TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Area De Marketing

Artigo: Area De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  4.004 Palavras (17 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TRABALHO

AS ÁREAS DE APLICAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO

Rio de Janeiro

2013

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

AS ÁREAS DE APLICAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO

ANA LMERINDA CHUCRE

Matrícula: 2011.02.29176-5

_____________________________________

CARLOS RENATO ROSA DA COSTA

Matrícula: 2013.01.40267-2

______________________________________

DAYSE TARDELLI OURENÇO MELIANDE

Matrícula: 2013.01.17428-9

______________________________________

RENAN DOPAZO DE SÁ

Matrícula: 2013.01.53355-6

______________________________________

Sob a Orientação da Professora

Célia Paradela

Rio de Janeiro, RJ

2013

I) ÁREA DE MARKETING OU SISTEMA DE MARKETING

1) Apresente uma definição de Marketing.

Resposta:

Marketing é um processo social e gerenciável, através do qual, indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores com outras pessoas. Também pode ser entendido como a “ execução das atividades de negócios que encaminham o fluxo de mercadorias e serviços partindo do produtor até os consumidores finais”.

2) Os subsistemas de Marketing podem também ser chamados de Funções Gerenciais do Marketing. O que é, o que envolve e qual a importância do subsistema de Pesquisa de Marketing ou Pesquisa de Mercado?

Resposta:

É o desmembramento das atividades de Marketing, onde estão envolvidas sete funções complementares que são pesquisa de mercado, gerência de Produtos, Propaganda, Promoção de Vendas, Vendas, Distribuição e Demanda.

Envolve o delineamento do mercado, determinando-se onde vivem os consumidores, quando compram o produto, quantas vezes e em que quantidade.

A importância da pesquisa de mercado serve para sondar permanentemente o mercado, visando detectar as tendências de consumo, os anseios e necessidades dos clientes atuais e potenciais e também o movimento dos concorrentes, a expansão ou retração do consumo e outros aspectos relevantes.

3) Em relação ao subsistema Gerência de Produto, informe sobre a sua atuação, seu papel na criação de vantagem competitiva para a empresa e sua participação na definição do preço do produto.

Resposta:

A gerência de produtos atua na área de preços, marcas, embalagem e na busca das características que o diferenciarão da concorrência, podendo criar a chamada “vantagem competitiva”.

Seu papel na criação de vantagem competitiva, consiste em oferecer aos clientes qualidades não encontradas nos concorrentes e superá-las.

A definição correta da política de preços é um aspecto crucial para a gerência de produto, pois é necessário ter plena coerência entre a qualidade do produto oferecido, o status e as comodidades sem aumentar o custo para o consumidor.

4) O que faz o subsistema de Propaganda? Qual a sua importância na fixação e manutenção do produto na lembrança do cliente?

Resposta:

A propaganda busca a divulgação ou fixação da marca ou produto, fazendo-o conhecido e atraente para os seus consumidores.

O ideal para fixar o produto é que a organização possua uma política ampla de marketing, envolvendo um correto posicionamento nas suas diversas funções. Um bom investimento em propaganda pode compensar também as deficiências em outras funções.

5) Apresente os aspectos mais importantes do subsistema Promoção de Vendas.

Resposta:

A promoção de vendas cuida do relacionamento com os distribuidores, revendedores e nos casos de venda direta, com os consumidores finais buscando a criação de condições favoráveis à manutenção de volumes elevados de negócio. Outro aspecto importante é o oferecimento de promoções.

6) O que faz e qual a importância do subsistema de Vendas, para o Sistema de Marketing?

Resposta:

Vendas gerencia o trabalho dos vendedores, incluindo a estipulação de critérios, estratégias de atuação e áreas de atuação dentre outros fatores do dia-a-dia dos profissionais da área.

A importância desta área é que a estratégia da força de vendas esteja alinhada com as características dos mercados-alvo da empresa e a sua posição nestes mercados. A força de venda precisa se empenhar e ter consciência em alcançar os objetivos centrais, trazendo satisfação para os clientes e lucratividade para a empresa.

7) Apresente os principais aspectos relacionados ao subsistema de Distribuição.

Resposta:

Analisa os canais de distribuição, buscando facilitar ao máximo o escoamento da produção e o acesso aos clientes, incluindo além da definição de canais mais apropriados, as questões de estocagem e transportes.

8) Explique a necessidade da área de Marketing em relação a detectar e criar de demanda no mercado.

Resposta:

O principal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com