TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação da estatística na área administrativa

Tese: Aplicação da estatística na área administrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  Tese  •  2.918 Palavras (12 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução;

A palavra Estatística vem de Estado, e sua definição mais ampla é que estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões.

Nesse contexto pode-se dizer que não é possível tomar decisões sem dados confiáveis, no Egito antigo e na Suméria já usavam métodos estatísticos, para registrar e reunir os dados da produção agrícola, e dos homens aptos ao serviço militar.

Entretanto com o passar do tempo e com o desenvolvimento de novos conhecimento, os métodos estatísticos se tornaram mais sofisticados.

De posse destas informações iniciais e de um estudo mais abrangente sobre o assunto construiremos um relatório, para o estudo de caso pra o controle de qualidade de pacotes de café para determinar a aprovação ou reprovação de um lote para comercialização.

Abstract

The word comes from the State Statistics and its broadest definition is that statistics is the science that deals with collecting, organizing, analyzing and interpreting data to make decisions.

In this context it can be said that you can not make decisions without reliable data, in ancient Egypt and Sumeria have used statistical methods to record and gather the data of agricultural production, and men fit for military service.

However, with the passage of time and the development of new knowledge, statistical methods have become more sophisticated.

With such initial information and a more comprehensive study of the subject will build a report for the case study for quality control of packaged coffee to determine the approval or disapproval of a lot for sale.

Etapa 1

• Passo I

Resumo teórico de materiais lidos nos passos 1 e 2.

As praticas da estatísticas são uma ciência que todos conhecemos, entretanto no nosso dia a dia nem nos damos conta da sua presença, por diversas vezes ouvimos falar que, pesquisa realizada mostra aumento na criminalidade ou pesquisa feita em época de eleições indica determinado candidato como favorito.

A estatística é definida como a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados para tomada de decisões.

A estatística teve acelerado desenvolvimento a partir do século XVII, com os estudos de Bernoulli, Pascal, Laplace, Gauss, Galton, Pearson, Fisher, Poisson e outros que estabeleceram suas características atuais, a estatística, é considerada por alguns autores como Ciência no sentido do estudo de uma população. É considerada como método quando utilizada como instrumento por outra Ciência.

Parâmetro e estatística são temos muito usados nesse estudo, sendo que parâmetro é uma descrição numérica de uma característica da população e estatística e uma característica numérica da amostra.

O estudo da estatística esta dividido em dois principais ramos, estatística descritiva, que é o ramo que trata da organização do resumo e da apresentação dos dados, e estatística inferencial, que é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra, sendo que a probabilidade é uma ferramenta básica no estudo da estatística inferencial.

Dentre os vários tipos de informações encontramos dados estatísticos que são todas as informações levantadas (coletadas) que servirão como base para o estudo e análise estatística, com isso uma vez definido o tema da pesquisa, deve-se escolher entre realizar uma pesquisa de dados qualitativos ou uma de dados quantitativos. Os dados qualitativos consistem em atributos, classificações ou registros não numéricos e dados quantitativos consistem em medidas ou contagem numérica, porem uma não substitui a outra: elas se complementam.

Um conjunto de dados pode ser classificado de acordo com o nível de medida, mais alto que ele aplica.

Os quatro níveis de medida do mais baixo para o mais alto são:

Nominal

Ordinal

Intervalar

Racional

Dados que estão no nível de medida nominal é também conhecido como categórico ou qualitativo, não há relação de maior, menor ou qualquer escala de ordem, uma variável nominal pode apenas ser igual ou diferente de outra variável nomina nenhum calculo matemático pode ser feito nesse nível. Exemplos de variáveis nominais: nome, gênero, raça.

Dados que estão no nível de medida ordinal também é qualitativo, embora em alguns casos possam ser transformado em quantitativo, neste caso, as variáveis possuem uma relação de ordem, podendo estabelecer comparações como x é maior que z. Exemplos de variáveis ordinais: grau de satisfação com o emprego, escolaridade, status socioeconômico.

Dados que estão no nível intervalar de medida e de razão são conhecidos como quantitativos, nesses níveis se pode calcular média, mediana e desvio padrão. a diferença básica entre esses dois níveis é que na escala de razão, existe um zero absoluto (um zero que significa “nenhum”).exemplos de variáveis intervalar: altitude, QI, temperatura.

Dados no nível racional de medida existem um zero inerente, são similares aos do nível intervalar, os dados podem ser ordenados e as diferenças calculadas, e uma razão pode ser formada de modo que se possa expressar determinado valor como múltiplo de outro, exemplos: altura, peso, idade.

A meta do estudo estatístico é coletar dados, e os usar para tomar decisões, se o processo de obtenção dos dados estatísticos foram bons, certamente as decisões tomadas serão satisfatórias, entretanto se o processo de coleta dos dados forem defeituosos a tomada de decisão será problemática.

Existem varias maneiras de coletar dados, algumas destas maneiras são:

Fazendo um censo, que é a contagem toda a população.

Usando uma amostra, que é a contagem ou medição de parte de população.

Usando uma simulação, que é o uso de um modelo matemático ou físico para reproduzir uma situação ou um processo.

Realizando um experimento, que é aplicação de um determinado tratamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com