TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Práticas e as Tendências Pedagógicas do Professor Universitário neste Século

Por:   •  13/9/2016  •  Artigo  •  9.815 Palavras (40 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 40

 A Formação, As Práticas e as Tendências Pedagógicas do Professor Universitário neste Século.

 Ederson Fabiano Araújo[1]

 Luciana Rossato[2]

Resumo

                  O objetivo deste artigo é abordar sobre a Formação, A Prática e as Tendências Pedagógicas de docentes contemporâneos no Ensino Superior discutindo aspectos relacionados à Profissão Docente, Identidade, Competências e Práticas Educativas, estimulando reflexões sobre a Docência Universitária no futuro considerando que a Educação Superior dependerá da atuação responsável e esclarecida de seus professores, o autor nos fala também de como as influências da Pedagogia Tecnicista e Escola-novista se fazem ainda presentes nos dias de hoje, tornando alunos e professores cada vez mais passiveis por conta desta cultura que herdamos desde a época da ditadura militar.

                  O autor descreve sobre a importância da preparação e atualização pedagógica contínua do profissional Docente, tendo em vista a mudança do paradigma predominante nas Universidades que são as práticas reprodutivas de ensino que impedem a visão autocrítica e reflexiva do aluno, defendendo assim, então os processos de aprendizagem de uma forma mais clara, deslocando o papel de autoridade do professor para o de um parceiro em busca do objetivo de uma mudança para uma sociedade melhor e de profissionais mais qualificados.

                 Palavra-chave: Professor Universitário; Práticas Educativas; Tendências Pedagógicas; Ensino Superior.

Abstract

                 The objective of this article is to address on Training, The Practice and Pedagogical trends of contemporary teachers in higher education discussing aspects related to the Teaching Profession, Identity, Skills and Educational Practices, stimulating reflections on the University Teaching in the future considering that higher education will depend of responsible and informed of their teachers acting, the author also tells us how the influences of Technicist Pedagogy and novista-School are made still present today , making students and teachers becoming more likely due to this culture that we inherited from the time the military dictatorship.

                 The author describes the importance of preparation and continuous pedagogic updating the professional Teacher, in order to change the prevailing paradigm in universities that are the reproductive practices of education that prevent self-criticism and reflective view of the student, thus defending, then the processes of learning more clearly, shifting the role of teacher's authority for a partner in pursuit of the goal of moving to a better society and more skilled professionals.

               Keyword: University Professor; Educational practices; Pedagogical trends; Higher education.

Introdução

                 A atuação no Ensino Superior exige rigor acadêmico e profissional, o que muitos professores desconsideram porque aprenderam e muitos acreditam que para ensinar, somente o saber específico da área ou da prática já é suficiente, porém, conforme o autor, o profissional para se tornar professor necessita assumir a perspectiva de que a Docência não se constitui objeto de atuação de qualquer profissional, é necessário incorporar saberes os quais não se constituíram arcabouço teórico-metodológico de sua formação inicial, sendo assim, a promoção de estratégias de formação no próprio território de trabalho se faz necessário, levando em conta inibir práticas desvinculadas das demandas educativas inerentes aos profundos desafios do Ensino Superior na atualidade. No Ensino Superior, a função educativa basilar é a formação de profissionais, dotando-os de uma sólida formação acadêmica, cultural e científica, com olhares críticos e reflexivos ao mundo contemporâneo com o objetivo de contribuir com a Sociedade Brasileira. A Formação do Professor Universitário não se deve restringir aos cursos de Pós-Graduação, mas que haja uma diversidade de iniciativas institucionais que podem favorecê-la de forma a assegurar a formação também de qualidade. A formação de futuros profissionais é, não totalmente, mas em grande parte, reflexo de formação e prática de seus mestres.

  A Identidade Profissional do Professor Universitário.

                 O Professor Universitário, por muitas vezes, no desempenho de suas funções fogem um pouco do contexto do que é ser professor perante a instituição e a sociedade de uma forma geral. E por não ter bem definido pelo corpo docente em detrimento da diversidade de formações de origem; das afinidades que são estabelecidas por área de saber e também dos diferenciais entre as varias universidades. O fato da inexistência de uma formação específica como professor universitário contribui para esse processo.                                                                 Ao se tornarem professores universitários são resgatados as suas experiências como aluno ou são tomadas as orientações com professores mais experientes, resultando então, no modelo predominante nas universidades que é a prática da reprodução.      

                  BENEDITO, FERRER E FERRERES (1995, p.57) afirmam que “o professor universitário” aprende a sê-lo mediante ao processo de socialização em parte intuitiva e autodidata ou seguindo a rotina dos outros”. Suas observações acerca das reações de seus alunos e sua capacidade autodidata não podem ser descartadas, mas são insuficientes.                     Segundo PIMENTA E ANASTASIOU (2002), embora os professores universitários possuam experiências significativas na área de atuação ou tenham grande embasamento teórico, predominam em geral o despreparo e até um desconhecimento científico do que seja um processo de ensino e de aprendizagem. Para ensinar na universidade, acreditava-se que apenas o domínio de conhecimentos específicos, pesquisa ou exercício profissional no campo fosse o suficiente.

                  Segundo MASETTO (1998, p.36), até a década de 1970, “praticamente exigia-se do candidato a professor de Ensino Superior o bacharelado e o exercício competente de sua profissão” com base no principio de “quem sabe, sabe ensinar”. Entretanto, para que se possam alcançar resultados positivos no ensino superior no ensino superior se faz necessário à produção de novos conhecimentos no intuito de formar e desenvolver profissionalmente os professores universitários, pois, esses são essenciais nos processos de mudanças dentro das universidades e das sociedades em que estão inseridos. Sendo assim, se faz necessário a mudança do paradigma de que o conhecimento específico é o principal esteio de sua docência.                                                                                   LIBÂNEO (1998) afirma que: A Pedagogia é um campo de conhecimento sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa que deve ser trabalhada. O Pedagógico refere-se às finalidades da ação educativa, implicando objetivos sócio-políticos a partir do que se estabelecem as formas organizativas e metodológicas da ação educativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.3 Kb)   pdf (328.5 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com