TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Cidades E Os Espaços Urbanos - Anthony Giddens

Artigo: As Cidades E Os Espaços Urbanos - Anthony Giddens. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  1.774 Visualizações

Página 1 de 2

** Cidade -> encruzilhada (culturas, linguas/linguagens, origens)

** A quem pertence? Justaposição (poder e riqueza, trabalho informal)

** Processo de urbanização

** Produção do espaço (querer tudo perto, maior competição, maiores preços, grandes distâncias, centro x suburbio x periferia - maior custo para o estado)

** Relações sociais (finalidades objeticas, impessoalidade, muitos elos, elos fracos, “estranhos familiares”)

**Desafios ambientais (áreas abandonadas, maior poluição, maior trânsito, escassez da água)

Antigamente, só a minoria da população vivia em áreas urbanas. Atualmente, nos países industrializados, a maioria vive em áreas urbanas.

Louis Wirth desenvolveu o conceito do urbanismo como modo de vida, defendendo que a vida nas cidades alimenta a impessoalidade e a distância social. Estas abordagens foram contestadas, mas nunca foram totalmente postas de lado. Os críticos sublinharam que a vida nas cidades nem sempre é impessoal: nos bairros urbanos podem-se formar e manter muitos laços pessoal de proximidade.

Urbanismo e sociedade envolvente:se relacionam (não são independentes). Os modos de vida que as pessoas desenvolvem nas cidades, bem como o aspecto físico dos diferentes bairros, exprimem características mais amplas do desenvolvimento do capitalismo industrial.

O comércio tende a mudar-se para longe do centro, a fim de se beneficiarde impostos locais mais baixos. Desta forma, estabelece-se um ciclo de deteriorização, no qual quanto mais se expandem os subúrbios, maiores são os problemas dos que vivem nos centros das cidades. A reciclagem urbana - a remodelação de velhos edifícios para lhes dar novos usos - tornou-se comum em muitas grandes cidades.

Muitas vezes os governos não conseguem responder à procura crescente da população para a educação, saúde e planejamento familiar.

À medida que as cidades se tornam mais importantes na economia global, a sua relação com as regiões periféricas altera-se. As cidades desligam-se da região e da nação em que se localizam e as ligações horizontais com outras cidades assumem grande significado. As cidades globais caracterizam-se por grandes gruas de desigualdade. A riqueza e a pobreza existem lado a lado, entretanto o contato entre esses dois mundos pode ser mínimo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com