TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Aprender Brincando e s e descobrindo

Por:   •  19/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  5.978 Visualizações

Página 1 de 4

                   Projeto Aprender Brincando e se descobrindo


1- IDENTIFICAÇÃO:

Escola: Centro Educacional Erlach

Ensino: Ensino Infantil

Série/Ano: Jardim

Turma(s): B

Faixa Etária dos alunos: 4 a 5 anos

Duração: 6 meses

Responsáveis: Professores e equipe pedagógica

2- INTRODUÇÃO:


A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da Educação Básica e mesmo não sendo obrigatória é um direito de toda criança. Tem o objetivo de proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento físico, motor, emocional e social da criança. No espaço escolar da Educação Infantil é essencial priorizar o ambiente lúdico, pois é desta forma, sendo estimulada com prazer e alegria que a criança amadurece o sistema nervoso, educa os sentidos, desenvolve habilidades motoras e sua capacidade física. O Estágio é de extrema importância, pois é de frente para realidade é que somos capazes de enxergar e reconhecer em nós a necessidade de aprimoramento em nossa formação acadêmica e também é o momento de identificar nossas aptidões e interesses em relação à nossa escolha profissional. Este é o compromisso da educadora infantil: proporcionar momentos repletos de motivação e envolvimento emocional, doando atenção e carinho, preparando propostas pedagógicas atrativas, com o intuito de tornar este momento especial e importante na vida destes pequenos aprendizes.


3- JUSTIFICATIVA:

O projeto tem como objetivo também incentivar a aprendizagem de uma forma prazerosa e assim conhecer a si mesmo, no qual o aluno irá aprender brincando, interagindo, se socializando, sem nem perceber o quanto aprendeu brincando e se descobriu.

No entanto, a criança irá passar por diversas aprendizagens, assim o professor estará diversificando sua forma de ensinar, podendo leva-lo(s), a lugares diferentes, no qual poderá também aprender de uma diferente.

4- OBJETIVO GERAL: 

Propiciar atividades que possibilitem aos alunos adquirir o conhecimento de si mesmos, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo são muito importantes. Lembrando sempre que toda relação humana é educativa e segundo Redin: 
(...) Todo contato com a criança deixa marcas que definem posições. No caso da educação infantil, fica difícil distinguir o que é específico de escola do que é assistência, higiene e saúde. Toda relação estabelecida com a criança, em qualquer idade, mediada pelo mundo dos objetos, das pessoas, pela instituição educacional, com seu cotidiano e rituais, é educativa. É educativa também a relação assistencial, de atendimento às necessidades imediatas de higiene, alimentação, saúde, proteção e aconchego (REDIN, 1998, pág. 49) 

Pois como ainda são pequenos, a melhor forma de transmitirmos conhecimento, afeto e carinho é na rotina diária que desenvolvemos com as crianças. 

5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

 Desenvolver a linguagem oral e escrita, através da visualização do alfabeto, familiarizando-se com a escrita do seu nome. 
 Observar as partes do corpo, reconhecendo em si próprios, através das observações feitas no espelho, como cabeças, ombros, joelhos, barriga, umbigo, orelhas, etc. 
 Estabelecer relações espaço temporal em relação à família, escola, destacando figuras de pessoas mais velhas e mais novas, para que reconheça as diferenças do tempo. 
 Reconhecer as cores e formas geométricas básicas, como triângulo, quadrado e circulo, para que relacione números a quantidades e formas. 
 Desenvolver a capacidade de coordenação dos movimentos e equilíbrio, por meios de gestos e posturas, para que coordenem seus movimentos, sua flexibilidade e força. 
 Apresentar noções fundamentais de higiene, para que aprendam cuidados simples sobre higienização e sua importância para saúde, através do banho e demais atividades do dia a dia. 
 Trabalhar com os sentidos de Visão e Audição, discriminando cores e detalhes, através de dinâmicas em grupos. 
 Desenvolver os sentidos de tato e paladar, através do toque e sabores, aprendendo a identificar conhecendo diferentes tipos de matérias. 
 Desenvolver habilidade de discriminar cor, forma, harmonia, através do desenho e pintura. 
 Desenvolvendo a linguagem oral e coordenação motora, relacionando figuras, objetos, letras e cores, para que possam desenvolver uma forma pessoal de expressão. 

6- CONTEÚDOS: 

• Linguagem Oral e Escrita 
Identificação da letra do nome inicial próprio nome 
Traçado do nome 
Oralidade 

• Matemática 
Grandezas e medidas 
Noções tempo 
Formas geométricas 

• Artes 
Alfabeto Visual 
Cores Primárias 
Desenho, recorte, colagem e pintura 
Expressão Musical e Corporal 
Expressão Oral 

• Movimento 
Movimentos naturais 
Atividades sentar, correr, levantar, saltar. 
Lateralidade e equilíbrio 

• Música 
Expressão oral 
Lateralidade e equilíbrio 

• Natureza e Sociedade 
Eu e minha família 
Fases da vida 
O ambiente em que vivo 
• Autonomia e identidade 
Identificação de si mesmos 
Higienização 
Órgãos e sentidos 

7- METODOLOGIA: 

Rodinhas de conversa 
Trabalho individual 
Trabalho em grupo 
Confecção de cartaz 
Desenhar, colorir, recortar, colar 
Histórias 
Música 
Quebra-cabeça 
Mural das partes do corpo 
Dinâmica das partes do corpo 
Caixa surpresa 
Mímica 
Traçado 
Dança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (151.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com