TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicações dos Conceitos de Matrizes Determinantes em Engenharia da Computação.

Por:   •  14/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.991 Palavras (8 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 8

Pesquisa: Aplicações dos conceitos de matrizes determinantes em Engenharia da Computação.

O conceito de matriz, surgiu e foi aplicado pelos gregos, em séculos atrás, com a finalidade de analisar, criar e deduzir, aspectos da matemática, porem os gregos tinham a ideia, mas não tinham recursos o suficiente para colocar em pratica a grande ideia deles a única coisa que eles sabiam é que a álgebra. Após os gregos descobrirem que não eram assim tão talentosos com a geometria que foi ideia deles, perceberam que a álgebra seria o principal unificador para o sucesso de seus estudos.

As incógnitas levantadas pela álgebra representaram muitas vezes na época, os problemas da vida real de forma com que a matemática represente em números os valores desconhecidos e que você precisa descobrir, no século XVII, a álgebra ganhou forma criativa com a junção da geometria que os gregos estudavam. Conforme o tempo passou e os estudos se aprofundaram, outras pessoas interessadas na pesquisa e no estudo da geometria analítica tomaram conhecimento e se integraram aos estudos, dando vida e tornando esta descoberta uma das maiores descobertas científicas matemática do mundo.

No caso, as pessoas envolvidas em questão, seriam dois franceses graduados em direito, René Descartes e Pierre de Format, apesar de suas formações serem de áreas distintas, Pierre apresentava um grande amor pela matemática, e René era motivado pela filosofia. Graças a estas particularidades dos dois, temos este grande avanço cientifico nos dias atuais como uma das descobertas mais bem-sucedidas e independente do mundo, e apesar de praticar a matemática apenas por hobby Pierre se dedicava muito a matemática colocando exatamente todo seu talento no que fazia, como fruto de toda sua dedicação e habilidade desenvolvida, junto ao parlamento, criou o cálculo diferencial e de probabilidade ficando seus estudos em números inteiros para obtenção de respostas especificas e objetividade em respostas objetivas e esclarecedoras.

Em 1679 foi postado junto a obra de Pierre, um pequeno e modesto texto aonde era destacada sua participação e envolvimento no estudo cientifico de geometria analítica, em segundo plano, deixando em primeiro Renné Descartes, que ao passar do tempo ficou mais conhecido como autor da geometria analítica. Ele foi responsável pelo aproveitamento da ideia principal dos gregos, e levou o mérito consigo após o sucesso dos resultados obtidos na época.

Renné teve boas condições de estudo e seu interesse pela matemática foi destacado des de muito cedo, pois ele estudava em escolas de alto padrão, e teve acesso ao melhor da educação oferecida na época, isto explica grande parte da sua colaboração científica na história dos grandes avanços do século, ele ressalta em suas obras a que seu amor a filosofia se deu por conta da certeza e demonstrações justificativas que a matemática oferece, pois a matemática é constituída por regras, a matemática traz respostas, provas reais sem especulações ou segundas intenções. Renné teve participação especial também em rodas matemáticas em Paris, além de ter prestado durante muito tempo serviços militares, porem sem nenhum feito importante para a época, sua questão e inspiração sempre teve sempre focada em novas descobertas filosóficas matemáticas.

A principal publicação de Renné sobre a geometria analítica se deu em 1637 em um texto denominado como A geometria, esta foi de grande importância e ficou marcada pelo grande avenço cientifico na época. Nesta obra Renné defende e ressalta toda sua capacidade matemática que virou modelo de aquisição em vários lugares, porem a atual geometria analítica que temos hoje, é diferente do modelo construído por Format e Descartes porem a principal ideia ainda é mantida a mesma, mudando poucas coisas como somente a forma operacional de resolução das contas.

A contribuição dos dois franceses foram de extrema importância para chegarmos no que temos hoje, como base matemática, por meio de processos algébricos com procedimentos estabelecidos.

No modelo atual que temos hoje, o x e o y é utilizado tal como sendo protagonistas de uma incógnita colocada para a realização de cálculos em estrutura totalmente linear, visando o aprimoramento da lógica de raciocínio na resolução de problemas, porem qualquer erro nas operações necessárias pode ocasionar na resposta incorreta, é importante ser seguido um passo a passo na resolução, com muita atenção aos sinais regras da aplicação. Existem mais de uma forma de resolver as incógnitas, mas é de extrema importância que toda a base matemática esteja em evidencia, pois, todo tipo de operação é apresentada neste estudo.

O método de resolução das operações atuais em geometria analítica é feito como um sistema de coordenadas cartesianas, através de do alinhamento entre determinantes em determinados eixos, simulando a principal ideia fundada por Renné e Format nos séculos passados, é uma operação muito utilizada em várias áreas de atuação profissional, normalmente no ensino médio se aprende este cálculo de modo com que os alunos já saiam do ensino médio sabendo como realizar a resolução desta, e de muitas outras operações lógicas como esta.

Atualmente sabemos que em muitas profissões na área de extas e saúde se utiliza a lógica do raciocínio matemático, pois a matemática está presente nos pequenos detalhes muitas vezes do dia a dia mesmo, como por exemplo na área da saúde se usa muito o cálculo de dosagem de medicamentos, probabilidade, estatística e regra de três, é preciso que os resultados sejam obtidos com precisão, pois é uma vida humana que depende destes cálculos, e uma miligrama a mais de um determinado medicamento pode vir a prejudicar um paciente.

Da mesma forma que é importante para a área da saúde, mais importante ainda é para a área de engenharia. Apesar dos criadores das operações em geometria analítica serem graduados em direito, muito utilizada é a geometria analítica em áreas de exatas, como engenharias elétrica, química, produção e computação. Na área de engenharia o principal alicerce que sustenta a área é a matemática e cálculo, porque assim como a geometria nos proporciona a precisão em um resultado e uma resposta de um enigma, o trabalho de um engenheiro é este. Desvendar enigmas, obter respostas com exatidão, criar e contemplar projetos que envolvem muitos cálculos estruturais como este.

Na área de engenharia, matriz é a base para todos os outros cálculos que vem a seguir durante o curso, por isso é importante que os profissionais aprendam dês de cedo a lógica de raciocínio principal para a resolução destas contas, os outros cálculos partilham da mesma lógica, mudando somete a metodologia e forma de resolução, muitas vezes algumas regrinhas básicas da matemática muda neste tipo de operação, porém nada que impeça o entendendimento e bom desenvolvimento de um aluno durantes as aulas.      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com