TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Do Pedagogo No Espaço Educativo

Artigos Científicos: O Trabalho Do Pedagogo No Espaço Educativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 4

O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO

Este trabalho foi realizado diante de estudos feitos sobre as disciplinas do 2º semestre de pedagogia e entrevistas realizadas em uma escola municipal da cidade de Ipatinga com pedagogo, professor e aluno.

A escola é o espaço onde se encontra a maior diversidade cultural e também é o local mais discriminador. Trabalhar as diferenças é um desafio para o professor, por ele ser o mediador do conhecimento, ou um facilitador do processo ensino- aprendizagem. Se o professor for detentor de um saber crítico, poderá questionar esses valores e saberá extrair desse conhecimento o que ele tem de valor universal.

Na maioria dos casos, os professores nem se dão conta de que a escola é o lugar ideal para discutir as diferentes culturas, e suas contribuições na formação do nosso povo. Eles também ignoram que muitas vezes as dificuldades do aluno advêm do processo que está relacionado à sua cultura, tão desrespeitada ou até ignorada pelos professores.

Embora saibamos que seja impossível uma escola igual para todos, acreditamos que seja possível a construção de uma escola que reconheça que os alunos são diferentes, que possuem uma cultura diversa e que repense o currículo, a partir da realidade existente dentro de uma lógica de igualdade e de direitos sociais. Assim, podemos deduzir que a exclusão escolar não está relacionada somente com o fator econômico, por ser um aluno de origem pobre, mas também pela sua origem étnico-racial.

Diante de tudo isto, foram feitas as perguntas da entrevista para o pedagogo, professor e aluno, onde de acordo com as respostas obtidas, observa-se que o pedagogo pode auxiliar o professor diante das dificuldades ligadas a inclusão de alunos que apresentam necessidades diversificadas em sala de aula, dando sugestões de atividades, que atenda ao aluno, como um ser único e individual, sem contudo discriminá-lo.

O responsável pelo aluno, segundo o pedagogo, pode contribuir com a socialização do mesmo no espaço escolar, aceitando e buscando a ajuda necessária que seu filho precisa e acompanhando nas atividades extra-classe, incentivando-o sempre. A organização do trabalho pedagógico na escola, facilita o envolvimento do aluno com as atividades da sala de aula, porque a organização do trabalho é sempre válida em todo e qualquer ambiente e em se tratando de trabalho pedagógico, precisa ainda ser muito mais organizado, pois, estamos lidando com estudantes, pessoas, com sede ou necessidade de aprender e a escola é responsável por esta aprendizagem.

Existe aluno que sofre preconceito por sua forma de falar na escola do pedagogo entrevistado, ele acredita que preconceito é algo que não poderia existir dentro de uma escola ou melhor em lugar algum. Ele como pedagogo, tenta amenizar o possível, conversando sempre com os que provocam ou incentivam o preconceito.

Ao entrevistar o professor desta mesma escola, disse que a maior dificuldade que o professor encontra ao tratar com o aluno portador de necessidade especial em sala da aula é porque se é dificil trabalhar com alunos considerados “normais”, imagine com o aluno portador de necessidades especiais. Mas, a maior dificuldade acredita o professor, ser por falta de preparação dos professores para trabalhar com estes alunos especiais, aluno especial, precisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com