TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Criatividade E Recreação

Dissertações: Arte Criatividade E Recreação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  2.513 Palavras (11 Páginas)  •  1.220 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.

Lucinéia Aparecida dos Santos Silva RA: 1102000337

Sandra Idelfonso Almeida Bueno RA: 1102000329

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Arte, Criatividade e Recreação”, sob orientação do professor-tutor à distância Rita Gomes.

JUNDIAÍ

2013

Introdução

A finalidade deste estudo é refletir de forma analítica e criticas dificuldades das manifestações e comunicações artísticas e lúdicas em sala de aula no período escolar e identificar as contribuições da arte nos processos pedagógicos relativos à criatividade e a recreação.

Texto: Relato das memórias escolares relacionadas às práticas artísticas.

Lucinéia- O relato que vivenciei nas aulas de artes valeu para nos fazer conhecer cores, desenvolver nossa coordenação motora, noção de combinação de cores, mais percebemos hoje que nossa criatividade, imaginação foi inibida pelo método utilizado nas escolas, mesmo elas sendo de diferentes épocas.

Os trabalhos artísticos não eram explorados, nem criatividade, expressividade das crianças, além de não serem usadas técnicas que permitem o total desenvolvimento da potencialidade dos alunos.

Sandra- Minha trajetória escolar na matéria de Artes foram desenvolvidas a partir de quando ingressei no jardim da infância, onde todas as atividades eram pinturas em desenhos que já vinham em uma folha de papel ou desenhava em cadernos apropriados, mas tudo indicado pela professora, pois já vinham determinados recortes de revistas e jornais, até as cores que poderia ser usado nas aulas de acordo com datas comemorativas referentes ao tema.

Texto: Qual o papel da Arte na Educação contemporânea?

Em estudo sobre a obra estética em obras de arte, deparamos com essa definição de arte: “Arte é receptora de sensações e doadora de significados” de autor desconhecido. Sentimos então, que ela é uma grande experiência, ela é educação. Não existe educação sem arte, não existe arte sem educação.

A arte esta presente em todos os momentos de nossas vidas do meio escolar e fora dela desde tempos imemoriais. Portanto a arte influencia na educação e contribui para avanço escolar do aluno.

A educação pela arte viabiliza meios para o individuo compreender as diferentes formas de fazer, pensar e sentir que estão presentes nas representações simbólicos.

“A escola é um espaço de investigação” (Carlos Barmak- Consultor de Arte Educação), isto nos leva a compreender a razão do seu papel na educação contemporânea. Nos traz, nos reporta a tempos, a espaços, a formas, a percepções e sensações universais, a sua importância é vital a cultura ao nosso bem- estar, alargando o horizonte do saber.

Texto: Quais são as habilidades fundamentais a serem desenvolvidas, com base nas propostas destes documentos, para cada um dos pilares da expressividade artística?

Quando pensamos em atividades e materiais para o desenvolvimento das habilidades fundamentais do aluno em cada um dos pilares da expressividade artística no ensino fundamental com a finalidade de desenvolver o aluno, a sua competência estética, isto é que sejam capazes de expressar suas emoções, sensibilidade em suas produções artísticas, capaz também de interagir com matérias, instrumentos e metodologias variadas em artes como teatro, dança, música, artes visuais e relacionar-se bem com sua produção artística, inclusive com a do outro; importante é o aluno saber identificar, compreender a arte como foto histórico e respeitar os enfoques diferenciados pela diversidade cultural e social e além dessas muitas outras habilidades que possam enriquecer a autocritica de cada um que é muito importante para as transformações. Para isso é muito importante que sejam desenvolvidas trabalhos pessoais e grupais, que sejam aplicados desde os anos iniciais na vida escolar através do lúdico com definições por faixa etária. As brincadeiras, e jogos desenvolvem a liberdade de pensar fortalecendo o seu interior.

O professor precisa cultivar determinados cuidados no momento da seleção das atividades ou matérias para a elaboração das aulas de artes, principalmente quando são específicos como Artes Visuais, Música, Teatro e Dança. Citamos aqui apenas alguns de inúmeros cuidados, além da atenção para com a faixa etária da classe. Além disso, é necessário saber se os conteúdos das atividades a serem aplicada são compatíveis com as possibilidades de aprendizagem do aluno; com a apresentação do conceito dos conteúdos básicos de arte indispensáveis no desenvolvimento de sua competência artística.

Podemos citar alguns exemplos de atividades para este fim, como: produzir marcas na areia; pintar partes do corpo; imprimir superfícies diferentes: reconhecer a impressão das mãos e pés.

Através dessas atividades pode-se oferecer ao aluno um leque de experiências lúdicas que estabeleçam relações entre significantes (impressões) e significados (mãos, pés, e objetos), e lhe favorecer o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e motor, proporcionando a ele o reconhecimento de sua própria marca, identidade e sentido de existência.

Desenvolvemos essas ideias diante de tudo que foi exposto em depoimentos e relatos de professores de trabalhos de artes com seus alunos do Ensino Infantil e da Educação Fundamental.

ATIVIDADES E MATERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FUNDAMENTAIS DO ALUNO

Em artes visuais deve-se proporcionar aos alunos experiências de aprender e criar proferindo a sua percepção, imaginação, sensibilidades artística, mantendo contato com atividades de pontilhismo, outras como textura, forma, volume, ritmo, movimento, equilíbrio, superfícies planas e cores. Importantes também são o contato e observação com diversos meio de comunicação da imagem: televisão, história em quadrinhos, vídeos, desenho animado, cartazes e outros. As atividades exploradas nesta área, analisamos como importantes, as visitas a exposições de vídeos, desenhos, ilustrações, a editoras para observação da industrialização das historias em quadrinhos, empresas de jornalismo e outras.

“A arte alcança sempre a finalidade que não tem.”

(Otto Maria Carpeaux)

“A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte.”

(Mahatma Gandhi)

A atividade lúdica -a dança – desenvolve a percepção de espaço e tempo, a espontaneidade, a criatividades, a liberdades do desenvolvimento da criança, do jovem ou do adulto no que se refere á autoestima, por despertar a consciência e a construção de sua imagem corporal, que são aspectos fundamentais par seu crescimento interior individual e sua consciência social.( PCN/ARTES,1997,p.50). Além do reconhecimento do seu corpo (pele, músculos e ossos) e suas funções. (PCN/ARTES, 1997,P52).

Acreditamos na boa função dos jogos populares de movimento, brincadeiras de amarelinha, de ciranda e outros que fazem parte da cultura dos povos oferecendo riqueza na aprendizagem.

“Dançar é sentir, sentir é sofrer, sofrer é amar... Tu amas, sofres e sentes. Dança!” (Isadora Duncan)

Tempos atrás as atividades de teatro eram desenvolvidas nas escolas apenas em espoca de celebrações de datas comemorativas, onde a criatividades, a espontaneidade era tolhida por textos e movimentos estritamente decorados.

Na verdade o teatro, como arte, expõe a todos a cultura e o conhecimento. Exige do ator uma ação completa de sua falta, de seus gestos, de sue corpo, de sua criatividade, espontaneidade, seus sentimentos, da improvisação na reprodução da realidade ou da ficção, proporcionando um crescimento pessoal e social, pois estimula as relações de companheirismo, cooperação, respeito mútuo e á diversidade, empatia, harmonia, interação e muito mais.

É importante o professor estra ao desenvolvimento do jogo de interpretação, de dramatização, pois envolvem culturas, dialetos, linguagem dramática, que embora desenvolva a memorização, o raciocínio, não deve perder de vista a espontaneidade, a ludicidade, a liberdade que é o objetivo deste pilar da expressividade artística no meio escolar.

“O teatro é um meio muito eficaz de educar o publico; mais quem faz teatro educativo encontra-se sempre sem publico para educa.” (Enrique Jardiel Poncela)

A música acompanha todos estes pilares, ela esta atrelada ás tradições de todas as culturas de cada povo em cada época.

A música desenvolve não só os sentimentos, como o raciocínio. Ela abre um leque de transformações tanto para o desenvolvimento físico como interior do individuo de qualquer idade.

Quando colocada no ciclo básico escolar há um estimulo ao ensino por ampliar as condições de pesquisa, de interesse, de curiosidade pela origem de cada canção, de cada composição. Proporcionando um campo imenso de conhecimentos, de culturas e diversidades além de do desenvolvimento de uma inteligência musical que alimenta todas as outras inteligências.

Atividades com um repertório de canções brasileiras é uma fonte rica de culturas, de ritmos do Brasil e do mundo com infinitas variáveis. Brincadeira, jogos, dança, atividades diversas do mundo musical, inclusive observação dos nos com diversos instrumentos: panelas, tampas, colheres de pau ou plástico, garrafas com arroz, latas de refrigerante com areia ou pedrinhas e muito mais, despertando a atenção da diversidade dos sons.

Sem sombra de duvida a musica é considerada uma forma de promover o desenvolvimento das crianças, dos jovens e adultos.

“O homem que não tem musica dentro de si, e que não se emociona com um concerto de doces acordes é capaz de traições, de conjuras e de rapinas.” (Willian Shakespeare)

Plano de aula:

Publico Alvo: 2º ano

Tema: Musica

Objetivos:

Desenvolver o interesse da exploração e interpretação da arte musical;

Identificar o ritmo apresentado ente outros ritmos;

Reconhecer sobre a história da vida do cantor:

Interpretar e produzir conceitos musicais onde os alunos crie sentido para aquilo que ouve;

Identificar instrumentos musicais.

Conteúdo:

Musica;

Autor: Tom Jobim;

Obras e vida

Metodologia:

Expor nos murais instrumentos visuais escritos sobre diferentes ritmos musicais brasileiros;

Levar para a sala de aula um aparelho de som e colocar a musica e composição de sua autoria;

Expor um vídeo de do autor em questão no intuito de perceberem seu jeito peculiar de se apresentar para seu publico;

Fazer uma apresentação do autor junto com os instrumentos musicais.

Recurso:

TV

DVD

Vídeos e CD

Revistas

Aparelho de som

Folha de papel sulfite

Instrumentos musicais como: flauta, violão, teclado

Lápis;

Avaliação:

Divisão da turma;

A partir das discussões sobre o trabalho de Tom Jobim e da representação de suas obras pelos alunos eles deverão em equipe apresentar o que lhes mais chamou atenção;

Logo após pedir que todos fiquem de pé, em círculos todos cantarem uma musica escolhida por eles;

Com o material pesquisado pelos alunos sobre a vida e a obra de Tom Jobim, eles deverão fazer a exposição e apresentar em um mural na turma.

COMENTÁRIO:

Desde cedo, o mundo é um campo de investigação para as crianças. Tudo vira objeto de investigação seja mole, duro, macio, áspero, grosso, fino, grande. Na arte a experimentação é fundamental e esse espírito deve ser estimulado. Sabemos que os alunos não fazem arte porque não tem intenção de faze-lo, mão o educador bem preparado pode realizar um bom trabalho onde devem focar procedimentos e potencializar as possibilidades de meios, suportes e ferramentas, onde possam identificar sua marca pessoal. Caminho para a alfabetização visual, levando-o ao domínio dos códigos visuais através da sensibilização, da familiarização do contato frequente com as obras da artes cultura visual e leva-lo a perceber que ler é uma atividade que traz conhecimento e que esse conhecimento pode ser uma forma prazerosa e divertida.

Segundo autor cabe ao professor oportunizar ao aluno o caminho para a alfabetização visual, encaminhando-os ao domínio dos códigos visuais através da sensibilidade, da familiarização e do contato frequente com as obras de artes e cultura visual e leva-lo a perceber que ler é uma atividade que traz conhecimento.

Texto: A importância da apreciação artística e do trabalho com obras de arte para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade infantil.

“Não existem propriedades constantes nas obras artríticas, nem nos objetivos de sua produção, nem nos hábitos perceptivos dos receptores ao longo da historia; o artístico não é uniformizado pela prepotência dos meios de comunicação da massa e, mesmo então, varia segundo as relações que os homens estabelecem com soa objetos.”

A educação através da arte pode transformar a sociedade devido ao seu pluralismo cultural. Sentimos isto ao visitarmos sites de museus de obras de arte. Neste tour virtual apreciamos obras que nos despertou apreciação, outras espanto, outras duvidam. Enfim, viajamos por diversas sensações que nos fez refleti sobre suas procedências e isso nos leva a diversas culturas e épocas.

Quando falamos especificamente das obras de artes como elemento de desenvolvimento e apreciação dentro de uma sala de aula, falamos em motivação. Através delas o professor pode desenvolver ensinamentos interessantes e curiosos despertando o interesse como, por exemplo, ir a busca da origem de sua criação. Saber como é feito um quadro, suas técnicas e materiais. Saber quanto tempo um artista como Leonardo Da Vinci levou para fazer a sua obra Mona Lisa, por exemplo. Estes questionamentos intrigam o aluno e o motiva a observar mais de perto outras obras de arte.

Podemos também simular a reflexão sobre o valor e os direitos de posse sobre as obras de arte, analisar a situação em que determinados tesouros culturais foram levados de seus países de origem, e como os conseguem de volta, como aconteceu recentemente com as vinte e quatros peças de ouro que estavam expostas no museu da Pensilvânia, na Filadélfia foram desenvolvidas ao seu País de origem, à Turquia.

“O que a arte na escola principalmente pretende é formar o conhecedor, frui dor e decodificador da obra de arte (...). A escola seria a instituição público que pode tornar o acesso á arte possível para a vasta maioria dos estudantes em nossa nação(...).(Ana Mae,1991,p.10)

O professor pode aproximar seus alunos do mundo da arte oferecendo a eles espaço para interagirem com exposições criadas por eles mesmos e criar momentos de contos de suas próprias histórias.

A ida a um museu pode parecer tediosas para os alunos. Mas, se houver esse incentivo de aprendizado estimulado pela identificação com soa artistas e com suas obras essa visita poderá ser mais interessante. Fazendo-os perceberem que os pintores, os artistas de obras de arte retratem situações por eles vividas. E por meio deste planejamento bem elaborado ocorrerá um aprendizado prazeroso, onde seus alunos poderão reproduzir estas pinturas ou esculturas com argilas e refletir sobre elas.

É importante explanar que a qualidade do desempenho do professor depende das sua experiência com relação ás artes apresentadas, para esclarecer as duvidas que surgirem de seus alunos.

Considerações Finais

A expressão artística é a forma de moldar um projeto mental; exige poder de decisão, sensibilidade, destreza do artista.

As obras são registros de uma época, retratam imagens, pessoas, objeto, situações, influencia do ambiente e muito mais.

O acesso ás obras na educação conduz á reflexão cultural, aos valores sociais e á grande importância da utilização da arte como expressão humana, como comunicação visual e histórica.

São registros incríveis, que evoluem e se inovam a cada ano, oferecendo facilidades e tecnologias para a execução de produção de novas obras.

As crianças arregalaram seus olhos encantados, diante de obras de arte, acham graça e expandem suas emoções em tudo que vêm e tocam.

“A arte constitui o reduto inquestionável de o livre pensar”.

Ela nos faz ver as coisas com mais perspectiva renovada.

Há mesmo quem diga que a Arte e a Cultura são tão vitais para o nosso bem estar quanto o ar que respiramos. (Frei Beto)

Referências Bibliográficas

PEREIRA, Grace Luciana. Dados da Aula. A historia da Arte. As citações disponíveis em: https:// http://portaldoprofessor.mec.gov.br/perfil.html?id=13116

Escola, revista. Plano de aula. Disponível em:

https://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/quem-dono-obra-arte-427709.shtml>acesso em 07 de setembro 2012

Pastore, Marina. 10 dicas para tornar uma visita ao museu divertida.

Educação, Comportamento, Cultura. Disponível em:

https://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/10-dicas-para-se-divertir-no-museu-627927.shtml> Acesso em 07 de setembro 2012

EXAME, Revista on line. AFP, Agência. EUA devolvem á Turquia joias da antiga Troia. As 24 peças foram roubadas no fim do século XIX. 05/09/2012 14:04 História . Disponível em:

https://exame.abril.com.br/mundo/noticias/eua-devolvem-a-turquia-joias-da-antida-troia.Acesso em 09 de setembro 2012

KIDS, Canal. Pintando um mundo melhor. Artes. Técnicas e Materiais. Disponível em: https://www,canalkids.com.br/portal/pintando/index.htm> Acesso em 09 de setembro de 2012

...

Baixar como  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »