TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Doença celiaca

Por:   •  30/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]DOENÇA CELÍACA

SOUZA, E. C.; AZZINI, M. C.; SOARES, T. L.; VIVAN, R. H. F.

ACÂDEMICOS: Dayane Carvalho, Gilcélia Guedes, Ketleen Wanne, Marilene Dornelas, Thayná Trindade

DISCIPLINA: Bioquímica Básica       PROFESSOR: Claudiney do Nascimento

INTRODUÇÃO

A Doença Celíaca (DC) é uma doença autoimune desencadeada pela ingestão de cereais que contêm glúten. O tratamento da doença celíaca é fundamentalmente dietético. Consiste na exclusão do glúten, termo utilizado para descrever frações protéicas encontradas no trigo, centeio, cevada, aveia e em seus derivados. Para garantir uma dieta isenta de glúten, o celíaco deve sempre conhecer os ingredientes que compõem as preparações alimentares e fazer leitura minuciosa dos ingredientes listados nos rótulos de produtos industrializados.

SINTOMAS DA DOENÇA CELÍACA

[pic 2]

FONTE: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DOENÇA CELÍACA

Para o desenvolvimento da doença celíaca, além do consumo do glúten e da sensibilidade genética, é também necessária a presença de fatores imunológicos e ambientais para que a doença se expresse. Hoje em dia já se tem o conhecimento de que a gliadina (componente protéico presente no glúten) inicia-se a inflamação na mucosa intestinal que envolve todo o processo imunológico em pessoas geneticamente propensas. Os indivíduos de maior risco para desenvolver a doença, são os familiares de primeiro grau de pacientes celíacos.

A doença pode manifestar-se em qualquer idade, porém é mais freqüente em crianças entre um a três anos de idade.

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS DA DOENÇA CELÍACA  

                             

Forma clássica: Má absorção intestinal sintomática. Pode ocorrer: diarréia crônica, dor abdominal, distensão abdominal, perda de peso e flatulência.

Forma atípica: Ausência de sintomas ou poucos sintomas gastrointestinais, presença de sintomas atípicos, como anemia por deficiência de ferro, osteoporose ou osteopenia, infertilidade, baixa estatura. É a apresentação mais comum.

Forma silenciosa: Diagnóstico ocasional, histológico ou sorológico, em indivíduos assintomáticos.

Forma latente: Há duas formas: 1- Pacientes com diagnóstico prévio de DC, que responderam à dieta isenta de glúten, e apresentam histologia normal ou apenas aumento de linfócitos intra-epiteliais. 2- Indivíduos com mucosa intestinal normal, sob dieta com glúten, que subseqüentemente desenvolverão DC.

Forma refratária: Pacientes com DC que não respondem à dieta isenta de glúten.

CONCLUSÃO

Há muito que ser descoberto para responder as questões sobre a doença celíaca. Atualmente sabe-se que é uma doença que não tem cura, e a única solução para deter estas reações é o regime alimentar, isento de glúten.

REFERÊNCIAS

SOUZA, E. C.; AZZINI, M. C.; SOARES, T. L.; VIVAN, R. H. F. Doença celíaca. Disponível em: http://www.unifil.br/portal/arquivos/publicacoes/paginas/2012/8/485_773_publipg.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (142.3 Kb)   docx (69.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com