TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação Das Teorias Administrativas

Monografias: Aplicação Das Teorias Administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  8.681 Palavras (35 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 35

INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de compreender o funcionamento da estrutura organizacional de uma empresa de pequeno ou médio porte, bem como fazer uma análise da empresa dentro da sua área de atuação e propor sugestões de melhorias para cada departamento da organização, gerando assim melhores índices de resultado para fornecedores, colaboradores e principalmente de clientes.

Para tal, foi necessário um estudo da empresa AMW Soluções em Tecnologia e Customização, escolhido pelo nosso grupo. A empresa atua no mercado há 10 anos na área de tecnologia da informação, uma área que por si só já permite atuar em diversos segmentos. Procurando suprir essa grande diversidade a AMW propõe à seus clientes soluções completas através de serviços próprios, e também por meio de serviços prestados por empresas parceiras.

A AMW oferece a seus clientes soluções em instalação, customização, embalamento, treinamento e também logística, que é feita em parceria com a Dijfo.

No decorrer do trabalho serão apresentados dados relevantes da história e da criação da empresa, descrição da sua força de trabalho e os requisitos necessários, os seus principais produtos e o seu público-alvo a ser atingido, identificação das principais características de seus concorrentes, como a La Rondine e o Grupo Gestock, identificação dos recursos e insumos utilizados pela organização, bem como a estrutura organizacional encontrada na empresa, aspectos físicos e ambientais de trabalho, o papel que a administração tem dentro da empresa e o comprometimento de seus colaboradores. Esses últimos itens como nosso principal objeto de avaliação.

Para realização do trabalho foram necessárias a formulação de questões para se fazer uma entrevista com o diretor da empresa, pesquisas bibliográficas sobre o tema estruturas organizacionais, o conhecimento prévio de cada integrante sobre o tema , adquiridos em sala de aula, e uma pesquisa sobre o segmento no qual a AMW Soluções estão inserida.

Por fim foi feito um estudo de caso e o grupo identificou algumas sugestões de melhorias para a empresa, como a implantação de novos departamentos, descentralização das tomadas de decisão e aumento do quadro de funcionários, entre outras.

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Não percebemos que nascemos em maternidades, somos educados em escolas, nas universidades damos continuidade a essa educação, nossos alimentos são produzidos em fazendas, cooperativas agrícolas, residências são erguidas por empresas de construção, somos sepultados por uma empresa funerária. São diversa organizações com características comuns.

As organizações são entidades sociais que são dirigidas para atingir as metas propostas pelo seus donos, é um sistema de atividade estruturada e coordenada. A estrutura organizacional da empresa é composta por pessoas, elas interagem para realizar funções essências que auxiliam no alcance das metas.

A maioria das novas organizações tem implementado um novo conceito em relação aos funcionários, esse novo conceito seria de dar aos funcionários maiores oportunidades de aprender e contribuir à medida que trabalham juntos. Os administradores estruturam e coordenam os recursos da empresa para alcançar o propósito da organização, e embora o trabalho pudesse ser dividido para várias pessoas e departamentos, a maioria das organizações atuais estão se esforçando para obter maior coordenação das atividades relacionadas com o trabalho, utilizando equipes de funcionários de diferentes departamentos para trabalharem juntos em projetos. A junção dos departamentos e a organização tornam-se mais flexíveis à medida que as empresas enfrentam a necessidade de responder as mudanças do ambiente externo com maior rapidez e com a necessidade de responder as exigências dos clientes com agilidade.

Até o final do século XIX existia poucas organizações de algum porte ou importância. A Revolução Industrial e o desenvolvimento de grandes organizações transformaram toda a sociedade, e pouco a pouco as organizações se tornaram centrais à vida das pessoas e hoje exercem uma enorme influencia em nossa sociedade.

As organizações produzem mercadoria e serviços que os clientes desejam a preços competitivos, as empresas procuram técnicas inovadoras de produzir e distribuir mercadorias e serviços com mais eficiência.

A reformulação das estruturas organizacionais da pratica administrativa, o meio do comercio eletrônico e a utilização da tecnologia de produção também contribui para o aumento da eficiência.

Quatro elementos importantes são necessários dentro de uma organização, sendo: Processo, Coordenação, Eficiência e eficácia.

Eficiência é minimizar a utilização de recursos, e eficácia e a maximização dos objetos alcançados, ou seja, alcançar objetivos utilizando menos recursos possíveis.

As organizações criaram uma tendência para a inovação mais do que confiam em produtos padronizados e maneiras ultrapassadas de fazer as coisas. Algumas grandes empresas têm departamentos inteiros dedicados a monitorar o ambiente externo e encontrar modos de se adaptar ou influenciar aquele ambiente. Uma das mais significativas modificações atuais no ambiente externo é a globalização, que tem aumentado a competitividade entre as organizações. É crescente a necessidade de interação com o ambiente externo, se faz também necessário objetivos claro, bem definidos, atividades coordenadas, alocação de recursos bem distribuídos, visando não somente a obtenção da sinergia interna, mas também para possibilitar a flexibilidade.

Aquele ambiente estável que existia nas empresas nos séculos passados não existe mais. Com o mercado internacional presente no país e o comércio eletrônico o ambiente para todas as organizações é imprevisível. Para dar conta, as organizações precisam de um paradigma mais novo, um paradigma baseado não nas premissas mecânicas da era industrial, mas nos conceitos de um sistema biológico vivo. Muitas organizações estão mudando para estrutura flexível, descentralizadas e que enfatizam a colaboração horizontal, além disso, as fronteiras entre as organizações estão se tornando difusas, quando mesmo os competidores formam parcerias para enfrentar as turbulentas condições ambientais. A principal forma de capital não são os prédios o máquinas de produção, mas a informação e o conhecimento, o valor de mercado das empresas é a tecnologia da informação que muitas vezes pode ser até maior que seu ativo fixo.

Estamos vivendo em uma época que a todo o momento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.5 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com