TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDER BRINCANDO - O LUDICO NA APRENDIZAGEM

Por:   •  18/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.706 Palavras (35 Páginas)  •  764 Visualizações

Página 1 de 35

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

KUCZYNSKI, Juliana Roberta Lima Samways. Aprender Brincando: O Lúdico na Aprendizagem. 2016. 33 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Norte do Paraná, São Mateus do Sul, 2016.

RESUMO

Este trabalho faz uma abordagem sobre o Resgate Lúdico, permitindo-se que o lúdico assume, hoje, uma conotação diferente daquela que considerava o brincar como algo pejorativo, observando-se que a aceitação do lúdico é uma ciência que precisa ser vivenciada, e observada a cada momento pelo educador. Este estudo foi realizado, através de uma pesquisa bibliográfica, notando-se cada questão sobre os conceitos lúdicos, brincadeiras, jogos e músicas. Através da pesquisa, percebeu-se que a ludicidade, hoje, se direciona tanto para crianças, jovens ou adultos em diferentes instituições dentro ou fora de sala de aula. O educador entra como um mediador dessa construção, questionando, interrogando e sempre se interessando em tudo o que acontece na sala de aula. Assim, estará elaborando conflitos e hipóteses de conhecimentos, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de entender pontos de vista diferentes do seu, de fazer-se entender, bem como de coordenar o seu ponto de vista com o do outro. Nota-se que brincar, jogar e cantar são momentos de descobertas e de prazer, criando uma relação de significados e de pensamentos na situação real.

Palavras-chave: Ludicidade. Educador. Brincadeiras. Jogos.


sumário

1 INTRODUÇÃO        03

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        05

2.1 Contexto histórico da Ludicidade         05

        2.1.1 A Relação entre a Ludicidade e as Descobertas da Dinâmica Cerebral         06

2.2 Concepções Teóricas do Lúdico         07

2.3 Breve Histórico do Espaço Lúdico        08

2.4 Espaço Lúdico na Escola e o Educador......        08

        2.4.1 O Lúdico na Educação e na Prática Pedagógica         10

2.5 Brinquedos: do Processo de Construir ao Ato de Brincar...        11

2.6 Jogos...........        13

2.7 Música: Um Instrumento Didático        16

3 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO        03

3.1 Tema e Linha de Pesquisa         18

3.2 Justificativa         18

3.3 Problematização        18

3.4 Objetivos......        19

3.5 Conteúdos...        19

3.6 Processos de Desenvolvimentos        21

3.7 Tempo Para a Realização do Projeto        25

3.8 Recursos Humanos e Materiais        25

3.9 Avaliação....        26

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        28

5 REFERÊNCIAS        29



  1.  INTRODUÇÃO

Observa-se que a aceleração do sistema educativo, encontra – se afetado em seu conjunto pela crise generalizada do mundo atual.

Os problemas da educação não são os mesmos para todas as pessoas, ou seja, não afetam da mesma forma os diferentes membros da sociedade e nem são todos que costumam reclamar.

A educação faz parte da atual conjuntura e se depara com as necessidades antes desconhecidas. A escola é o espaço onde se oferecem oportunidades de compreender, sentir, compartilhar, desenvolver a criatividade e a criticidade, sendo que, professores e alunos são, nesse sentido, parceiros na aventura do saber. Assim a sala de aula é um espaço dinâmico e interativo, lugar esse de partilha e construção conjunta.

Outro aspecto importante é a participação da família, pois ela é o núcleo no qual a criança constrói suas experiências e representações e, portanto a base de sua identidade cultural e afetiva. Então o processo de educação escolar ocorre com ênfase, principalmente em processos verbais, através de palavras, símbolos e códigos. Dessa forma, na vivência das situações que o lúdico possibilita, podemos observar as atitudes e respostas da criança, não só no aspecto motor mais também no cognitivo e afetivo – social.

Portanto, todo ser humano é criativo, sendo capaz de utilizar as mais variadas formas de expressão, como o desenho, a pintura, a música, a dramatização, os jogos, liberando a sensibilidade, a imaginação, os sentimentos, sendo capaz de estabelecer as mais variadas formas de comunicação consigo mesmo, com os outros e com a própria natureza.

Para clarear este estudo foram criadas as seguintes perguntas:

Como se caracteriza o lúdico na aprendizagem e como resgatar esse espaço no contexto escolar? Quais competências o espaço lúdico desenvolve nos educandos? Quais os procedimentos para trabalhar o lúdico na aprendizagem dos educandos nas séries iniciais?

O lúdico se caracteriza de maneira prazerosa e diversificada, pois cada educando recebe um estímulo diferente, onde pode-se resgatar através de memórias antigas e experiências vividas.

Já as competências se desenvolvem de maneira interdisciplinar, não sendo restrito a quatro paredes e sim fluir por todo o ambiente, dentro e fora das classes. Assim, o lúdico é um espaço para desenvolver competências. O educando ao brincar vai treinar sua capacidade e medir seus limites, seus ganhos e perdas.

A pesquisa segue o paradigma qualitativo devido o procedimento de estudos teóricos a respeito do lúdico nas séries iniciais. Para tanto, será utilizado como método de abordagem o dedutivo procedimentos os método explicativo e analítico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.1 Kb)   pdf (374.3 Kb)   docx (60.8 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com