TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendendo A Nadar Em Ludicidade

Artigo: Aprendendo A Nadar Em Ludicidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 2

1)Quais são as conceituações de nadar,natação e atividades aquáticas?Qual é o mais adequado para as aulas de educação física escolar?Por quê?

Nadar é se deslocar dentro da água ou sustentar se sobre ela, usando recursos do próprio corpo e compreende variadas manifestações do sujeito dentro da água.

Natação possui caráter desportivo, utilizando movimentos técnicos, adquiridos através de treinamentos buscando perfeição, muitas vezes ligados a um esporte de alto rendimento com busca de vitorias recordes e títulos.

Atividades aquáticas toda manifestação esportiva, lúdica ou programa que se desenvolve dentro do meio aquático por tanto desde o começo dos tempos onde o ser humano passa a desenvolver coisas do seu dia a dia envolvendo água (lazer, esporte, educação, etc..) é denominado atividades aquáticas.

Atividades aquáticas pois em muitas escolas não há piscinas para ensinar a nadar ou praticar a natação, por tanto atividades aquáticas seriam mais viáveis de realizar pois levar alunos em um camping, sitio ou clube que possuam piscinas é mais fácil, e lá realizar atividades aquáticas como brincadeiras e jogos.

2)Considerando as relações do ser humano no meio aquático ao longo da história, descreva uma atividade a ser aplicada em uma aula de Educação física escolar que possibilite ao aluno sobre sua historia de vida aquática.

A Múmia

Objetivo: Desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio.

Materiais: Dois lençóis

Os jogadores estarão dispostos em duas colunas. Cada equipe, em média com 6 ou 8 jogadores, escolherá um jogador para ser a múmia, que estará enrolada dos pés ao peito com um lençol. Os demais componentes têm a função de levar a múmia até o outro lado do campo de jogo.

A múmia estará deitada em decúbito dorsal (barriga para cima) sobre os colegas, e não pode ser molhada. Ganhará a equipe que conseguir chegar primeiro e com a múmia seca.

Essa atividade além de estimular trabalho em grupo mostra aos participantes que antes de haver pontes e barcos muitos atravessavam rios com objetos nas costas para não molhar.

Referencias:

DURAN,M. Aprendendo a nadar em ludicidade. São Paulo: Phorte, 2005

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com