TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação Em Redes E Administração De Sistema

Casos: Aplicação Em Redes E Administração De Sistema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  1.985 Palavras (8 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

Introdução 2

1.1 - Camadas de Aplicação 3

1.2 - Protocolos presentes na camada de aplicação são: 3

SSH 3

TELNET 3

HTTP 4

FTP 4

NFS 4

SMTP 4

SNMP 4

POP3 4

NTP 4

SIP 4

RTP 4

IRC 4

Formato de esquema 5

1.3 - Relatório 1- Protocolos de Rede 6

2.1 – Descrever o funcionamento do protocolo HTTP 7

2.2 – O Funcionamento e suas Características são: 7

Uso de conexões persistentes: 7

2.3 - Relatório 2- Servidores. 9

Conclusão 10

Bibliografia: 11

Introdução

Com o avanço das tecnologias da internet, principalmente com a popularização do acesso, muitas empresas estão em busca de serviços e recursos terceirizados para a manutenção de seus servidores.

Para atender as necessidades do desafio proposto foi feita uma pesquisa sobre conceitos e abordagens em torno da camada de aplicação do Modelo de Referência ISO/OSI (International Standards Organization / Open System Interconnection) e seus protocolos.

O objetivo desse trabalho é apresentar de uma maneira simples e rápida o funcionamento da camada de aplicação os protocolos existentes da camada, e suas utilizações, e dos servidores web.

1.1 - Camadas de Aplicação

A camada de Aplicação e a mais próxima das aplicações do usuário faz a interface entre o aplicativo e o protocolo de transporte, a comunicação da camada de aplicação com a de transporte e feita através de uma Porta, em consequência as portas identificam o protocolo de comunicação.

Sendo formada por varias ASE's (Elemento de Serviço de Aplicação, que define uma função ou um conjunto de funções que ajudam na realização da aplicação), que são os componentes básicos das AE's (Entidade de Aplicação, função que um processo de aplicação utiliza para se comunicar com os seus pares). Processo de aplicação pode utilizar diversas AE's, cada uma com seu conjunto de definições e das regras de uso destas funções.

Por ser a camada que atende as necessidades dos usuários, e por cada usuário ter uma necessidade diferente, a camada de aplicação é conhecida por ter o maior número de protocolos existentes.

Está camada tem como função prover uma interface de diversos serviços de aplicação aos usuários de forma que converta as diferenças entre diferentes fabricantes para um dominador comum, ou seja, os dados são disponibilizados independentemente do serviço utilizado pelo destinatário.

Aplicações de rede que operam nessa camada: Email, Web, Mensagem Instantânea, Login em computador remoto como Telnet e SSH, Compartilhamento P2P, Transferência de arquivos FTP, Jogos em rede, Telefonia por IP, Vídeo conferencia em tempo real.

1.2 - Protocolos presentes na camada de aplicação são:

SSH (Secure Shell)- Através da autenticação segura, o protocolo SSH é utilizado para transferência de dados e conexão de maquinas remota de forma segura, em redes inseguras, oferecendo assim menos risco ao sistema.

TELNET (Transmission Control Protocol)- É o protocolo de rede utilizado na Internet ou redes locais que permite a interface de terminais e de aplicações se comuniquem.

HTTP (Hypertext Transfer Protocol) – O protocolo HTTP é utilizado para comunicação de sites da internet que utilizam linguagem HTML, ou seja, este protocolo tem como função permitir transferência de hipertexto.

FTP (File Transfer Protocol) – É o protocolo que define a maneira em que os ficheiros, (dados, arquivos, etc.), vão ser transferidos na rede.

NFS (Network File System) – É o protocolo responsável por prover transparência aos arquivos que são compartilhados via redes de acesso remoto.

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) – É o protocolo responsável por controla como os e-mails são transportados e entregues através da Internet ao servidor de destino.

SNMP (Simple Network Management Protocol)- É o protocolo que possibilita aos administradores da rede fornecer, diagnostica e gerencia os eventuais problemas que a rede possa vir ater na rede.

POP3 (Post Office Protocol) – Este é protocolo que controla a conexão entre um cliente de e-mails POP3 e um servidor onde os e-mails ficam armazenados.

NTP (Network Time Protocol) – É o protocolo que sincroniza a hora certa nos servidores e nas maquinas da rede independentemente se á rede e extranet ou Internet.

SIP (Session Initiation Protocol) – É o protocolo que se utilizado para a realização, modificação e finalização de comunicação interativa onde os utilizadores podem participar de sessões unicast ou multicast.

RTP (Real Time Protocol) - É o protocolo que provê informações multimídia de áudio e vídeo em tempo real.

IRC (Internet Relay Chat) - É o protocolo utilizado para troca de comunicação e informação na Internet.

Formato de esquema

Aplicação Protocolo de Aplicação Protocolo de Transporte

E-mail SMTP (RFC 821) TCP

Acesso de terminais remotos TELNET (RFC 854) TCP

Web HTTP (RFC 2068) TCP

Transferência de arquivos FTP (RFC 959) TCP

Streaming multimídia RTP ou proprietário TCP ou UDP

(ex: Real Network)

Servidor de arquivos remoto NSF TCP ou UDP

Telefonia Internet RTP

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com