TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anthony Giddens

Por:   •  18/6/2015  •  Abstract  •  1.812 Palavras (8 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CEFET/ RJ - Faculdade de Administração Industrial

Disciplina: Sociologia na Administração

Professor: Antônio Neves

Grupo 2:

VIDA E OBRA DE ANTHONY GIDDENS

Gerente: Ricardo Meira. Alunos: Deborah Lemos, Fernando Novo, Gabriel Coelho, Gustavo Huster, Helena Bettoni, Leandro Costa, Lucas Maia, Natália Fontam, Rafael Carvalho, Raphaela Cumplido e Victor Hugo Martinez.

VIDA DE GIDDENS

Sociólogo britânico, Anthony Giddens nasceu em 1938. Giddens se tornou bacharel em sociologia em 1959 pela Universidade de Hull, após fez mestrado na Escola de Economia de Londres. É considerado por muitos como o mais importante filósofo social inglês contemporâneo. Autor de mais de 34 livros e 200 artigos, ensaios e resenhas, tem contribuído e escrito sobre os acontecimentos mais notáveis ​​na área das ciências sociais, com exceção do projeto de pesquisa e métodos. Foi-lhe atribuído a 29 de maio de 2002 o Premio Príncipe das Astúrias para as Ciências Sociais, pelo seu contributo na área de desenvolvimento estrutural das sociedades avançadas. Foi cofundador, em 1985, de uma editora de livros científicos, a Polity Press. Foi diretor da London School of Economics and Political Science (LSE) entre 1997 e 2003. Anteriormente foi professor de Sociologia em Cambridge. Giddens também trabalhou como assessor do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.

        

CONTEXTO         

Anthony Giddens desenvolveu suas teorias no âmbito da globalização provinda da modernidade, ressaltando a importância das relações sociais no âmbito organizacional. Contribuindo largamente para a interpretação da teoria sociológica clássica e desenvolvendo críticas àquilo que identificou como limitações teóricas do materialismo histórico.

PRINCIPAIS OBRAS

Capitalism and Modern Social Theory (1971)

A análise, de Anthony Giddens, das obras de Marx, Durkheim e Weber tornou-se o texto clássico para qualquer estudante que quer entender os três pensadores que estabeleceram a estrutura básica da sociologia contemporânea. As três primeiras seções do livro, com base em uma análise aprofundada textual das fontes originais, contêm tratamentos individuais de cada escritor. O autor demonstra a coerência interna de suas respectivas contribuições para a teoria social. A seção final discute as principais maneiras pelas quais Marx pode ser comparado com os outros dois autores, e discute os equívocos de alguns pontos de vista convencionais sobre o assunto.

New Rules of Sociological Method (1976)

        Analisa algumas das principais escolas de pensamento em filosofia social, em particular a fenomenologia, a etnometodologia e do pensamento de Wittgenstein, e sugere conceitos relevantes para a compreensão da produção e reprodução da sociedade. Esta edição revisada contém uma nova introdução por Giddens.

Sociology (1982)

É um livro de introdução, que cobre todos os temas centrais da Sociologia. A sua última versão inclui uma grande quantidade de material recente, garantindo a abordagem aos mais recentes debates sociológicos. Anthony Giddens entrelaça teoria e dados clássicos e contemporâneos, e oferece uma ampla gama de exemplos cotidianos para que se possa facilmente relacionar. O livro abrange, também, temas como: Novas discussões sobre a desigualdade global, deficiência, envelhecimento e do curso da vida, o risco, a sociedade em rede, e terrorismo, assim como muitos outros temas atuais.

A Constituição da Sociedade (1984/tradução 1989)

        No livro Giddens ressalta que o pano de fundo do livro remete aos significativos acontecimentos/desenvolvimentos ocorridos nas ciências sociais nos 15 últimos anos anteriores à publicação e debruça-se, essencialmente, na teoria social, apresentando a sociologia como a mais denegrida e provocadora das ciências sociais. Ele também destaca que após a segunda guerra, principalmente nos países de língua inglesa, a sociologia se desenvolveu academicamente, mas conservou-se impopular em alguns meios. A Teoria da Estruturação foi proposta por Anthony Giddens nesse livro.

The Consequences of Modernity (1990)

          Nesse livro é feita uma análise social levando em consideração a influência da modernidade na cultura e na forma de agir e pensar da sociedade fazendo referência à grandes estudiosos do comportamento humano como Max Weber, Karl Marx e Durkheim. Nele Giddens define um conceito para modernidade "É o estilo, costume de vida ou organização social que emergira na Europa no século XVII e que de certa forma influenciaram o mundo.”. Ao longo da obra ele explica o “desencaixe” das relações sociais de contextos locais de interação e suas mudanças através de extensões de espaço-tempo. E define dois tipos diferentes de mecanismos de desencaixe envolvidos no desenvolvimento das instituições sociais modernas e as designa como a criação de fichas simbólicas e o estabelecimento de sistemas peritos, relacionando esses dois mecanismos á aspectos como o papel do dinheiro na formação da sociedade moderna.

Modernity and Self-Identity (1991)

Modernidade é diferente de todas as formas anteriores de ordem social por causa de seu dinamismo, a profunda mudança de hábitos e costumes tradicionais, e seu impacto global. Também altera radicalmente a natureza geral da vida cotidiana e os aspectos mais pessoais da atividade humana. Na verdade, uma das características mais distintivas da modernidade é a crescente interconexão entre as influências globalizantes e disposições pessoais. O autor analisa a natureza dessa interconexão e fornece um vocabulário conceitual, em um processo de reavaliação da natureza da modernidade e uma reformulação de premissas básicas da análise sociológica.

Com base nas ideias expostas pelo autor sobre as consequências da modernidade , este livro centra-se no eu próprio e no surgimento de novos mecanismos de auto identidade que são moldados pelas instituições da modernidade. O autor argumenta que o eu não é uma entidade passiva, determinada por influências externas. Pelo contrário, em construir suas auto identidades, não importando o local e contextos de suas ação , os indivíduos contribuem para e promover diretamente as influências sociais que são globais em suas consequências e implicações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com