimento é a qualidade da decisão tomada pela gerencia levando em consideração as informações sendo elas precisa em caráter decisório.

Para entender melhor o funcionamento de um SIG, abaixo podemos demonstrar o fluxo de informações dentro de um Sistema de Informações Gerenciais.

• Dados – São informações não trabalhadas, que pode ser um numero, um nome, um endereço. Que não consegue transmitir nenhuma informação para o usuário.

• Informações – É a coleta de informações, para a assim ocorrer a migração dos dados para o sistema, podendo ser através de um software, histórico de informações.

• Controle – Conferencia das informações, tendo a certeza que não sofreram nenhuma alteração.

• Gráfico – São utilizados para gerenciar e controlar o andamento de todos os pontos da empresa, onde apresenta índices numéricos que tem a função de demonstrar o desempenho de processos.

• Análise – Realizadas através de relatórios, sendo separadas por áreas, considerando os relatórios a parte mais importante de um SIG, podendo tomar decisões e trazer o resultado esperado.

• Decisões – As decisões podendo ocorrer através de programação, sendo as rotinas repetitivas, em que podemos criar um procedimento padrão ou até aquelas decisões não estruturadas, por se tratar de um problema complexo.

Um sistema de informação gerencial inclui um software, recursos como banco de dados, hardware para o sistema, sistema de apoio a decisão, sistemas especialistas, sistemas de informação executiva, etc. Para sermos mais exato a principal função do SIG é de fornece informações certas, na hora certa.

Atualmente, pode-se conceituar a tecnologia da informação como aplicativos de sistemas que filtrem e organizem os dados da empresa e os transformem em informações geradas em relatórios, com o diferencial, o que a torna mais competitiva, estando preparada para explorar novas oportunidades do negocio, simplificando as atividades empresariais bem como controlá-las com precisão.

As empresas tem tratado a informação como um recurso vital. Ela afeta e influencia a produtividade, a lucratividade e as decisões estratégicas das empresas. Para o processamento da informação, são necessários recursos tecnológicos e humanos, novas formas de coordenação e controle. Todas as organizações trabalham baseadas em informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com