TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo fractal

Por:   •  20/9/2015  •  Resenha  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

Sintese

        Em meados de 60 e 70 a psicologia social enfrentava uma considerável crise, com relação as bases teóricas e metodológicas, e nesse período destacam-se como importantes nomes a respeitos dessas discussões Eliezer Shneider e Aroldo Rodrigues.

        Shneider entrou no campo da psicologia em 1941, ao passar em um concurso lhe possibilitando então ingressar no Instituto de Psicologia. Em 1968 tornou-se professor de psicologia na UFRJ, e apesar de publicar em torno de 108 artigos, publicou apenas um único livro: Psicologia Social – Histórica, Cultural e Politica.

        Em seu livro Shneider afirma que a psicologia experimental fisiológica não deve ser dissociada da psicologia dos povos, mas, que uma seria o alicerce para a outra, ou seja, haveria uma psicologia social da cultura e da história que, não sendo isolada do restante da psicologia poderia fazer uso de seus conceitos básicos na busca da compreensão de processos micro e macrossociais.

        Shneider se preocupava em manter na psicologia o estudo não apenas de formulação de teorias generalistas, mas que contribuíssem para o entendimento do humano em sua diversidade histórica e cultural. Ao contrario do que possa parecer, Shneider não buscou estabelecer uma Psicologia Social que afastasse completamente dos conceitos mais gerais da psicologia.

        Aroldo Rodrigues foi sem sombra de dúvidas o representante nessa mudança na Psicologia Social, que até então se apresentava de uma forma predominantemente norte-americana, segundo ele os psicólogos no Brasil não se interessavam por metodologia nem por teoria, mas, quase exclusivamente, por politica, assunto que Rodrigues não concordava, afinal ele assegurava a separação entre psicologia e política.

        Aroldo se opunha a chamada “ditadura ideológica” presente nas principais universidades, tornando as fontes de referencia sempre as mesmas. Ditadura esse que se opunha a liberdade ideológica que Aroldo defendia.

        Atualmente ainda enfrentamos tais discordâncias em relação aos confrontos no campo da Psicologia Social, as contribuições teóricas e metodológicas de Aroldo e Schneider ainda se fazem sentir na formação de pesquisadores no campo da Psicologia Social.

        

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com