TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte, Criatividade E Recreação

Casos: Arte, Criatividade E Recreação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  3.801 Palavras (16 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

POLO DE APOIO PRESENCIAL GUIACURU

CURSO PEDAGOGIA 5° SEMESTRE

DISCIPLINA PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

CLEONICE LINO RA 380672

CRISTIANE GALLAS DA SILVA RA 359779

EDNA NASCIMENTO DE CASTRO RA 352581

ELIETE BORGES DE OLIVEIRA RA 373896

PAULA RIBEIRO DA SILVA RA 369580

SILVANA APARECIDA CAPECCI RA 359830

PROJETO EDUCATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Professora Disciplina: Gilse T. Lazzari Perosa.

Professora Presencial: Wanessa da Silva e Silva

CAMPO GRANDE-MS

JUNHO- 2014

Sumário

1 – Introdução .................................................................................................. 03

2 - Desenvolvimento – Uma nova Cultura de Aprendizagem ......................... 04

2.1- Repensando a Aprendizagem .......................................................................06

2.2- Fazer e Compreender ................................................................................... 06

3- Conceitos de Projeto Pedagógico ................................................................... 07

4 - Projeto: Preconceito- Convivendo com as Diferenças ...................................09

5- Conclusão ........................................................................................................14

6- Referências ..................................................................................................... 15

Introdução

Este trabalho tem como objetivo promover a interdisciplinaridade, possibilitando a identificação de pontos comuns e das relações existentes entre conteúdos ministrados, transportando-os também para as ações diárias e contextualizá-los. O pensar e agir interdisciplinar apóia-se no principio de que nenhuma fonte de conhecimento é em si mesma completa, e que ao se interagirem surgem novos desdobramentos na compreensão da realidade e de sua apresentação.

O ensino por meio de projetos, além de consolidar a aprendizagem, contribui para a formação de hábitos e atitudes e para a aquisição de princípios, conceitos ou estratégias que podem ser generalizados para situações alheias à vida escolar. Trabalhar em grupo produz flexibilidade no pensamento do aluno, auxiliando-o no desenvolvimento da autoconfiança necessária para se engajar numa dada atividade, na aceitação do outro, na divisão de trabalho e responsabilidades e na comunicação com os colegas.

O conhecimento construído através dos Projetos Multidisciplinares deve possibilitar a análise crítica de valores sociais, desenvolverem o respeito mútuo – uma vez que requer uma maior interação entre os alunos – e fortalecer a aquisição de hábitos saudáveis, pois faz com que o aluno se reconheça como elemento integrante do processo e permite maior conscientização sobre os diversos aspectos relacionados às situações cognitivas, afetivas e sociais ao permitir o uso de estratégias individuais e grupais nas práticas e resoluções de problemas.

Uma nova cultura de aprendizagem

A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem. Este ambiente é criado para promover a interação entre todos os seus elementos, propiciar o desenvolvimento da autonomia do aluno e a construção de conhecimentos de distintas áreas do saber, por meio da busca de informações significativas para a compreensão, representação e resolução de uma situação-problema.

Método de projetos, centros de interesses, trabalha por temas, pesquisa do meio, projetos de trabalho são denominações que se utilizam de maneira indistinta, mas que respondem a visões com importantes variações de contexto e de conteúdo. No entanto, não deve surpreender essa diversidade quando se fala de uma nova prática educativa.

Trabalhar com projetos significa lidar com ambigüidades, soluções provisórias, variáveis e conteúdos não identificáveis a priori e emergentes no processo. Tudo isso se distingue de conjecturas pela intencionalidade explicitada em um plano que inicialmente é um esboço ou design caracterizado pela plasticidade, flexibilidade e abertura ao imprevisível, sendo continuamente revisto, refletido e reelaborado durante a execução.

O envolvimento do aluno no processo de aprendizagem é fundamental. Para isso, a escola deve propiciar ao aluno encontrar sentido e funcionalidade naquilo que constitui o foco dos estudos em cada situação da sala de aula. De igual maneira, propiciar a observação e a interpretação dos aspectos da natureza, sociais e humanos, instigando a curiosidade do aluno para compreender as relações entre os fatores que podem intervir nos fenômenos e no desenvolvimento humano. Essa forma de aprender contextualizada é que permite ao aluno relacionar aspectos presentes da vida pessoal, social e cultural, mobilizando as competências cognitivas e emocionais já adquiridas para as novas possibilidades de reconstrução do conhecimento (PCN- Ensino Médio, 1999).

Uma abordagem de educação que propicia o processo de reconstrução do conhecimento para a compreensão da realidade no sentido de resolver sua problemática trata o conhecimento em sua unicidade, por meio de inter-relações entre idéias, conceitos, teorias e crenças, sem dicotomizar as áreas de conhecimento entre si e tampouco valorizar uma determinada área em detrimento de outra. Nesse aspecto, o currículo por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com