TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Concepções de Alfabetização e Letramento

Por:   •  26/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

11

         O ato de alfabetizar está sendo considerado como verdadeiro desfio para os professores alfabetizadores pois não se aceita mais que alfabetizar é desenvolver no educando a capacidade de identificar letras e copia-las. Alfabetizar vai mais além pois é definida como processo de aprendizagem que desenvolve a competência de ler e escrever.

       A autora da tese: As concepções de alfabetização e letramento fez ????????????numa escola Municipal de Belo Horizonte: A pesquisa foi realizada nas práticas pedagógicas de professores alfabetizadores. A pesquisa evidenciou a observação e a entrevistas. Observando e entrevistando os professores alfabetizadores a autora identificar que o procedimento didático dos professores alfabetizadores para a adesão da leitura e escrita era feito mediante o estudo de vários gêneros textuais. Os alunos participavam atentamente, dando opiniões e fazendo hipóteses sobre os diversos textos. Trabalhavam em um ambiente rico em textos. Os textos eram lidos entendidos e a partir do entendimento, ????? de ideias, partia para a identificação de palavras e silabas, letras associadas ao som de cada letra. Um trabalho continuo e participativo, os textos eram apresentados para os alunos. ??????????? foram realizadas outras atividades pedagógicas, consequente surge a reescrita dos textos que foram apresentados em um livro A ararinha Azul. Neste momento a autora verificou a mudança de comportamento dos alunos e dos professores.

 A reescrita trouxe maiores envolvimentos entre professor e alunos. A reescrita dos gêneros textuais encontrados no livro os professores procuraram formar grupos para uma produção coletiva. Foi uma interação precisa e oportuna que constitui numa importante transformação de atitudes pedagógicas, um excelente meio usado pelos professores alfabetizadores.

  Foi uma intervenção interativa entre os alunos e o professor alfabetizador. A revisão a releitura e a rescrita de um texto são atividades que se aprendem as intervenções interativas ajuda as crianças, principalmente na aprendizagem da leitura e escrita da língua a construir seu mundo, dando sentido ao mesmo.

O objetivo principal é formar o aluno competente tanto na leitura como produtores de textos com sentido. Alfabetizar / letrando tem significado importante na vida da criança, pois existe a necessidade de ler e escrever o mundo em que vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com