TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNCIONALISMO ESTRUTURAL DO SÉCULO XX-ANTHONY GIDDENS

Por:   •  26/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDO DIRIGIDO CAPÍTULO 3 – ANTHONY GIDDENS

  • FUNCIONALISMO ESTRUTURAL DO SÉCULO XX

Parsons no funcionalismo estrutural juntou as ideias de alguns sociólogos e deu origem ou “problema de ordem social.” Esse problema perguntava como a sociedade consegue se manter quando todos os indivíduos que a compõe estão interessados apenas em si mesmo para realizar suas próprias vontades. Thomas Hobbes respondeu dizendo que o Estado com seu poder de polícia e militares era o mantedor dessa ordem. Parsons rejeitava o que Hobbes disse, pois ele acreditava que a conformidade das pessoas com as regras sociais não era produzida apenas pelo medo negativo da punição, pelo contrário, ele dizia que as pessoas ensinavam uns aos outros regras morais e normas de comportamento. Ele assegurava que as regras não são apenas uma força externa que age sobre os indivíduos, mas são internalizadas no processo contínuo de socialização, já Merton buscava explicar como um fenômeno social funcionava no todo do sistema social.

  • IDEIAS BÁSICAS DE MARX E WEBER

Marx considerou a divisão social em classes relacionadas com o meio de produção. Basicamente, as classes eram trabalhadores e burgueses. Já Weber, considerava que as classes se baseavam em poder, riqueza e prestígio. Para ele, a sociedade tinha várias camadas que contribuíram além do meio produtivo. Com o avanço do capitalismo e o declínio na luta de classes, a teoria de Marx não aconteceu, pois o capitalismo permanece até hoje. Apesar da diferença entre esses dois sociólogos, ambos tinham ênfase no estudo das classes sociais e no resultado que a interação entre essas classes criaria.

  • DILEMAS TEÓRICOS

As controvérsias teóricas dos antigos sociólogos são refutadas até hoje, principalmente sobre como podemos ou devemos fazer a sociologia. Posto isso, há alguns dilemas:

  1. O primeiro dilema diz respeito às ações humanas e à estrutura social. Ou seja, é interrogado se nós controlamos nossas vidas ou as forças sociais nos controla. Weber, por exemplo, acha que nós controlamos nossas vidas. Já para Durkheim a natureza restritiva influencia nossos atos.
  2. Outra controvérsia diz respeito as relações humanas de consenso ou conflito. Alguns sociólogos diziam funcionalistas enfatizavam a sociedade a sociedade em ordem e harmonia visto que, o consenso era a característica mais evidente na sociedade. Oposto disso, os marxistas defendiam o conflito social e diziam que a sociedade não é capaz de viver de forma amigável por grande tempo, pois a qualquer momento pode ser gerado conflitos de interesses.
  3. O terceiro dilema trata das questões de gênero, pois desde o surgimento da sociologia as mulheres não tiveram muitas participação nessa ciências. Portanto, apresenta controvérsias referente as discussões de gênero, ou seja, como essas discussões devem ser explicadas – categoria geral do pensamento sociológico, identidades comportamentais ou divisões de classes.
  4. Esse último dilema discorre sobre os aspectos do desenvolvimento social moderno e gira em torno de questões de fatores econômicos em especial o capitalismo. Além disso, fatores sociais, políticos e culturais são levados em consideração para a moldagem da sociedade moderna.

  • A TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE E A SOCIOLOGIA

A sociedade vive em uma constante transformação, portanto é notório que as teorias de Marx e Weber tentaram desenvolver não se encaixam nesse período de tempo, pois os sociólogos modernos acreditam que não seja possível encontrar um padrão geral para a sociedade.

  • PÓS-ESTRUTURALISMO E PÓS-MODERNIDADE

Entre os sociólogos do pós-estruturalismo a obra de Foucault foi a que mais influenciou esse movimento. Ele tenta explicar a mudança de pensamento dos tempos passados para os tempos atuais. Para Foucault o discurso é uma essência para o papel do poder e o controle da sociedade em prol de manter a postura das pessoas em relações como crime, sexualidade e a loucura, ou seja, o discurso para ele é visto como uma forma de restringir algo. Foucault tentava desvendar o que nos é familiar (presente) com acontecimentos do passado.

Pensadores pós-modernistas alegam que os sociólogos clássicos se inspiraram na história teorizando ideais para o rumo da sociedade, entretanto suas teorias não foram concretizadas. Por exemplo, Marx acreditava que a sociedade se tornaria socialista, entretanto o atual modelo social é o capitalismo.

Um teórico importante para a pós-modernidade é o francês Jean Baudrillard que acreditava que a mídia causou um vazio caótico na sociedade e a vida passou a ser influenciada por signos e imagens. A disseminação da mídia, as facilidade de comunicação e a comodidade dos indivíduos fizeram com que as relações distastes encurtasse e as próximas se distanciasse. Portanto, é argumentado que as teorias sócias clássicas não server para essa sociedade pós-moderna e precisam ser feitas novas teorias para que possamos entender essa sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com