TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Diversas Atuações Do Pedagogo

Dissertações: As Diversas Atuações Do Pedagogo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

1. INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------- 4

2. DESENVOLVIMENTO---------------------------------------------------------- 5

3. CONCLUSÃO -------------------------------------------------------------------- 6

4. REFERÊNCIAS--------------------------------------------------------------------¬¬¬¬¬ 7

1 INTRODUÇÃO

O pedagogo é um profissional que é preparado para atuar no pleno desenvolvimento do ser humano, levando em conta as diferentes culturas e formas de aprender do ser humano, preocupado com a sua formação de forma integral, tanto intelectual quanto emocional, e por isso seu campo de atuação só se amplia, principalmente porque estamos em uma sociedade que se transforma muito rapidamente, que está cada vez mais globalizada e tomada por um número enorme de informações. O pedagogo, além de ser professor e educador em si, é aquele que organiza e articula o trabalho pedagógico entre os educadores, está imputada a tarefa contínua de aprofundar estudos sobre as concepções que fundamentam os métodos de ensino.

A educação é a utilização de meios que permitem assegurar a formação e o desenvolvimento de um ser humano, ajuda a transmitir o conhecimento aos alunos, seja crianças ou aqueles de mais idade, de modo que eles compreendam e assimilem. O pedagogo é aquele que domina o poder de transmitir o conhecimento pedagógico, está diretamente ligado à educação, seja ela em escolas ou em outras instituições que precisem levar conhecimento e relacionamento com o ser humano em geral.

Além da possibilidade de atuação em diferentes funções dentro da escola ou espaços educativos formais, o pedagogo pode atuar em vários outros campos não formais decorrentes de novas realidades como nos movimentos sociais. As mudanças no sistema de ensino vem ocorrendo há muitos anos e tem como finalidade as melhorias nas condições de vidas do indivíduo e procurar dar mais oportunidades no mercado de trabalho. Considerando todas essas discussões e debates que existem em torno dos cursos de pedagogia, procura-se cada vez mais analisar quais são as áreas de atuação de uma pessoa que se forma em pedagogia, e de que forma essas pessoas podem desenvolver sua identidade profissional, levando em conta que a profissão de pedagogo está se tornando cada vez mais essencial para o desenvolvimento da educação em nosso país.

2 DESENVOLVIMENTO

Atualmente, denomina-se pedagogo o profissional cuja formação é a pedagogia, que é uma graduação em licenciatura, e portanto cuida dos assuntos relacionados à educação por excelência, cuja grade horário-curricular atual estipulada pelo MEC confere ao pedagogo, de uma só vez, as habilitações em educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, coordenação educacional, gestão escolar, orientação pedagógica, pedagogia social e supervisão educacional, sendo que o pedagogo também pode, em falta de professores, lecionar as disciplinas que fazem parte do Ensino Fundamental e Médio, além se dedicar à área técnica e científica da Educação, como por exemplo, prestar assessoria educacional. Além das escolas, o pedagogo também pode atuar junto à empresas e hospitais, também dando apoio nas áreas educativas e assessoria educacional a indivíduos impossibilitados de frequentar escolas.

É necessário que o pedagogo procure estar sempre se atualizando, pois não se pode formar e estacionar em uma escola, sem se aprimorar e se reciclar; hoje ele precisa muito mais do que ser um bom educador para alunos, ensinando a ler e escrever. O pedagogo que faz parte da educação atual tem como principal objetivo formar um cidadão crítico, capaz de mudar a sociedade na qual está inserido; tem que estar sempre aprendendo seja com seu aluno, com seu companheiro de trabalho, com a família ou com o amigo, apesar de que estes pilares da educação servem de base para tudo que se tem hoje, umas das causas pela qual a profissão de pedagogo tem aberto novos caminhos.

Ser pedagogo não significa trabalhar apenas em escolas e salas de aula,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com