TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Novas Metodologias De Ensino

Exames: As Novas Metodologias De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

MARIA ROSANA TEIXEIRA LOPES

NIKELVANIA FERREIRA DE JESUS

ROSEANE MARIA LIRA SOARES

SOLANGE DE LIRA LIMA SILVA

WIGNA SANTOS OLIVEIRA

AS NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO

ARAPIRACA

2012

MARIA ROSANA TEIXEIRA LOPES

NIKELVANIA FERREIRA DE JESUS

ROSEANE MARIA LIRA SOARES

SOLANGE DE LIRA LIMA SILVA

WIGNA SANTOS OLIVEIRA

AS NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Processo Educativo no Contexto Historico; Psicologia da Educação; Teoria Geral do Conhecimento; Sociologia da Educação.

Profs. Bernadete Strang; Carlos Eduardo de Souza Gonçalves; Marcia Bastos; Okçana Battini.

ARAPIRACA

2012

INTRODUÇÃO

O presente trabalho relata os achados de uma investigação que procurou compreender, através de duas histórias de vida, uma de um professor de Filosofia e Sociologia e outra de um professor de ensino fundamental da rede municipal de ensino de Alagoas, quais as mudanças sociais influenciaram o seu trabalho docente na escola e como experimentam essas mudanças.

DESENVOLVIMENTO

Veremos abaixo duas entrevistas realizadas exatamente em sala de aula durante o período de trabalho de cada professor:

1º Entrevistado:

Márcio Pedro dos Santos – 25 anos

Pedagogo,Cursando Ciências Contábeis pela UNEAL

Professor de Ensino Fundamental na Escola Sete de Setembro – Feira Grande -Alagoas

Como você realiza seu trabalho em sala de aula? Utiliza livros didáticos, recursos tecnológicos apostila metodologias....?

Bem, o livro didático é um recurso pronto para orientar o professor a não fugir do foco, mas em nenhuma situação ele será suficiente sozinho. Tenho uma ideia que a educação tem duas faces importantes e que se complementam, explico: o livro didático nesse sentido seria a teoria, como forma de agregar valores linguísticos. Outros recursos, como notícias atuais, debates em sala, bate-papo entre os alunos viajando por assuntos de seus interesses a fim de puxar um fio para o objetivo educacional da escola, isso seria a prática para a contemplação daquele estudo. Dessa forma teremos um aprendizado mais consistente e eficiente.

Seu método de trabalho se aproxima mais do tradicional ou do histórico critico?

Do histórico- critico. Acabou-se aquele tempo de o professor escrever e o aluno copia-lo. Temos que orientarmos as crianças para a vida, para o agora, para elas próprias tomarem decisões e resolverem problemas e, não educarmos pessoas-zumbis indivíduos sem clareza de ideias ou mesmo alfabetizado-retraídos como o método tradicional direciona.

Em sua opinião qual a função da escola?

A de formar seres humanos com senso crítico e estimular o suas praticas para o bem social além de instruir, passar o conhecimento acumulado por várias gerações.

Você acha que as mudanças econômicas, e culturais existentes na sociedade, modificaram o papel da escola?

Claro, a era tecnológica é um exemplo muito claro de como essas mudanças vem acontecendo, e de como a escola tenta se enquadrar a esse novo mundo de informações ultrarrápidas e constantes, alem do fato de que isso força a escola a ter um papel mais incisivo e penetrante nessas transformações que não retrocede mais. O que cabe agora a escola e se adaptar e construir uma nova maneira de educar acompanhando essas mudanças de ordem social política e cultural.

Essas mudanças trouxeram impactos positivos ou negativos na forma de realização do seu trabalho?

Toda mudança, nos faz sair de nossa zona de conforto, e a primeira vista interpretamos como negativas, mas a medida que somo obrigados a segui-las notamos que não foi tão ruim assim. Com o passar do tempo já interpretamos que aquelas mudanças foram necessárias e positivas. Na vida escolar isso não é diferente. Às vezes nos assustamos com as novidades, com as tecnologias associadas à educação, com novas diretrizes com os alunos cada vez mais inquietos ansiosos e nesse mundo de globalização percebemos que sim, que as mudanças forma positivas, cabe a nos lapidarmos e enfrentar a atualidade. Logo estaremos confortáveis novamente e com um aprendizado muito superior, uma vez somos seres que estamos sempre evoluindo.

2º Entrevistado:

Leonia Ferreira dos Anjos – idade 56 anos

Pedagoga, pós-graduada em Filosofia pela UFAL

Bacharel em Ciências Contábeis – UNEAL (FUNESA)

Professora do Ensino Médio das Disciplinas: Filosofia e Sociologia

Escola Estadual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com