TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Funções Do Administrador

Trabalho Universitário: As Funções Do Administrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho acadêmico veremos um pouco sobre os princípios básicos da administração, faremos uma explanação sobre os quatro pilares do bom administrador que são: planejamento, organização, direção e controle, definindo cada uma destas funções e enfatizando a importância de cada uma delas. Veremos também um pouco sobre a importância de conhecimento do mercado financeiro como as taxas e os juros praticados no mercado e, por fim, um pouco sobre contabilidade, definindo e diferenciando custos de despesas.

2 DESENVOLVIMENTO

Os objetivos principais da administração são proporcionar eficiência e eficácia às empresas. A eficiência é fazer as coisas corretamente, realizando estudos sobre o mercado, enquanto a eficácia está relacionada ao alcance dos resultados. Administrar é conseguir alcançar os objetivos traçados pela empresa, utilizando, da melhor maneira possível, seus recursos, despendendo o menor esforço possível para isso. O ato de administra está diretamente relacionado com quatro conceitos básicos, são eles: planejamento, organização, direção e controle. Estas são as quatro funções do administrador.

De acordo com Richard L. Daft, planejamento é o que define aonde toda e qualquer organização quer chegar e como fazê-lo da melhor forma. No entanto, apesar de parecer claro, este conceito é muito visado por todas as organizações e nem sempre alcança seu melhor desempenho. Planejar é traçar caminhos capazes de alcançar o sucesso da organização.

O Planejamento é um processo na administração onde se estabelecem os objetivos ou metas organizacionais e são traçados os caminhos de como alcançá-los através da organização dos recursos disponíveis. Planejamento é primeira função administrativa em virtude da sua importância e de envolver a solução de problemas e nortear a tomada de decisões não só quanto às alternativas futuras, mas também às alternativas do presente.

Depois de feito o planejamento administrativo da empresa é chegada a hora de por em prática todo o processo, então tem início a segunda função do administrador, é hora de organizar as ações. Organizar é a atividade básica da administração, nesta etapa são realizados os estudos da estrutura organizacional da empresa, buscando reunir os recursos e o material de trabalho necessário para que todo o planejamento realizado seja posto em prática e possa atender as necessidades e os objetivos estabelecidos de forma integrada.

As relações que se estabelecem entre as pessoas que trabalham numa empresa constituem o que se chama de estrutura organizacional.

A estrutura organizacional determina quais os cargos ou postos que devem ser ocupados pelas pessoas, bem como as funções a serem desempenhadas por elas. Uma empresa organizada tem uma estrutura de organização formal, sendo estabelecida a cadeia hierárquica de forma clara e transparente, deixando todos cientes das suas funções e prevalecendo as subordinações existentes.

Depois do planejamento e da organização, a etapa seguinte é a direção, função onde o administrador fará com que seus subordinados/colaboradores executem o que foi planejado. Nesta etapa o administrador deverá transmitir os planos aos subordinados e sempre buscar estimulá-los de forma que consiga motivar sua equipe e, consequentemente, consiga atinjam os objetivos e metas traçadas no planejamento.

A transmissão dos planos é feita, na maior parte das vezes, através de instruções ou ordens. Uma ordem ou instrução pode ser definida como um mandado, por parte do superior, exigindo do subordinado que ele aja ou deixe de agir, em determinadas circunstâncias. As ordens podem ser orais ou escritas. O ideal é que sejam, na sua maioria, ordens escritas, ficando formalizada a responsabilidade do subordinado, não podendo este, eximir-se das responsabilidades em caso de não cumprimento das obrigações a ele dirigidas. Quanto mais complexa a ordem e maior a precisão que se desejar para o seu cumprimento, maior será a necessidade de colocá-la por escrito.

A Direção ou Gestão dentro do processo administrativo é encarregada do preenchimento dos cargos, comunicação, liderança e motivação do pessoal e também se encarrega do processo de gestão de pessoas, um ponto crucial para alcançar os objetivos da organização.

Dirigir é determinar o que deve ser feito em cada ação, envolve influenciar e motivar as pessoas para que trabalhem num senso comum. Com as metas já traçadas e as responsabilidades bem definidas será preciso então, neste momento uma competência essencial, que é lidar com os conflitos existentes na instituição. Os conflitos estão sempre presentes nas organizações, cabe ao administrador líder conduzi-los de forma que estes não venham atrapalhar o desempenho da equipe impossibilitando o alcance das metas traçadas. A chave para tal está na utilização da sua afetividade, na sua interação com o meio em que atua, mantendo o clima organizacional sempre harmonioso.

A Gestão dentro do processo administrativo é responsável pela motivação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com