TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Competências Do Administrador

Casos: As Competências Do Administrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

1. Os papéis do administrador

O administrador exerce vários papéis dentro das organizações interligados, pois cabe a ele liderar e coordenar as pessoas conduzindo o esforço dessas para o mesmo fim.

1.1 Papéis interpessoais:

Os papéis interpessoais abrangem as relações interpessoais dentro e fora da organização: líder e ligação.

O administrador age como um símbolo e representante (relações publicas) da organização.

Sua importância seria subestimada se julgada apenas em termos das atividades gerenciais que estão estritamente relacionadas com a direção de pessoas. Nesses relacionamentos, ele vincula sua equipe com outras, a fim de fazer intercambio de recursos e informações que lhe permitam trabalhar.

1.2 Papéis de Informação:

Os papéis de informação estão relacionados com a obtenção e transmissão de informações, de dentro para fora da organização, e vice-versa. São realizadas três tipos de papéis:

• Monitor: o administrador recebe ou procura obter informações que lhe permitam entender o que se passa em sua organização e no meio ambiente.

• Disseminador: o papel de monitor tem complemento da disseminação da informação externa para dentro da organização e da informação interna de um subordinado para outro.

• Porta-voz: o papel de porta-voz, envolve o inverso – a transmissão de informação de dentro para o meio ambiente da organização.

1.3 Papéis de decisão:

Os papéis de decisão envolvem a resolução de problemas e a tomada de decisões, relacionadas com novos empreendimentos, distúrbios, alocação de recursos e negociações com representantes de outras organizações.

Empreendedor: o administrador é iniciador e planejador da maior parte das mudanças controladas em sua organização. São as mudanças desejadas pelo próprio administrador que pode incluir melhoramentos na organização e a identificação e aproveitamento de oportunidades de novos negócios, entre outras iniciativas.

• Controlador de distúrbios:

Os distúrbios, ao contrario das mudanças controladas, são aquelas situações que estão parcialmente fora do controle do administrador, tais como eventos imprevistos, as crises ou os conflitos. Para líder com estas situações, o administrador desempenha o papel de controlador de distúrbios.

• Administrador de recursos:

Segundo Mintzberger, a alocação de recursos é o coração do sistema de formulação de estratégias de uma organização. O papel de administrar recursos, que é inerente à autoridade formal, está presente em praticamente qualquer decisão que o gerente tome.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com