TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte,criatividade E Recreaçao

Monografias: Arte,criatividade E Recreaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

Concepções da Sociologia da Educação

• A sociologia tem uma base teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais.

• Proporciona a compreender a vida social.

• O processo educacional torna-se compreensível em relações escola e a sociedade.

• Possibilita ao professor ter maior conhecimento sobre os processos sociais, analisando a escola como um grupo socialmente estruturado,

• * A discussão sociológica permite a escola e o professor enfrentarem o desafio complexo e possibilitando reflexão, sobre o mundo que o cerca, dando-lhe a capacidade de questionar e afirmar, oferecendo-lhe condições para construir crenças e proposições condizentes com suas características.

• Torna – se claro a influência da escola no comportamento e na personalidade dos alunos.

• Propícia à interpretação e o conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem e com a vida humana, um método de analítico que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social.

Sociologia

Sociologia na Educação é o estudo de disciplina, que estuda os contextos históricos específicos. O estudo da disciplina sociologia na educação tem com objetivo de modificar todos os seres interessados a lutar pelos seus direitos e deveres, transformando toda uma vida social, uma interação social para com a sociedade.

Para Comte, a sociedade evolui em direção ao progresso. Positivismo consiste na forma de pensamento, acreditando em um projeto para reorganizar a sociedade humana. Acredita-se no mundo físico e natural, tais como Iluminismo, Liberalismo, Nacionalismo e socialismo.

No campo da educação o pensamento era positivista e dividida em dois níveis: a educação espontânea educação familiar, voltada principalmente à educação moral, materna; e a educação pública e sistemática, que ocorre por meio de filósofos – educadores após a formação moral inicial.

O estudo de sociedades culturalmente diferentes oferece ferramentas importantes nesta análise. A aproximação dos processos estruturais que compõem a educação de forma ampla permite o conhecimento essencial de diferentes culturas que se reproduzem e educam. A sociologia da educação dimensiona a realidade sócio-educacional. A Compreensão da educação se dá no contexto da sociedade, não somente em sala de aula. Tendo como características ser humano, sociedade e educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com