TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Organizacional da Empresa Google.

Por:   •  16/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  6.809 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional da Empresa Google

Resumo do vídeo e Pesquisa Complementar

        A Google foi fundada por Larry Page e Sergey Brin em 1998, eles se conheceram na Universidade de Stanford em 1995. Em 1996, criaram um mecanismo de pesquisa (inicialmente chamado de BackRub) que usava links para determinar a importância de páginas individuais. Em 1997 o Google.com é registrado como um domínio no dia 15 de setembro. O nome é uma brincadeira com a palavra "googol", um termo matemático para o número representado pelo numeral 1 seguido por 100 zeros que reflete a missão dos criadores de organizar uma quantidade de informações aparentemente infinita na Web.

        O vídeo mostra que quando Larry e Sergey se voltaram para os problemas da utilização de mecanismos de buscas na internet que eram confusos e cheios de publicidade, muitos não deram atenção, pois as outras empresas julgavam que seus mecanismos eram superiores e não precisavam de nenhuma modificação. Mas os dois estavam certos de que tinham uma maneira melhor para que as pessoas encontrassem o que estavam procurando. No mecanismo criado por eles, os resultados de busca eram apresentados por rankings feitos por pontuações, levando em consideração o nível de interesse das pessoas em determinado site, sendo assim os resultados eram listados por ordem de relevância diante do termo pesquisado.

        A empresa que no fim de 2015 estava valendo cerca de 528 bilhões de dólares, tem uma estrutura horizontal e é organizada por projetos, onde os membros da equipe são colocados em equipes, possuem maior contato com a média e alta gerência. O sucesso da Google está muito além do fato de ela armazenar toda informação, fazer publicidade e ter várias plataformas online, a empresa valoriza o patrimônio intelectual de seus funcionários, os chamados “Googlers”. O grande conhecimento gerado em seus processos está no fato de ela garantir a qualidade de vida de seus funcionários, de assegurar que somente bons profissionais façam parte de seu quadro de recursos humanos, além de inovar em seus processos e estar sempre alinhada aos objetivos da empresa e utilizar a tecnologia para garantir uma eficaz gestão do conhecimento, pois todos os funcionários conhecem o processo produtivo por completo. A empresa não tem uma divisão formal do trabalho, pois todos os funcionários conhecem as funções de todo o processo da área que atua. Além disso, os funcionários podem projetar algumas atribuições para outras áreas, como por exemplo, o engenheiro de software participa do processo de Recrutamento e Seleção de novos funcionários. Por conta dos vários benefícios e oportunidades oferecidas, seus funcionários são completamente motivados e com baixa rotatividade. A hierarquia possui poucos níveis e os funcionários participam das atribuições dos diferentes níveis. O “googler” é estimulado a criar novas

ideias e gerar novos projetos e além de receber um bom salário, ele recebe benefícios diferenciados e até prêmios caso seus projetos sejam implantados.

        Podemos dizer que o sucesso da Google se deve aos fatores apresentados acima (estrutura diferenciada e um bom planejamento de recursos humanos), que por se preocupar com seus funcionários utiliza um modelo organizacional onde existe a valorização de funcionário e de seu conhecimento, dando a ele a oportunidade de participar ativamente das decisões de novos projetos e definir seu estilo de trabalho. Chegando à conclusão de que uma boa cultura organizacional é responsável pelo fato da organização poder sobreviver, se renovar, inovar e se desenvolver, fator que levou a Google Inc. ao espaço que ocupa hoje no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com