TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes,criatividade E Recreaçao

Ensaios: Artes,criatividade E Recreaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 6

Passo 1

Em um breve diálogo entre o grupo, foi relatado várias atividades de infância sobre artes e recreação, inclusive de uma componente que estudou numa escola voltada para artes, recreação e educação física que ainda existe aqui em Brasília que é a Escola Parque.

Segue abaixo nossas atividades de artes e recreação que nos ajudaram no nosso desenvolvimento.

Danielhe Peixoto, lembrou como suas aulas de pandeiro a ajudou no seu desenvolvimento de coordenação motora, na matemática e até mesmo no seu comportamento.

Já a Maria Elisonia relatou que aprendeu e fez algumas apresentações com danças e fitas, a famosa ginática ritimica com fitas, e como a desenvolveu seu lado criativo, delicado e de concentração.

A Elini Marques, relatou sobre o trabalho desenvolvido com as mãos sobre a argila, a auxiliando na coordenação motora, criatividade, sensibilidades etc.

A arte e a recreação é importante não só na infância, mas em todas as fases da vida. Essas atividades devem ser espontâneas, prazerosa. De tudo que foi pesquisado percebe se a influência da atividade recreativa no aprendizado infantil já que é um momento voltado para o lazer, satisfação, alegria fazendo com que as crianças adquiram conhecimentos de forma lúdica.

A respeito do tema proposto, pode se verificar opiniões posta de forma diferente, que por fim acabam no mesmo sentido, no sentido positivo, ascendente e dinâmico . É um momento onde o indivíduo sacia seus anseios voltados para o lazer. Como complemento desse conceito, pode dizer que a arte e a recreação contempla um conjunto de atividades de caráter lúdico e recreativo, que se destinam a promover o entretenimento e o divertimento .

A arte e a recreação vai além da ludicidade, extravaso, satisfação e prazer de fazer alguma atividade motivadora. Recrear é educar, pois a recreação permite criar e satisfazer o espírito estético do ser humano, ricos em possibilidades culturais, permite escapar do desagradável, utilizando excesso de energia ou diminuindo tensão emocional .

A arte e a recreação também contribui na formação motora e possibilita expressar sentimentos além de desenvolver também o lado cognitivo.

A arte e a recreação significa satisfação e alegria naquilo que faz. Retrata uma atividade que é livre e espontânea e na qual o interesse se mantém por si só, sem nenhuma coação interna ou externa de forma obrigatória ou opressora, afora e prazer.

A a arte e a recreação trás inúmeros benefícios, fazendo com que todos participem com grande satisfação de atividades, sem melindre e com muita criatividade independente dos recursos disponíveis, além de permitir que haja aprendizagem com as pessoas que estejam envolvidas nas tarefas e desenvolve muitas habilidades como equilíbrio, propriocepção, confiança, lealdade, força, atenção, agilidade em tomar decisões e principalmente adquirir bons hábitos na convivência social que é de grande importância na fase infantil, já que ao criar as atividades é importante estar atento ao objetivo, respeitando cada etapa e interferindo quando necessário e ressaltando que as crianças façam observações e explorações para melhor descoberta privilegiando com isso a aprendizagem. São justamente as regras que fazem com que a criança se comporte de forma mais avançada do habitual para sua idade.

Sendo assim a arte e a recreação tem grande influência não só na infância, mas em todas as fases da vida, sendo essencial que haja esse momento de lazer. As atividades devem ser espontâneas trazendo prazer em executá-las, pois a mesma traz grande benefício na aprendizagem. Para a criança, brincar é viver. A própria história da humanidade nos mostra que as crianças sempre brincaram, brincam hoje e certamente continuarão brincando.

São muitos aspectos a serem desenvolvidos através da arte e a recreação, sendo considerado como principais a integração do indivíduo no meio social, conhecimento mútuo e participação em grupo independente da afinidade, fazendo com que o sujeito desenvolva maior relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com