TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Etica E Moral

Pesquisas Acadêmicas: Artigo Etica E Moral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A palavra ética e moral são rotineiramenteusadas quase como sinônimas, mas há diferenças entre elas, pois a moral se refere aos costumes que determinada sociedade possui e, se reveste de um sentido, mais conformista, mais no rumo de adequar o individuo ao seu grupo social. Já a ética, diz respeito as diferenças presentes em qualquer sociedade, onde cada individuo buscaria seu próprio caminho.

No entanto, quando falamos de ética ou moral, levamos em conta as ações humanas no contexto escolar.

Segundo Piaget o método mais efetivo para a educação moral é o ativo, onde a criança participa de experiências morais através do ambiente proporcionado pela escola. Quanto a isso, o autor diz que a criança deve estar em contato com outras crianças e com situações onde possa experimentar a cooperação, a democracia, o respeito mútuo e, assim, construir gradativamente sua moralidade.

O convívio escolar é um espaço rico para que o aluno desenvolva o diálogo, aprenda a ser solidário, a ouvir e ser ouvido, a submeter suas ideias ao juízo dos outros. Assim o trabalho pedagógico terá sentidos e significados para quem aprende e para quem organiza o processo, e o objetivo principal de construção da cidadania se torna possível.

DESENVOLVIMENTO

No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.

Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.

A ética é a teoria do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é uma ciência de uma forma específica de comportamento humano. Ela surge no período clássico-grego. Os filósofos começam a discutir as formas de comportamento nas sociedades, e defendem as mais diferentes situações como sendo éticas. Para o senso comum a ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento. Enquanto que cientifica trata-se de normas de comportamento, que trata da questão fundamental dos direitos, deveres e liberdade. A mesma abrange todas as áreas, as profissões existentes, de acordo com os valore, padrões e normas vigentes.

Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. Ambassão responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

Cidadania é o exercício dos direitose deveres civis, políticosesociais estabelecidos na constituição. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos.

Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país.

Sabemos que a educação tem como responsabilidade a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, para tanto, as situações criadas na escola para tal formação pode também estar relacionada com as atividades que desenvolvem a ética moral. Essas trocas de experiências estão ligadas a atividades desenvolvidas em equipe, pois a criança não constrói sua personalidade num ambiente isolado, mas sim num espaço participativo, onde existe troca de opiniões, e discussões das ideias sendo aprovadas ou censuradas.

Para Piaget, a educação moral não constitui uma matéria especial de ensino, mas um aspecto particular da totalidade do sistema, dessa maneira, as crianças e os jovens não devem ter aulas de educação moral, mas vivenciar a moralidade em todos os aspectos e ambientes presentes na escola. Nesse sentido, os trabalhos em grupo é um tipo de atividade que facilitaa construção da autonomia, pois as crianças ao trabalharem juntas, podem trocar pontos de vista, discutir, enfim, podem exercer a democracia.

Entretanto, os professores precisam propiciar questões e atividades em que os educandos, sujeitos ativos no processo ensino e aprendizagem, possam dialogar, discutir, questionar, compartilhar informações e viabilizar um espaço para as transformações, as diferenças, o erro, o que é certo e o que é errado, as contradições, a colaboração mutua e a criatividade.

Segundo Puig, a educação moral deve apresentar-se como um espaço de reflexão individual e coletiva que possibilite a elaboração autônoma de valores e que auxilie na :

 Detectar e criticar os aspectos injustos da realidade cotidiana e das normas sociais vigentes.

 Construir formas de vida mais justas, tanto nos âmbitos interpessoais como nos coletivos.

 Elaborar autônoma, racional e dialogicamente princípios de valor que ajudem a julgar criticamente a realidade.

 Conseguir que os jovens façam seus aqueles tipos de comportamentos coerentes com os princípios e normas que pessoalmente construíram.

 Fazer com que adquiram também aquelas normas que a sociedade, de modo democrático e visando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com