TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre Migração de Anthony Giddens

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  1.005 Visualizações

Página 1 de 3

Migração global

Através do expansionismo europeu há séculos atrás, teve inicio o movimento de migração que culminou em inúmeros choques culturais que em muitas vezes serviram de base para a formação de diversas sociedades pelo mundo e também de modificação de tantas outras.

Movimentos Migratórios

Por mais antigos que sejam estes movimentos eles sempre tiveram pontos em comum em sua motivação através dos tempos: guerras; fome; catástrofes; oportunidades econômicas dentre outras.

Toda imigração gera uma emigração e neste movimento o mundo vai se moldando através de inúmeras trocas étnicas, culturais, sociais econômicas e demográficas.

Com seu curso intensificado para o ocidente a partir da II Guerra Mundia, muitas nações começaram pôr em sua pauta política, a discussão sobre a identidade nacional, levando ao reexame dos conceitos de cidadania.

Teórica identificaram 4 modelos de migração: clássico; colonial; trabalhadores convidados e os modelos ilegais. Através de interseções macros e micro, pode-se identificar a interação dos processos migratórios, diferentemente do sistema push and pull que foi classificada como simplista por muitos estudiosos. Dentre essas tendências recentes quatro delas podem ser tomadas como padrões para os anos subsequentes: Aceleração; diversificação; globalização e feminização.

As Diásporas são movimentos migratórios, onde segundo Robin Cohen, ocorrem devido ocasiões traumáticas ou muitas vezes forçadas e que mesmos disseminadas pelo mundo essas populações mantém sua identidade étnica preservada. Ainda segundo Robin Cohen ela pode ser classificada de 5 formas: Vitima (Africanos, Judeus); Imperial (Britânicos); Trabalho (Indianos) e Cultural.

Ela também é importante por não serem estáticas e se mostrarem bastantes versáteis por ser uma extensão de uma identidade coletiva.

Imigração para o Reino Unido

Este movimento no Reino Unido ocorria bem antes dos grandes movimentos imigratórios muito por conta do êxodo rural em face da revolução industrial eque também posteriormente atraíram imigrantes de outros países e que após a II Guerra Mundial um grande número de refugiados Judeus lá se estabeleceram. Por conta da necessidade de mão de obra após II Guerra Mundial muitos empregadores se interessaram em contratar imigrantes para trabalhos não especializados e manuais. Porém a alta cúpula tinha a concepção de que estes imigrantes provenientes de suas colônias eram súditos da Coroa Britânica e tinham permanecerem na Grã-Bretânia.

Mudança da política de imigração na Grã- Bretânia

Nos anos 60 houve um grande retrocesso na política de imigração de colonos britânicos muito por conta de racismos e também por conta de mudanças no mercado de trabalho. Leis foram criadas pra dificultar o ingresso desses colonos não brancos e o clima foi se tornando instável entre os imigrantes e os nativos, como visto em 1958 em Notthing Hill.

Em 1962 foi promulgada a Lei dos Imigrantes da Comunidade Britânica restringindo a entrada de não brancos entrarem livremente na Grã-Bretânia, em 1968 mais restrições forma impostas com o advento de ter como condição para solicitar cidadania ter nascido, adotado, naturalizado ou ter avós nessas condições. Já em 1981 a Lei da Nacionalidade Britânica fecha mias um pouco a porta, desta vez criando uma categoria para os colonos Britânicos nos quais estes não teriam direito de se estabelecerem no Reino Unido.Mais a frente outra Leis foram sendo criadas, fechando a porta para refugiados e para imigrantes não brancos com o intuito de promover uma limpeza étnica .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com