TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Possibilidades do Ensino a Distância

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2
  • [Charles Anderson Marques Barbosa/ Dirly Moreira]

As possibilidades do Ensino a Distância

O conceito de Educação a Distância, também conhecida como EaD, consiste em um processo de aprendizagem onde o professor e os alunos estão separados geograficamente, no entanto, conectados pela tecnologia. Esse conceito se apresenta para eliminar a dificuldade de aprendizado, quando o problema e a localização geográfica entre educador e educando. A Educação a Distância pode ou não ter momentos, pois professores e alunos apesar de separados no espaço e tempo, através das tecnologias de comunicação, podem estar intimamente conectados.

As opiniões sobre os pontos positivos e negativos da EaD se dividem, o que é dificuldade para alguns e considerado o ponto positivo para outros. Um exemplo: A quem considere a distância um dificultador da interação. Por darem preferência ao contato direto entre professores, alunos e demais agentes envolvidos no processo de aprendizagem. Outros vêm como ponto positivo porque consideram que a tecnologia já rompeu essa barreira da interação, unindo pessoas através de ferramentas virtuais, alguns exemplos: Moodle, chats, aplicativos de mensagens instantâneas, emails e todos outros que compõem esse universo da EaD. A Educação a Distância pode ser encarada de forma positiva no que tange a educação continuada, pois o ambiente virtual colabora no processo de formação constante e ampliação dos conhecimentos, através de novas informações e relações.

No processo de adaptação do aluno que sai da formação educacional exclusivamente presencial para inserção em formação acadêmica por EaD, podem ocorrer alguns desafios, como administração do tempo, organização, acesso a tecnologia (banda larga, computador, e etc.). O Ensino a Distância é ideal para Graduação e Pós Graduação, sendo necessaria certa disciplina e experiência para que o processo de apredizagem ocorra de forma satisfatória. Por esta razão o perfil do aluno de EaD, requer que o dicente seja autônomo em seu processo de desenvolvimento acadêmico, sendo encarada como uma prática de equilibrio.

A evolução da Internet favorece o EaD, que cada vez mais será em tempo real. O aumento da dinâmica e interação sera de acordo com ampliação dos ambientes virtuais, que se tornaram ferramentas de um processo continuado de aprendizagem. Acredita-se que a EaD será a modalidade de ensino que predominará no futuro. O mundo está em processo constante de mudança e evolução. O consumo de informações e conhecimentos e, especialmente, a introdução da tecnologia são os principais fomentadores dessa pespectiva. O amplo acesso das novas tecnologias possibilita a abertura de novos caminhos, sendo uma forma de democratizar o acesso à informação, sendo de suma importância a formação de profissionais preparados para as novas tecnologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com